remédios caseiros para enxaqueca
Crédito: Freepik

Remédios caseiros para enxaqueca: quais são e como usá-los?

Acabe com a dor de cabeça sem tomar medicamentos industrializados. Confira também como prevenir o problema!

Publicidade

Existe diferença entre ter dor de cabeça de vez em quando e sofrer com enxaqueca. Mais do que uma dor que alivia com analgésico, a enxaqueca é uma doença neurológica, genética e crônica. Então, embora haja medicamentos e técnicas para prevenir ou aliviar a dor, não há cura. Mesmo assim vale a pena conferir quais são os remédios caseiros para enxaqueca. Assim, faz o teste para saber se consegue aliviar a dor de uma crise sem recorrer aos medicamentos industrializados.

Remédios caseiros para enxaqueca

Se você fizer uma pesquisa rápida, vai encontrar diversos medicamentos e remédios caseiros para enxaqueca, muitos deles perigosos para a sua saúde. É o caso do sal do Himalaia.

É comum ouvir dizer que o sal ajuda na cura da dor de cabeça. Contudo, o consumo de sal pode fazer o oposto. Se a sua enxaqueca for por desidratação, o sódio retirará ainda mais água do seu corpo, piorando o seu estado. Se estiver com dor por conta da pressão alta, a ingestão do sal poderá elevar ainda mais a sua pressão arterial.

Então, antes de optar por uma forma natural de eliminar enxaqueca aguda, tente identificar as razões pelas quais você está se sentindo mal. Converse com o seu médico, caso a sua dor de cabeça frontal for recorrente.

Publicidade

Agora, se você está com dor por causa da Tensão Pré-Menstrual, do estresse ou qualquer outra coisa parecida, as soluções abaixo podem ser excelentes no tratamento

1. Óleos essenciais

óleos essenciais para enxaqueca
Crédito: Freepik

Os óleos essenciais não são apenas para dar bom cheiro às coisas. Eles fazem parte da medicina alternativa chamada de aromaterapia, que visa a cura e tratamento de doenças através de aromas naturais.

Os remédios caseiros para enxaqueca feitos à partir dos óleos de lavanda e hortelã, por exemplo, podem diminuir consideravelmente a dor. Um pinguinho nos pulsos e poderá aliviar os sintomas através da corrente sanguínea.

Você pode fazer aromaterapia com óleo de melissa para diminuir a dor e prevenir novas crises. Tanto a melissa quanto a camomila possuem nutrientes sedativos que inibem a dor. Também são expectorantes e analgésicos, sendo muito eficientes em tratamentos de pacientes com enxaqueca de sinusite.

Publicidade

2. Alimentos

Alguns alimentos ajudam, sim, a aliviar a dor na cabeça. As pimentas, por exemplo, são ricas capsaicina, que aumenta o fluxo sanguíneo, fazendo com que a sua circulação seja melhor. Isso oxigena melhor o cérebro, acabando com alguns tipos de dores de cabeça.

Frutas ricas em líquidos, como melão e melancia, são ótimos remédios caseiros para enxaqueca. Elas ajudam a reidratar o corpo e aumentam os níveis de potássio e magnésio.

No dia que você estiver com enxaqueca, pegue leve na alimentação. Prefira peixes a outras carnes, pois eles são abundantes em ômega-3 e outros anti-inflamatórios naturais. Consuma mais água e frutas, pois a baixa da glicose também é um fator de risco. Coma de três em três horas, mesmo se não sentir vontade.

Publicidade

Caso tenha muitas náuseas, opte por chupar um cubo de gelo antes das refeições ou beber um copo de água morna com limão para alcalinizar o seu organismo.

3. Chá para enxaqueca

chá para enxaqueca
Crédito: Pxhere

Existem muitos chás e infusões analgésicas. Entre eles, pode-se destacar o chá de artemísia, um dos melhores remédios caseiros para enxaqueca. A planta possui substâncias que atuam diretamente no sistema nervoso. Além disso, é fácil de fazer e tomar. Para cada litro de água, adicione duas colheres de sopa da erva e deixe ferver. Beba até três vezes por dia.

Outra plantinha ótima para aliviar a dor é o Ginkgo biloba. Uma das suas vantagens é o equilíbrio hormonal que proporciona, auxiliando bastante nas enxaquecas causadas pela TPM. Você pode beber o chá ou optar por cápsulas naturais.

Publicidade

4. Sementes de girassol

A semente de girassol dá outro ótimo chá para cuidar da dor de cabeça. Os nutrientes da semente contêm antioxidantes que protegem as células de danos e efeitos do tempo. O chá também ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico. Antes de misturar as sementes na água, deve colocá-las para torrar um pouco no forno só para que fiquem secas.

5. Laranja

Um dos mais eficazes tratamentos naturais é a laranja. O chá de casca de laranja é rico em vitamina C e fortalece o sistema imunológico, melhorando sintomas de gripe e constipações. Veja abaixo como fazê-lo para esse fim específico.

Ingredientes

Laranja: 2 unidades;
Água: um copo;
Mel: a gosto.

