Conheça o anel digital que ajuda os cegos a lerem livros que não são em Braile

Anel que lê em voz alta para deficientes visuais é revolucionário

Publicidade

Hoje em dia, a acessibilidade a pessoas com deficiência e integração à nossa sociedade é uma prioridade e uma regra – como tem de ser. Os deficientes visuais possuem limitações que vão, pouco a pouco, sendo superadas com medidas simples e outras mais sofisticadas para que a falta da visão não seja um fator limitante para quem quer aproveitar a vida independente de qualquer deficiência. Foi pensando nisso que estudiosos americanos desenvolveram o FingerReader – um anel digital que faz a leitura em voz alta de forma simultânea para garantir que os cegos consigam ler todo e qualquer livro do mundo.

FingerReader – um anel inclusivo para que os deficientes visuais possam ler livros e revistas

O FingerReader ainda é um protótipo, mas que significa um grande avanço para o mundo da acesssibilidade. Ele está sendo desenvolvido por pesquisados do MIT, o prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachussets, e funciona da seguinte maneira:

1- o deficiente visual coloca o anel em seu dedo indicador e posiciona-o em frente ao livro que deseja ler.

2- o anel possui uma pequena câmera que vai escaneando o papel e identificando as palavras, fazendo então uma leitura simultânea em voz alta de cada uma delas.

Publicidade

3- Quando o utilizador chega no fim de uma linha ou então começa a sair da linha que o FingerReader está lendo, o aparelho avisa emitindo pequenas vibrações para alertá-lo.

 

A leitura realizada pelo FingerReader ainda não é 100% fluida, mas ele já significa um enorme avanço no ramo das tecnologias que irão revolucionar a vida de deficientes visuais. Os pesquisadores o MIT também afirmam que o FingerReader irá chegar no mercado com a opção de tradução simultânea, para que o idioma não seja um barreira nem para os deficientes visuais, nem para aqueles que não compreendem idiomas estrangeiros. Ou seja, o FingerReader irá ampliar completamente o seu mercado, pois poderá ser utilizado por pessoas que enxergam para tradução simultânea.

Quer ver o FingerReader em funcionamento? Clique no vídeo abaixo.

PODE GOSTAR TAMBÉM