in

Benefícios do caroço de abacate: por que aproveitar sempre esse alimento

Saiba por que você nunca mais deve jogar fora o caroço do abacate.

benefícios do caroço de abacate
Crédito: Freepik

As propriedades benéficas do abacate são bastante conhecidas. Essa fruta é rica em nutrientes que causam um impacto bastante positivo na saúde. Normalmente quando as pessoas consomem o abacate, no entanto, elas acabam colocando fora o caroço. Saiba que isso é errado, uma vez que os benefícios do caroço de abacate são muitos e não devem ser desperdiçados.

9 Benefícios do caroço de abacate para a saúde

O não aproveitamento do caroço do abacate infelizmente é mais comum do que deveria. Na maioria das vezes isso acontece por ignorância ou mesmo por hábito. Até porque a maioria das receitas que envolvem a fruta, por exemplo, utilizam apenas a polpa e em raríssimas vezes a casca. O caroço é sempre colocado no lixo.

Mesmo que o caroço não tenha o mesmo sabor da polpa, ele pode ser usado na culinária. Há variadas maneiras de transformá-lo em receitas saborosas e que lhe darão muitos benefícios. Ele é uma boa fonte de fibras e de aminoácidos que são essenciais na prevenção e no combate a diversas doenças e complicações, por exemplo. Portanto veja abaixo 9 benefícios do caroço de abacate.

1. Auxilia na saúde estomacal

benefícios do caroço de abacate para o estômago
Crédito: Freepik

A alta concentração de fibras no caroço do abacate estimula o bom desenvolvimento das atividades intestinais. A eliminação do que não é necessário ao corpo é facilitada, pois as digestões lentas dão lugar às digestões rápidas. As capacidades anti-inflamatórias do caroço também o tornam um remédio eficaz contra diarreias. Além disso, é bom para prevenir úlceras.

2. Previne problemas cardiovasculares

Em torno de 70% dos aminoácidos totais da fruta estão no caroço. Esses aminoácidos são bons para prevenir o aumento do colesterol e da pressão arterial, além de prevenirem que esses e outros problemas causem ataques cardíacos.

3. Combate dores e inflamações

Já que o caroço de abacate possui componentes anti-inflamatórios, ele ajuda a diminuir dores, tensões e inflamações, como a artrite e a gastrite. A circulação sanguínea também é melhorada, uma vez que há diminuição nas inflamações dos tecidos.

4. Protege o organismo

Os fenólicos atuam no organismo aumentando a força do sistema imunológico. O caroço do abacate pode ser usado também para eliminar infecções alérgicas e virais.

5. Previne a velhice antecipada

Os óleos essenciais e os extratos do caroço do abacate são compostos ativos de inúmeros produtos utilizados para rejuvenescer a pele. Consumir essa parte da fruta é, portanto, interessante para atrasar o envelhecimento. Os flavonoides e antioxidantes estimulam a produção de colágeno e mantém a pele mais firme.

6. Torna o cabelo mais saudável

benefícios do caroço de abacate para o cabelo
Crédito: Freepik

Cabelos secos, couro cabeludo machucado, caspa, pontas duplas: consumir o caroço de abacate pode ser bastante eficaz na solução desses problemas. Ele possui gorduras do bem, que estimulam a umidade natural do couro cabeludo e evita a formação de fungos nessa região.

7. Regula a tireoide

Pessoas com hipotireoidismo se beneficiam do consumo de caroço de abacate. Incluir esse alimento em sua dieta estimula a produção de hormônios que aceleram o metabolismo.

8. Fornece energia

Tanto a polpa quanto o caroço do abacate providenciam nutrientes que aumentam a energia do corpo. Isso permite um melhor rendimento físico e psicológico, o que permite que o indivíduo se torne mais produtivo durante o dia a dia.

