alho com mel
Crédito: Pixabay

Para que serve alho com mel?

Essa é uma receita usada há muitos anos para a manutenção da saúde

Publicidade

O alho e o mel são dois alimentos com sabores totalmente diferentes, mas os dois são deliciosos nas receitas em que participam. Além disso, eles também são ótimos para a saúde e ficam ainda mais poderosos quando misturados. Veja o que o consumo de alho com mel pode fazer pela sua saúde.

Benefícios para a saúde

alho com mel benefícios para a saúde
Crédito: Unsplash

O alho é ótimo para combater inflamações e infecções em geral, é antioxidante e é rico em alicina, que ajuda a controlar o colesterol e a combater diversos problemas cardíacos. Os sistemas digestivo e respiratório também são beneficiados com seu consumo.

O mel de abelhas é um excelente alimento, sendo utilizado como base para diversos xaropes por apresentar propriedades medicinais únicas e ainda melhorar o sabor dos mesmos.

1. Circulação sanguínea

Todo o sistema imunológico é beneficiado com essa mistura por causa do enxofre e outros nutrientes presentes na composição. Age como fator anticoagulante e tonificante para as veias, melhorando varizes e reduzindo as chances de trombose.

Publicidade

2. Pressão alta

Tomando essa mistura em jejum todos os dias, depois do seu primeiro copo de água, o controle da pressão arterial pode ser mais efetivo. Apenas tenha o cuidado de observar se o seu organismo pode reagir de forma adversa, ou seja, fazendo com que você tenha uma rápida queda de pressão por causa da quantidade de glicose que tem no mel.

3. Colesterol alto

Devido à alicina presente no alho, a ingestão da sua fusão com mel age como desintoxicante para o sangue, eliminando o colesterol alto preso nas paredes das artérias e deixando também os triglicérides sob controle.

4. Inflamações

Por ser um poderoso anti-inflamatório, que aliás é a propriedade principal desse xarope, ele ajuda a aliviar crises de artrite, a retenção de líquidos e dores musculares causadas por pancadas ou exercícios.

5. Imunidade

Ao atuar como antimicrobiano e antifúngico, esse xarope auxilia o sistema imunológico, tornando mais fácil combater vírus, fungos, bactérias e outros causadores de doenças.

Publicidade

6. Tosse

Além de aliviar a irritação da garganta, é expectorante e ajuda a liquefazer o muco. Isso porque o mel deixa uma camada espessa na garganta, exatamente sobre o nervo que aciona a tosse.

7. Gripe

Aliado ao extrato de própolis, esse xarope é imbatível contra gripes e resfriados. Além de combater vírus e bactérias, é anti-inflamatório, ajuda a eliminar o muco e acalmar a tosse, fazendo com que o tempo de espera pela cura seja bem mais tranquilo.

Receita de alho com mel

Depois de conhecer todos os benefícios de ingerir uma pequena dose do xarope diariamente, veja como preparar o xarope.

Publicidade

Ingredientes

Mel de abelhas puro: 300 gramas;
Alho sem casca: 10 dentes;
Frasco de vidro higienizado com tampa: 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Amasse ou pique o alho em pedaços pequenos. Se tiver problemas em mastigá-los, pode deixar inteiros, mas a eficácia aumenta se triturados;
  2. Coloque o alho picado no frasco de vidro higienizado;
  3. Complete com mel e feche bem para evitar a entrada de insetos;
  4. Guarde em local seco e escuro por uma semana para que as propriedades do alho e do mel possam se misturar.

Como consumir?

Ao acordar, depois de ingerir seu copo de água, tome uma colher de sopa do mel de alho ou dissolva-o em uma xícara de água morna. Tome por 7 dias, pare por 2 semanas e recomece.

Não guarde na geladeira nem deixe exposto ao sol. Para potencializar o efeito desse xarope, procure ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas.

Publicidade

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada. Não use esse xarope se for diabético ou tiver alergia ao pólen.

PODE GOSTAR TAMBÉM