água de melissa
Crédito: Freepik

Água de melissa: saiba para que serve e com usar

Esse extrato não deve ser administrado em crianças com menos de 12 anos de idade

Publicidade

O efeito positivo das plantas medicinais para a saúde é incrível e ninguém duvida, pois é a partir das plantas que os medicamentos sintéticos são criados. Sendo assim, muitas vezes é mais interessante consumir uma planta que foi modificada em laboratório para ficar mais potente e eficiente, como é o caso da água de melissa.

Veja também: receitas de chás para insônia

O que é?

água de melissa beneficios
Crédito: Reprodução

A água de melissa, como já deve imaginar, é feita a partir da planta Melissa officinalis, popularmente conhecida como erva-cidreira. Ela é, na verdade, um extrato da planta que é mais concentrado do que simplesmente tomar um chá de erva-cidreira. Isso quer dizer que a água com melissa vai oferecer propriedades bem semelhantes à planta in natura, porém de forma mais potente.

Para que serve?

Assim como a erva-cidreira in natura, a água de melissa também atua como relaxante, ansiolítica, antiespasmódica e carminativa (para eliminar gases). Sendo assim, essas são as recomendações de uso da água de melissa:

Ansiedade leve

Pessoas que sentem ansiedade leve podem fazer uso para manter os sintomas sob controle. Pessoas com ansiedade mais grave só devem fazer uso desse extrato com recomendação médica.

Publicidade

Cólicas abdominais e intestinais

Por causa dos seus efeitos como antiespasmódico e carminativo, o extrato também pode ser usado para aliviar as cólicas, pois vai reduzir as contrações musculares que causam a dor e também vai ajudar a eliminar os gases presos, quando são eles os causadores da dor. Logo, o inchaço abdominal também será reduzido.

Atenção, pois as cólicas frequentes ou excesso de gases podem ser sinal de algum problema intestinal, então é recomendado ir ao médico antes de começar um tratamento e não ver resultados.

Outros benefícios

Os dois benefícios mencionados acima são os principais para a recomendação do extrato, como está na bula. Mas há estudos em andamento com a planta que sugerem seu efeito no alívio de dores de cabeça, redução da tosse e prevenção de problemas renais. Nesse caso, somente o médico poderá recomendar o uso do extrato de forma segura.

Como usar

Esse extrato é um líquido que deve ser diluído em água para consumo. A dosagem geral é a seguinte:

Publicidade

Crianças acima de 12 anos: 40 gotas diluídas em água, 2 vezes ao dia.
Adultos: 60 gotas diluídas em água, 2 vezes ao dia.

Preço e onde comprar

Esse extrato é vendido nas farmácias e há vários fabricantes. O preço fica na média de R$ 5 a R$ 7, dependendo da marca e da farmácia, para frascos com 75 ml.

Cuidados e contraindicações

Embora seja um extrato de uso seguro, que não costuma apresentar efeitos colaterais, é importante lembrar que cada organismo é único e pode reagir de forma inesperada ao seu uso.

Publicidade

Há quem faça o uso e sinta um aumento de apetite, assim como outras pessoas podem experimentar náuseas, tonturas e sonolência, especialmente se exagerarem na dose, já que essa é uma planta calmante.

Também não é recomendado o uso por gestantes, pessoas com problemas de tireoide, pressão alta, glaucoma e crianças com menos de 12 anos, exceto com orientação do médico.

PODE GOSTAR TAMBÉM