unha-de-gato
Crédito: Wikimedia Commons

Chá de unha-de-gato: saiba para que serve essa planta e como usar

Essa poderosa planta ajuda a evitar e tratar problemas inflamatórios, doenças virais, bacterianas e mutações genéticas

Publicidade

A natureza, em especial a Amazônia, está repleta de plantas que podem ser utilizadas como medicamento natural para manter a boa saúde ou tratar de vários tipos de doenças. Uma dessas plantas, utilizada há centenas de anos e abundante na Amazônia, é a unha-de-gato.

Veja também: benefícios do chá de cúrcuma para a saúde

O que é?

Essa é uma planta que existe na Amazônia em mais de 50 espécies, porém, as mais conhecidas e utilizadas como medicinais são as versões Uncaria guianenesis e Uncaria tomentosa. Suas propriedades são bem semelhantes.

A descrição dessa planta como medicinal foi feita lá na década de 1960, mas foi apenas em 1994 que ela foi internacionalmente reconhecida e registrada como planta medicinal, e hoje é usada tanto na medicina popular quanto na tradicional. Conheça seus benefícios para a saúde humana, como preparar o chá e os cuidados de uso.

Publicidade

Para que serve a planta?

sobre planta unha-de-gato
Crédito: Jornal da USP

A planta tem esse nome porque ela contém espinhos pontiagudos e curvos, bem semelhantes às unhas dos felinos. Essa planta, ainda que tenha sido registrada somente há alguns anos como medicinal, é de uso milenar pelos indígenas da América do Sul. Suas propriedades são bem interessantes e variadas.

Ação anti-inflamatória

Sua ação anti-inflamatória é poderosa. A planta tem a capacidade de inibir em até 69% a ocorrência de inflamações no organismo. Foram feitos testes em humanos portadores de artrite e osteoartrite, mais precisamente 30 pessoas ao longo de 30 dias. As pessoas fizeram uso do extrato da planta para o alívio dos sintomas da doença e todos apresentaram ótima redução de todos os sintomas, sem qualquer modificação sanguínea.

Fortalecedora do sistema imunológico

A unha-de-gato pode fortalecer em até 50% o sistema imunológico das pessoas, por isso que é bastante utilizada no tratamento de doenças que deixam o sistema imune debilitado, como em casos de AIDS e câncer. Os tratamentos são fortes e enfraquecem o organismo, por isso a planta pode ser incluída no tratamento médico, desde que a equipe médica responsável esteja sabendo disso.

Ação antialérgica

Pelo fato de que essa planta é capaz de modular o sistema imunológico, ela também pode ajudar a aliviar os sintomas de alergias variadas, reduzindo a ação das histaminas, que são as substâncias que liberam os sintomas das alergias.

Publicidade

Ação anticâncer

Já foi mencionado o poder da planta para deixar o organismo mais forte em casos de tratamento de câncer, mas ela vai além. A unha-de-gato também pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer, pois ela evita as mutações genéticas que dão origem ao câncer, em muitos casos.

Ação antibiótica

Os antibióticos são os medicamentos utilizados para combater os ataques de bactérias nocivas ao organismo. Essa é uma das plantas que possui um efeito antibiótico natural, o que é ótimo, pois assim evita-se que os medicamentos de laboratório acabem causando danos ao sistema gastrointestinal pelo uso excessivo em tratamentos prolongados. A planta atua não só sobre bactérias, mas também contra vírus de resfriado e de dengue.

Como fazer o chá?

É muito fácil encontrar pacotinhos com as folhas desidratadas da unha-de-gato para fazer o chá. Pode comprar no supermercado, farmácias e lojas de produtos naturais. A receita é simples. Só precisa aquecer 1 xícara de água e, quando estiver bem quente, misturar 1 colher de sobremesa das folhas picadas.

Publicidade

Deixe em infusão, tampado, por 5 minutos, depois coe e beba. Dependendo do tipo de problema que deseja tratar, pode tomar de 1 a 3 xícaras do chá por dia, não ultrapassando essa dosagem que é a considerada segura.

Existe também a possibilidade de comprar cápsulas em farmácias de manipulação, podendo tomar de 2 a 3 ao dia, dependendo do problema a ser tratado.

Cuidados e contraindicações

Embora seja uma planta de baixa toxidade, considerada segura quando utilizada dentro da quantidade recomendada, seu uso já apresentou casos de piora dos sintomas em que é portador de Doença de Parkinson. Por esse motivo, pessoas que têm essa doença devem evitar o consumo da planta, ou fazê-lo apenas com acompanhamento médico. Além dessas pessoas, as gestantes e lactantes também devem evitar tomar o chá sem o conhecimento do seu médico.

Publicidade

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados esperados é importante utilizar a planta dentro de um estilo de vida saudável.

Fonte: Autor da Própria Saúde

PODE GOSTAR TAMBÉM