9. Ajuda na perda de peso

Esse talvez seja um dos mais populares benefícios do caroço de abacate. Ele é útil para perder peso, uma vez que controla os níveis glicêmicos do sangue. Picos de glicemia são responsáveis por aumentar as reservas de gordura no sangue, o que bagunça o metabolismo. O caroço ainda proporciona saciedade, o que evita o consumo excessivo de calorias.

Como consumir o caroço de abacate?

os benefícios do caroço de abacate para a saúde
Crédito: Pexels

Mesmo que você custe a acreditar, é realmente simples incluir o caroço de abacate em sua alimentação cotidiana. Há algumas receitas rápidas e com pouquíssimos ingredientes que você pode fazer para aproveitar todos os benefícios desse alimento. Primeiro saiba que, como o caroço é muito duro, é preciso amolecê-lo antes. Portanto, primeiramente, deixe-o ao sol por alguns dias.

Apesar dos benefícios do caroço de abacate, saiba que consumi-lo da forma errada pode ser prejudicial. Isso porque ele possui algumas toxinas que só podem ser evitadas com um consumo adequado. Veja a seguir, portanto, três receitas para não colocar fora esse alimento e ainda se beneficiar dele de forma segura.

Receita de extrato de caroço de abacate

Uma das formas mais tradicionais de se consumir o caroço do abacate é fazendo um extrato dele. Levará sete dias para o extrato ficar pronto. Você deve consumir duas vezes ao dia, sendo a primeira pela manhã e a outra à noite. Não tome mais de um cálice por vez. Confira abaixo como fazer:

Ingredientes

  • Caroço de abacate ralado: 4 colheres de sopa;
  • Vinho branco: meio litro.

Modo de preparo

1. Misture os ingredientes em um pote que possa ser fechado.

2. Deixe na geladeira a mistura por pelo menos sete dias.

3. Beba conforme a orientação: duas vezes ao dia, apenas um cálice por vez.

Receita de chá de caroço de abacate

O chá de caroço de abacate é uma alternativa ao extrato. Essa bebida é mais saudável, uma vez que não leva álcool. Você pode usar o caroço recém tirado da fruta ou pode usá-lo cortado em vários pedaços, ralado ou em pó. O ideal é estar sem a pele, se usado em pedaços, ou em pó. Dessa maneira haverá maior absorção dos nutrientes pelo organismo e, portanto, mais saúde.

Ingredientes

  • Caroço de abacate: 1 unidade;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

1. Adicione a água e o caroço em um bule ou panela.

2. Coloque em fogo baixo e deixe ferver por pelo menos dez minutos.

3. Espere o tempo da infusão, que são mais dez minutos.

4. Coe o chá, sirva e beba. Dê preferência para os períodos da manhã, antes de comer, e da noite, antes de dormir.

Receita de farinha de caroço de abacate

A farinha é uma das opções mais versáteis para consumir o caroço de abacate, pois basta incorporá-la em sucos, em batidas ou mesmo em uma salada. O único ingrediente que você precisará é o próprio abacate. Veja abaixo como fazer.

Ingredientes

  • Caroço de abacate: 1 unidade.

Modo de preparo

1. Rale o caroço e deixe-o no sol. Cubra com um tecido estilo voil, para que seque.

2. Bata no liquidificador e peneire.

3. Armazene a farinha em um recipiente que deve ser bem fechado e conservado na geladeira. Use uma colher de sopa da farinha em bebidas energéticas, sobre a salada ou outros tipos de alimento.

Como você pode ver, os benefícios do caroço de abacate são indispensáveis. Se você costumava colocá-lo fora, agora pode, portanto, mudar esse hábito. É bastante simples aproveitar essa parte da fruta, e, uma vez que você já aprendeu como fazer isso, não precisa mais desperdiçá-la. Além de ganhar em saúde, você pratica o consumo consciente.

Veja no vídeo abaixo algumas informações a mais sobre o caroço do abacate:

Fonte: GSRJ

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

Remédio natural cura mulher com câncer no útero!

Saiba que beber água nas refeições e junto delas faz mal!