Modo de preparo

  1. Esprema as laranjas e reserve o suco;
  2. Coloque as cascas e a água em uma panela e ferva por pelo menos cinco minutos;
  3. Deixe o chá esfriar e misture-o com o suco;
  4. Adoce com mel e beba.

6. Compressa com alfazema

A alfazema é outra planta muito útil para aliviar o desconforto da enxaqueca. Se não quiser beber o chá, prepare-o e faça compressa, aplicando o chá sobre a testa ou a nuca com um pano em molhado.

Publicidade

7. Azeite de oliva

Escolha o tipo de azeite extravirgem, que é o mais saudável. Rico em antioxidantes e ômega-3, o azeite pode ajudar a prevenir que as dores surjam. Tome duas colheres de sopa de azeite ao dia, ao mesmo tempo em que cuida da alimentação e procura se manter longe dos gatilhos da dor.

8. Vinagre de maçã

Para aliviar a dor usando o vinagre de maçã, misture 10 ml de vinagre em 200 ml de água e beba em seguida. O vinagre é um remédio natural, que limpa o organismo e nutre ao mesmo tempo. Se a dor tiver iniciado por causa de pressão alta ou outro problema vascular, a tendência é que, com o vinagre, ela alivie.

Como aliviar enxaqueca naturalmente?

Se você está grávida, amamentando ou apenas prefere remédios caseiros para enxaqueca, saiba ainda que pode tomar algumas medidas simples para acabar com o seu sofrimento. Pode, por exemplo, deitar-se no escuro e colocar uma música relaxante ou fazer acupuntura.

Publicidade

Mesmo a enxaqueca com aura pode ser eliminada com exercícios de respiração e massagens. Confira abaixo o que pode mudar na sua rotina para ter uma vida sem dor.

1. Massagem

massagem para enxaqueca
Crédito: Freepik

Massagear as têmporas é um truque excelente contra a enxaqueca. A medicina alternativa chinesa estabelece alguns pontos através da acupuntura que podem devolver o equilíbrio e a saúde ao seu organismo.

Por exemplo, o espaço entre os olhos é um deles. Aplicar pressão nesse local com delicadeza pode trazer uma sensação de relaxamento.

Publicidade

2. Compressas

Quem nunca colocou uma toalhinha molhada na cabeça quando estava com dor? É praticamente instintivo e não está errado. As compressas frias são boas, pois ajudam a restabelecer a circulação na região.

Se você colocar óleos essenciais na sua compressa, melhor ainda. Por que não juntar dois métodos em um, não é mesmo? Cientificamente comprovadas, as compressas são bastante eficientes no combate às cefaleias, independente das suas causas.

3. Meditação

Pode parecer estranho, porém muitos estudos provam que a meditação funciona. Se você procura remédios caseiros para enxaqueca na gravidez, aposte nesse método. Não prejudica o bebê, não é preciso ingerir nada e tudo que você precisa é um pouco de tempo em um local sossegado.

Publicidade

Bastam 20 minutos, sentada em uma posição confortável, respirando controladamente para diminuir a dor. Já experimentou essa? Pode ser uma solução muito em conta para o seu bolso.

4. Piercing para enxaqueca

piercing para enxaqueca
Crédito: Trend Kill Body Piercing

Sim, é isso mesmo que você está pensando. Conforme alguns estudos científicos, a moda, que teve início em 2015, pode diminuir a dor e reduzir as crises de enxaqueca. É que o ponto onde é colocado o piercing, chamado de Daith, é um dos mais importantes da acupuntura.

Esses pontos na orelha são chamados de pontos de acupressão e, de acordo com a acupuntura, estão diretamente relacionados com o sistema digestivo. Por isso, muitas pessoas relatam melhora não só da dor de cabeça, como também de uma série de outros sintomas.

Publicidade

Entretanto, convém ressaltar que colocar o piercing também traz riscos para a sua saúde. Para fazê-lo, é preciso perfurar a cartilagem, o que pode resultar em infecções e até necrose, se não cuidar direito. Se você quiser recorrer ao piercing, deve procurar um profissional e ouvir todas as suas recomendações, pois o furo leva seis meses para cicatrizar.

Café para enxaqueca pode?

De acordo com os médicos, se você sofre desse mal com frequência, deve se manter longe da cafeína. Isso porque a substância estimula a atividade cerebral, podendo sobrecarregar o cérebro. É mito aquela história de que um cafezinho para dor de cabeça é bom.

Aliás, café demais causa dor e cefaleia. Como ele causa dependência, faz com que você entre em um ciclo vicioso. Se não beber, fica com dor de cabeça, se beber sofre de enxaqueca crônica.

Publicidade

Como prevenir a dor de cabeça?

Se você perguntar ao seu médico se enxaqueca tem cura, infelizmente ele dirá que não. A maior parte das cefaleias são crônicas e acontecem por repetição. Todavia, você pode preveni-las com um estilo de vida saudável e praticando exercícios regularmente.

Fonte: Nutrire, Migraine Again e UniCEUB

PODE GOSTAR TAMBÉM