,

Amei Triste

Conheça a flor de sal, nova aposta dos chefs e médicos

Nem todos sais são iguais! Conheça esse poderoso alimento, a flor de sal

Já se falou tanto sobre os benefícios da flor de sal na gastronomia, mas e na sua saúde? Sabia que ela é riquíssima em em zinco, ferro, magnésio, flúor, potássio, cobre, iodo e cobre? Além é claro, de ser um produto puro, sem químicos!

O que é a flor de sal

Ela é formada pela cristalização dos sais na superfície da água, em locais onde haja uma combinação de fatores como sol durante todo o ano, pouca chuva e muito vento.

O processo de extração é originalmente francês e muito delicado, com a retirada da camada superficial dos cristais, descartando o que entra em contato com a água.

O aumento da produção se deu com a expansão em toda a França e Portugal. Atualmente, o Brasil também é produtor, principalmente no Rio Grande do Norte.

flor-de-sal-1

Benefícios da flor de sal

Além de manter os nutrientes citados acima, o seu grau de pureza é único. Por não conter química ou qualquer aditivo, é chamado de puro sal ou caviar dos sais marinhos.

Tipos de sal

Se classifica o sal de acordo com 3 ítens: composição, processamento e grãos. Vamos conhecer alguns e compará-los à flor de sal?

 

Sal iodado 

O sal de mesa, comum, passa por muitos processos fabris, como a limpeza, refinamento, adição de iodo e outros. Por apresentar-se como um pó mais fino e ter o preço muito acessível, é largamente utilizado, porém sua falta de nutrientes e excesso de sódio são bastante prejudiciais, se não for utilizado com moderação.

Por sua vez, a flor de sal se apresenta em forma de cristais, sem processamento e rica em nutrientes, o que faz com que seu sabor seja apreciado no mundo todo.

Sal rosa

A combinação de minerais do sal rosa lhe atribui essa coloração, sendo também o modo de extração diferente da flor de sal. No caso do sal rosa, as salinas são muito antigas e regadas pelo mar.

Sal marinho

O sal marinho é qualquer sal que não passou por nenhum processamento, mas teve iodo acrescentado à sua composição.

O consumo diário de sal comum, que contém 2 gramas de sódio, segundo a OMS, não deve ultrapassar 5 gramas, mais ou menos uma colherzinha de chá. Você segue essa regra?

Para a flor de sal, pode usar 4,5 gramas por dia, pois possui apenas 450 mg de sódio por grama. Muito melhor, não é?

Pode-se inclusive fazer um sal super saudável para quem tem pressão alta, com essa receita simples e rápida!

Normalmente, a flor de sal é utilizada na alta gastronomia apenas para finalização, mas no dia a dia, bom mesmo é enriquecer nossos pratos com o sabor e os nutrientes do produto. Seja em pratos doces ou salgados, a flor de sal realça os sabores e adiciona saúde ao preparo.

Onde encontrar

Facilmente encontrado em loja de produtos naturais, grandes redes de mercado e em mercados orgânicos, pode ser comprado também pela internet, seja na versão tradicional ou temperado com ervas.

Veja o que o Dr. Lair Ribeiro tem a dizer sobre a flor de sal nesse vídeo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encontre a tal pessoa com a bênção de Deus e com estes pequenos truques!

Conheça a flor de sal, nova aposta dos chefs e médicos