in

Beber com canudo de plástico faz mal à saúde? Por quê?

O plástico tem um impacto ambiental enorme, pois demora cerca de 100 anos para se decompor no meio ambiente. Além disso, ele pode ser tóxico!

beber com canudo de plástico faz mal
Crédito: Pxhere

Parecem inofensivos, mas beber com canudo de plástico faz mal à saúde sim! Os canudos são uma invenção que nos é apresentada desde criança, mesmo sendo prejudiciais em vários âmbitos.

Apesar de serem ótimos para auxiliar no consumo de muitas bebidas, inclusive as de caixinha, os canudos são dispensáveis.

Beber com canudo de plástico faz mal: sim ou não?

Divertidos e diferenciados, pode até ser difícil de acreditar que os canudos poderiam causar tantos danos à saúde e ao meio ambiente. Mas por estas 6 razões abaixo você deveria deixar de consumi-los:

1. São extremamente prejudiciais ao meio ambiente

Quem nunca viu milhares de canudos jogados no chão num bar ou depois de uma festa? É importante salientar que os canudos são produtos feitos de plástico, um dos materiais mais poluentes do planeta.

O plástico tem um dos períodos de decomposição mais lentos do que qualquer outro, são mais de 100 anos até que seja totalmente decomposto no solo.

2. O plástico dos canudos afeta a biodiversidade

Os dados da organização One Green Planet dizem que os 500 milhões de canudos que são produzidos no mundo anualmente geram toneladas de ar poluído antes mesmo de chegarem até os consumidores.

Isso significa que normalmente esses produtos serão utilizados uma única vez e irão parar no
lixo ou no solo. De acordo com a OGP, apenas 5% de todo o material plástico é reciclado no mundo.

Sem falar que 44% de todas as espécies de pássaros marítimos já ingeriram plástico. Cerca de 1.000.000 de aves marinhas e 100.000 mamíferos marinhos morrem anualmente também devido a poluição de plástico nos mares.

Muitos produtos químicos presentes no plástico podem ser absorvidos pelo corpo humano. Em um estudo, 93% dos jovens americanos com idades a partir de 6 anos foram testados como positivos para BPA.

Esse componente químico é utilizado na produção do plástico e é extremamente cancerígeno. Ou seja, beber com canudo de plástico faz mal e é o mesmo que expor-se a esta possibilidade com frequência.

3. O uso causa rugas e envelhecimento da pele

Mesmo sendo uma característica do ser humano de envelhecer e ter rugas no corpo. Apesar disso, é possível retardar o efeito.

Pessoas fumantes são conhecidas por desenvolverem rugas e muitas marcas de expressão ao redor  dos lábios, isso resulta pela repetição do movimento de tragar o cigarro.

Quem consome muitos líquidos por meio de canudos também pode ter o mesmo tipo de efeito na pele e nos lábios. Como o movimento de sugar um líquido por um copo é semelhante ao de puxar a fumaça de um cigarro, também provoca a quebra dos colágeno da região e favorece a elasticidade precoce dos músculos na área.

Então beber com canudo de plástico faz mal também a sua aparência!

4. Pode causar manchas nos dentes

O senso comum nos leva acreditar que com a utilização de canudo se evita marcas e manchas nos dentes causada por bebidas que contêm muitos corantes como, por exemplo, refrigerantes, cafés, chás e sucos artificiais.

Entretanto, essa técnica só funciona caso o canudo leve o líquido diretamente para a garganta, evitando qualquer contato com o resto da boca e com os dentes.

Essa técnica pode ser eficaz, mas nem sempre a aplicamos, uma vez que consumir o líquido dessa forma tira todo o prazer do sabor da bebida. Na verdade, dependendo da forma como o líquido é consumido no canudo, ele pode até mesmo provocar mais manchas do que o normal.

5. Gera gases e flatulências

Sentir-se cheio de gases é extremamente desagradável, além de que a eliminação deles pode ser péssima para quem está ao seu redor.

É normal ingerir junto com o líquido certa quantidade de ar, ao beber qualquer coisa com um canudo. Principalmente quando estamos finalizando a bebida.

Evitar o uso de canudos é um bom modo de diminuir gases no trato gastrointestinal. Além de que, os gases causam inchaço no corpo e se não forem eliminados, dão uma aparência de barriga cheia.

6. Provoca cáries

Da mesma forma que o canudo pode ser utilizado para evitar manchas nos dentes, acredita-se que evita o aparecimento de cáries. Nem sempre é assim.

O uso deve ser feito na medida que o líquido não entre em contato com os dentes, e pode acontecer exatamente o contrário. Muitas pessoas utilizam o canudo e mantém bebidas açucaradas na boca para brincar. Isso aumenta a exposição dos líquidos nos dentes e pode causar cáries.

Agora que você já sabe o quanto que beber com canudo de plástico faz mal, talvez seja boa ideia começar a usar copos. Estimule seus filhos desde pequenos a evitar esse acessório, assim será mais fácil depois resistir às tentações.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

mitos e verdades da pressão baixa

4 Grandes mitos e verdades sobre pressão baixa

consumir fruta na refeição

Consumir fruta na refeição é bom ou ruim?