in

Benefícios da babosa com mel para saúde e emagrecimento

Essa combinação de ingredientes naturais promove benefícios para o corpo todo.

babosa com mel
Designed by Freepik

A babosa com mel é a mistura de dois ingredientes naturais utilizados há muitos anos para tratar problemas de pele e também do funcionamento dos sistemas internos. Podem ser utilizados separadamente ou juntos, e ainda agregando outros ingredientes, como o limão. Conheça seus benefícios e aprenda a fazer um suco de babosa com mel.

Para que serve babosa com mel?

A babosa é uma planta medicinal rica em nutrientes e muito utilizada para uso externo e interno. Ela contém minerais como cálcio, potássio, magnésio e zinco, além das vitaminas A, C, E e as do complexo B. Ao remover o gel do interior da folha, pode-se aplicar na pele para tratar feridas, queimaduras, acne, acelerar a cicatrização e hidratar a pele.

Para beber, pode-se fazer um suco e obter seus efeitos desintoxicantes e melhorar o funcionamento do sistema gastrointestinal, pois ela também possui efeito anti-inflamatório.

O mel é um alimento produzido pelas abelhas, após colherem o pólen das flores. Os tipos de flores é que irão determinar qual efeito terapêutico o mel irá oferecer, por isso é que nas embalagens sempre está escrito qual o tipo de flor foi utilizada para sua produção.

Mas de modo geral, o mel é uma rica fonte de energia, vitaminas, sais minerais, aminoácidos e é um bactericida potente que atua tanto ao ser aplicado na pele quanto ao ser ingerido. Ele alivia sintomas de refluxo e de azia, elimina toxinas, é expectorante, é antioxidante e estimula a liberação da serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Com tantos benefícios individuais, você já deve estar imaginando o que a babosa com mel é capaz de proporcionar à saúde, e realmente há vantagens, como as que você confere abaixo:

Tratamento do câncer

Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas testou doses de babosa com mel em ratos de laboratório com câncer. O resultado foi a redução dos tumores. Há outros estudos que também sugerem o benefício da babosa com mel no tratamento de câncer, mas sempre com orientação médica.

Propriedade anti-inflamatória

Tanto a babosa quanto o mel possuem propriedade anti-inflamatória, por isso esse efeito é potencializado ao misturar os dois ingredientes. Se o problema for interno, pode-se preparar o suco. Se for na pele, pode-se misturar babosa com mel e aplicar na região afetada.

Efeitos antioxidantes

Da mesma forma que o efeito anti-inflamatório, tanto a babosa quanto o mel são bons antioxidantes. Isso significa que eles possuem propriedades que atuam em benefício da renovação das células de todo o corpo, rejuvenescendo os tecidos e permitindo que os sistemas digestivo, circulatório e urinário trabalhem melhor.

Fortalecimento do sistema imunológico

Ao beber o suco de babosa regularmente, junto de uma alimentação balanceada, o sistema imunológico também recebe benefícios, ficando mais fortalecido. Quando isso ocorre, o organismo fica mais equilibrado e todos os tipos de doenças são combatidas com mais eficiência.

Relaxante muscular

Outro benefício da babosa com mel é o seu efeito antiespasmódico, que ajuda a relaxar os músculos e a tratar as dores após exercícios, dores de estômago, dores de garganta e cólicas. Com isso, também ajuda a reduzir a temperatura corporal, a aumentar a energia e a trazer mais disposição.

Babosa com mel emagrece?

Quando ingerida dentro de uma dieta equilibrada e com o hábito da prática de atividade física, a babosa com mel pode sim colaborar para o emagrecimento. É preciso haver exercício físico, pois o mel é uma rica fonte de açúcar, que vira energia ao ser metabolizado pelo organismo. Se essa energia não for gasta no exercício, irá se acumular no corpo, dificultando o emagrecimento.

Mas quando ingerida da forma correta e sem exagero, conforme a recomendação do médico ou do nutricionista, a babosa com mel irá ajudar a eliminar as toxinas do corpo, a metabolizar as gorduras boas e a melhorar o trânsito intestinal. Tudo isso faz com que o corpo trabalhe em equilíbrio, facilitando o emagrecimento de forma saudável e duradoura.

Receita e como preparar babosa com mel

Existem muitas marcas de suco de babosa com mel para vender, mas nada melhor do que uma receita caseira, em que você irá colocar apenas a babosa, o mel e a água. Assim saberá o que está consumindo e terá melhores efeitos na saúde. Veja como fazer:

Ingredientes

  • Babosa: 2 folhas;
  • Limão: suco de 1 unidade;
  • Água: suficiente para dar a consistência do suco;
  • Mel: 1 colher de sopa cheia.

Modo de preparo

1. Colha as folhas de uma planta de babosa que esteja plantada por pelo menos 3 anos, pois estará mais fortalecida.

2. Lave bem essas folhas, corte-as ao meio no sentido do comprimento e raspe o gel do seu interior.

3. Coloque o gel no liquidificador junto com o mel, o limão e a água, suficiente para que não fique tão grosso ao beber.

4. Bata para misturar bem, prove a consistência e está pronto para beber. Se preferir, pode coar. É recomendado beber logo ao acordar, em jejum, cerca de meia hora antes do café da manhã. Se for aplicar na pele, faça a mistura apenas com a babosa e o mel, sem limão e sem água.

Dica de uso da babosa para os cabelos

Sabia que, além de tratar a pele e os órgão internos, a babosa também exerce efeito positivo para a saúde capilar? Veja como a babosa funciona para hidratar e fazer os cabelos crescerem.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

aranto emagrece

Aranto emagrece, sim ou não? Conheça os benefícios dessa planta

origem da festa junina

Conheça qual a história e qual a origem da festa junina