alimentos que aceleram o envelhecimento
Crédito: Adi Chrisworo/Unsplash

Saiba quais são os alimentos que aceleram o envelhecimento

Entre os alimentos que aceleram o envelhecimento estão sal, carne vermelha e limonada.

Publicidade

Os anos passam e deixam suas marcas no rosto e no corpo em forma de rugas, pés de galinha e flacidez. O problema não são as marcas visíveis e sim as invisíveis, muitas delas deixadas por alimentos que aceleram o envelhecimento.

Não é papo de nutricionista: certas comidas, quando consumidas com frequência, prejudicam a aparência física e a saúde devido a uma série de processos que ocorrem no organismo.

9 Alimentos que aceleram o envelhecimento

Você já ouviu falar em glicação? Esse processo une uma molécula de glicose com uma molécula de proteína sem ação enzimática e é a principal causa de doenças vasculares em diabéticos.

Colágeno e elastina são responsáveis por manter a pele “durinha” e jovem, e a glicose em excesso faz com que essa união aconteça e quebre essas proteínas; como resultado, a pele fica flácida e as rugas são formadas.

Publicidade

Esse é só um dos processos de envelhecimento da pele provocados por alimentos. Veja quais alimentos podem provocar esses processos, além de danos dentários e problemas no fígado, coração e obesidade.

Açúcar refinado

Açúcar refinado provoca glicação
Crédito: Sharon McCutcheon/Unsplash

Principais responsáveis pelo processo de glicação (graças à sucrose, presente no açúcar refinado), o açúcar refinado, presente na maioria dos doces, também provoca aumento de peso e pressão arterial e podem levar à diabetes.

Além disso, o açúcar também adere aos dentes, o que incentiva a proliferação de bactérias e a descoloração. Trocar pelo adoçante não ajuda, pois o mesmo pode gerar problemas na tireoide e dores de cabeça e nas articulações.

Refrigerante

Além da alta dosagem de açúcar, que provoca a glicação, o refrigerante ainda tem cafeína, que aumenta a pressão arterial, estimula a vasodilatação e pode provocar tremores involuntários.

Publicidade

Os dentes e ossos também são prejudicados, pois o refrigerante leva ácido fosfórico na fórmula, que é processado por uma molécula de cálcio e gera desequilíbrio no organismo, deixando os dentes sensíveis e aumentando o risco de osteoporose.

Bebidas com cafeína

Por ser diurética, a cafeína faz com que você excrete fluídos e desidrate a pele, deixando-a envelhecida.

Outro problema é a acidez, que cria poros na superfície do esmalte do dente, provocando erosão. Nesse caso, recomenda-se tomar um copo de água após ingerir uma xícara de café, pois o pH neutro limpa a acidez.

Publicidade

Mas lembre-se que a cafeína não está só no café, mas também em refrigerantes do tipo cola, chá preto e energéticos – esse último também um dos alimentos que aceleram o envelhecimento.

O energético tem três vezes mais cafeína que uma xícara de café e geram distúrbios do sono, arritmia cardíaca e ansiedade crônica. Os demais estimulantes presentes, como guaraná, potencializam esses efeitos.

Bebidas alcoólicas

Álcool prejudica o fígado e a pele
Crédito: Yutacar/Unsplash

Ainda sobre o energético, quando combinado com álcool o efeito é ainda pior para o organismo e pode trazer danos em longo prazo, principalmente para os mais jovens.

Publicidade

Quando consumida “sozinha”, a bebida alcoólica desidrata o corpo e prejudica a qualidade do sono, o que leva à formação de rugas e redução da elasticidade da pele.

O álcool, aliás, prejudica seu fígado, pois faz com que toxinas se acumulem no órgão e não sejam eliminadas corretamente. Isso também faz mal pra sua pele e gera acne, palidez e rugas.

Gordura trans

É claro que a fritura e os fast foods não iam escapar dos alimentos que aceleram o envelhecimento.

Publicidade

A gordura trans compromete as cápsulas presentes na ponta dos cromossomos, que diminuem a capacidade de regeneração dos órgãos, e dificulta o processo metabólico, que leva à obesidade.

Além disso, eleva o colesterol ruim e sobrecarrega o coração, provoca a morte de neurônios e gera inflamação na pele, que prejudica a produção de colágeno e deixa mais sensível aos raios UV.

Bebidas cítricas e ácidas

Nada como uma boa limonada para refrescar, não é? Pois saiba que todas as bebidas cítricas e ácidas prejudicam os dentes, pois desgastam o esmalte e os tornam mais sensíveis a manchas.

Publicidade

Se a bebida tiver açúcar ainda tem o agravante de gerar acumulo de placa, criando manchas. Beber com canudo diminui o contato com os dentes e é menos
prejudicial.

Sal

Embutidos contém muito sódio, que provoca inchaço
Crédito: Jez Timms/Unsplash

Alimentos muito salgados e com muito sódio, como embutidos e macarrão instantâneo, fazem com que o organismo retenha água e te deixe com uma aparência inchada.

Além disso, o sal em excesso mata os tecidos e as células, gera inflamação da pele e afeta a elastina, essencial para o brilho da cútis.

Publicidade

Comida apimentada

Alimentos picantes leva à formação de vasinhos, inchaço e vermelhidão permanentes na pele, o que deixa a aparência menos jovem. Durante a menopausa é ainda pior, pois os vasos sanguíneos são mais reativos nessa época.

Carne vermelha

A carne vermelha encerra a lista de alimentos que aceleram o envelhecimento por conter radicais livres, que afetam as células saudáveis e fazem com que a pele para de produzir colágeno.

Ah, e vale um adendo: a casquinha preta que fica na carne após um churrasco contém hidrocarbonetos pró-inflamatórios, que quebram o colágeno da pele.

Publicidade

Alimentos que retardam o envelhecimento

Na contramão dos alimentos que aceleram o envelhecimento, você pode substituir o chá preto pelo chá verde ou pelo chá branco, que contém antioxidantes essenciais para combater os sinais da idade e prevenir o Alzheimer e doenças cardíacas.

Falando em antioxidantes, todos os alimentos ricos nessa substância são indicados para retardar o envelhecimento, como alho, tomate, grãos integrais e frutas vermelhas. Os ácidos graxos e ômega 3 também são seus aliados, presentes em abacate, azeite de oliva, peixes, nozes e amêndoas.

PODE GOSTAR TAMBÉM