cebola para tratar enfermidades

12 formas de usar a cebola para tratar enfermidades

A cebola é um ótimo remédio caseiro para doenças comuns. Veja como utilizá-la.

Publicidade

Além de ser um ótimo ingrediente para dar mais sabor a diversos pratos, outra propriedade da cebola é tratar enfermidades. Seu alto teor de enxofre fornece ação antisséptica e antibiótica. Também ajuda no combate aos radicais livres, que são os grandes estimuladores do desenvolvimento do câncer.

A cebola também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, sanar vômitos, tratar diabetes, colesterol, artrite e problemas respiratórios. A comprovação da sua eficácia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, especialmente quando se trata do alívio de problemas respiratórios.

Veja também: 10 Propriedades do gengibre para beneficiar a saúde

Veja maneiras de usar a cebola para tratar enfermidades:

1. Aliviar cólica de bebês

Cozinhe uma cebola picada com um pouco de água e deixe esfriar. Depois coe de dê uma colher de chá para o bebê a cada hora até perceber que a cólica aliviou. A cebola irá relaxar os músculos, fortalecer o estômago e regular a digestão.

Publicidade

2. Aliviar a congestão no peito

Faça uma pasta de cebola, esmagando uma unidade e colocando um pouco de óleo de coco. Essa mistura desse ser passada no peito de quem está congestionado, cobrindo com um pano de louça. Funcionará como um antibiótico, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, o vapor liberado pela cebola agirá como expectorante.

3. Reduzir queda de cabelo

Coloque uma cebola para ferver em um pouco de água. Quando estiver morna, use para lavar os cabelos antes de aplicar o xampu. As propriedades microbianas e antioxidantes da cebola vão ajudar a parar a queda excessiva e estimular o crescimento de fios mais fortes.

4. Aliviar a tosse

Descasque uma cebola e corte-a ao meio. Coloque uma colher de açúcar mascavo em cada fatia e deixe coberto por 1 hora. Coma duas vezes ao dia para aliviar a tosse. O enxofre da cebola fará agir suas propriedades antibacterianas que irão combater os micróbios que causam a tosse.

5. Tratar queimaduras leves

Corte uma cebola ao meio e passe sobre a queimadura para evitar que infeccione. Seus compostos irão também acelerar a regeneração da pele e reduzir os sintomas da queimadura, como ardência e vermelhidão.

Publicidade

6. Limpar as toxinas do corpo

Corte uma cebola em fatias finas, embeba em óleo de coco e coloque na planta dos pés, cobrindo com um plástico e depois com uma meia, antes de dormir. Durante a noite a cebola agirá na limpeza do organismo, eliminando as toxinas e bactérias.

7. Parar o vômito

Esprema uma cebola para extrair seu suco e coloque em um pote bem limpo e fechado. Faça chá de hortelã e reserve também. Tome duas colheres de chá do suco de cebola e depois de cinco minutos tome duas colheres de chá de hortelã. Repita até aliviar a vontade de vomitar.

8. Aliviar dor de garganta

Lave bem a casca de uma cebola e coloque para ferver em água por alguns minutos. Quando estiver morna, faça gargarejo com a água para obter os benefícios do seu efeito anti-inflamatório na redução da dor e da inflamação na garganta. Pode também misturar um pouco de mel e limão na água para melhorar o gosto e aproveitar seus benefícios.

Publicidade

9. Melhorar infecção de ouvido

Corte uma cebola e coloque-a dentro de uma meia bem limpa e fina. Segure sobre a orelha até que a dor de ouvido alivie.

10. Tratar cortes

Coloque um pedaço de cebola sobre o corte e ela agirá como antisséptico, ajudará a conter o sangramento, além de atuar na cura, através de seus efeitos antibióticos e anti-inflamatórios.

11. Aliviar picada de inseto

Sobre a picada, coloque um pedaço de cebola ou um pouco de suco de cebola. As propriedades anti-inflamatórias vão ajudar a reduzir a coceira e a inflamação.

Publicidade

12. Purificar o ambiente

Coloque uma cebola cortada ao meio nos ambientes da casa, sobre um pratinho. Ela irá absorver as bactérias e vírus do ar, purificando a atmosfera.

Viu quantas coisas a cebola pode fazer pela sua saúde? Mas lembre-se que estes tratamentos não substituem a consulta médica, especialmente quando houver outros sintomas mais graves para cada doença. Use a cebola como coadjuvante no tratamento recomendado por um profissional.

Veja também: 12 Benefícios do chá de casca de cebola e como fazer

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM