10 alimentos que pessoas com dores nas articulações devem evitar

Eles são alimentos comuns, mas potencializam as dores de quem já sofre desse mal

Publicidade

As articulações são estruturas complexas que fazem com que nosso corpo consiga se mexer. Elas incluem as extremidades ósseas, cartilagens, membrana sinovial, ligamentos, tendões e bursas. Como estão em constante movimento, é comum encontrarmos pessoas com problemas nessas regiões.

Para quem sofre com dor nessas áreas, uma simples tarefa do dia a dia, como sentar ou tomar banho, pode equivaler a uma seção de tortura.

Algumas das causas para esse incômodo são problemas como artrite, gota, leucemia, ossos quebrados, deslocamentos, fibromialgia, lúpus, osteoartrite, osteomielite, bursite, rubéola, sarampo e, mais recentemente, o zika vírus. Mas o tipo de alimentos ingeridos pode piorar a situação.

Então veja aqui uma lista de alimentos que não deveriam ser consumidos por quem sofre com dores nas articulações:

Publicidade

1. Açúcar refinado

O açúcar, especialmente o refinado, é o novo veneno do século. Não traz nenhum benefício ao nosso organismo, muito pelo contrário, pois ele libera um agente inflamatório no corpo chamado citocina. Sem contar que o consumo de açúcar pode ajudar no ganho de peso, o que é péssimo para as articulações. Substitua o açúcar por mel ou estévia.

2. Carnes vermelhas e processadas

Consuma mais legumes e verduras e alimentos ricos em fibras. As carnes vermelhas, embutidos e produtos derivados processados possuem purina e nitrito, que pioram a dor e a inflamação.

3. Ovo

Tente evitar comer a gema do ovo. Por mais que o ovo tenha seus benefícios, quem tem problema nas articulações deve evitá-los, já que eles possuem substâncias que podem causar inchaço e aumentar as dores.

4. Cerveja

Alguns estudos apontam que o consumo de bebida alcoólica aumenta o risco de se desenvolver gota e artrite reumatóide. Além disso, a cerveja é rica em purina, que o organismo converte em ácido úrico, causando inflamação. Sem mencionar que ela contém glúten, que aumenta as dores nas articulações.

Publicidade

5. Produtos lácteos

Evite também os alimentos lácteos como leite pasteurizado, manteiga e queijo, pois são ricos em caseína, uma proteína boa para a saúde, mas que pode aumentar a inflamação das juntas, piorando as dores. Troque os produtos de origem animal por aqueles de origem vegetal como leite de soja e tofu.

6. Grãos e farinhas refinadas

Farinha de trigo e grãos refinados contêm alto índice glicêmico que desencadeiam a produção de agentes que estimulam a inflamação. Então, o ideal é consumir mais alimentos integrais e sem glúten.

7. Glutamato monossódico

É um aditivo alimentar que realça o sabor e tem propriedades conservantes. Acontece que ele desencadeia inflamação e dores em todo o corpo, não somente nas juntas. É muito mais prejudicial para pessoas que já sofrem de doenças como a artrite reumatóide. Então fuja dos alimentos congelados e industrializados.

Publicidade

8. Whey protein

Quem faz musculação conhece ou faz uso do whey protein, suplemento usado para ganhar massa muscular. Pode ser que você não saiba, mas ele também integra a lista dos alimentos proibidos para quem sofre de dores nas articulações. Isso porque ele possui uma grande concentração de glúten e caseína. A caseína estimula a produção de ácido úrico no corpo, o que causa inflamação e dor, e ainda pode desencadear a gota.

9. Sal refinado

Um grande concorrente do açúcar, quando o assunto são os alimentos ruins para nosso organismo, é o sal refinado. No processo de refinamento, o sal perde o fósforo, um mineral que o seu corpo precisa para funcionar corretamente. Além disso, ele diminui a absorção de cálcio, aumentando o risco de osteoporose e fraturas. Substitua a especiaria por sal marinho ou do Himalaia.

10. Óleo de milho

Na verdade, o problema do óleo de milho e de outros tipos de alimento é o ômega-6, que pode fazer com que o corpo produza elementos químicos pró-inflamatórios. O ideal é consumir açafrão, semente de girassol, óleo de semente de uva, soja e amendoim, no lugar de alimentos como azeite, nozes, linhaça e sementes de abóbora.

Publicidade

Atenção: As dicas do site não substituem uma consulta ao médico.

PODE GOSTAR TAMBÉM