,

5 passos para aumentar a sensação de bem-estar

Estimule a serotonina do seu cérebro de uma forma natural e combata a depressão

Responsável pelo envio de sinais e transporte de informações de um ponto para outro do cérebro, os neuro transmissores também atuam no estado mental humano.

A principal substância é a serotonina, uma química natural produzida pelo nosso organismo que possui um papel fundamental na consciência humana.

Ela atua em funções reguladoras, como a sensação de saciedade, equilíbrio do desejo sexual, controle da temperatura corpórea, apetite, atividades motoras e as funções perceptivas e cognitivas.

A serotonina também atua em conjunto com outros neuro transmissores como a dopamina e a noradrenalina, que estão relacionados com sentimentos de angústia, ansiedade, medo, agressividade, assim como distúrbios alimentares.

Essa química é responsável nos parâmetros de densidade óssea, por isso, geralmente quem faz uso contínuo de antidepressivos do tipo inibidor seletivo de recaptação de serotonina, a longo prazo, pode desenvolver ou apresentar quadros de osteoporose (redução da densidade óssea).

Então a melhor opção que temos a fazer é estimular a produção desse neuro transmissor de uma forma natural.

Aqui vão algumas dicas:

Consuma 5- HTP

É um aminoácido que tem ação semelhante ao triptofano, um antecessor da serotonina.

Proporciona sensação de bem-estar e trata depressão, hipertensão, ansiedade, insônia e fibromialgia, além de ajudar na perda peso, uma vez que é um poderoso inibidor de apetite.

Os resultados são aparentes após 4 ou 6 semanas de uso

Pode-se encontrar facilmente em farmácias de manipulação, porém sua venda é uso controlado, somente com prescrição médica. Ele não é indicado para quem faz uso de antidepressivos.

Outra opção é consumir alimentos que nos fornecem triptofano, como a banana e a castanha de caju.

Consuma vitaminas do complexo B

Especialmente na produção de serotonina, tanto a vitamina B6 quanto a B12, ajudam na redução de depressão. Consulte um médico para saber a viabilidade de consumir essas vitaminas.

Luz solar

O sol, além de estimular a produção de vitamina D, ativa a serotonina em nosso cérebro.

Faça uma caminhada ao ar livre, tomando sol, por 15 ou 20 minutos diariamente. O período da manhã é o mais recomendado quando o sol não está tão forte e há uma emissão menor de raios UV. Não se esqueça do uso de filtro solar.

Massagem

Nada como uma boa massagem para reduzir o cortisol em até 31%, e aumentar o nível de serotonina, além de estimular a produção de dopamina, hormônio responsável pelo prazer.

Meditação

A meditação é boa para o físico, espiritual e o psicológico. É uma forma de estimular a produção dos níveis de serotonina, pois reduz os níveis de cortisol no cérebro de forma semelhante às massagens.

Atenção: As dicas do site não substituem uma consulta médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lote de Omeprazol tem comercialização suspensa pela Anvisa

5 passos para aumentar a sensação de bem-estar