, ,

Utilidades para o óleo de coco

Depois de ler sobre os benefícios e as aplicações do óleo de coco, você vai ficar dependente dele. Nós apostamos que sim, mas para isso você precisa prestar atenção neste artigo!

Enquanto viajava pela Tailândia, a Dra. Alison Chen e o seu companheiro, brincavam sobre a compra de uma plantação de coco, porque parece que tudo hoje em dia é feito a partir de coco. Confira aqui alguns exemplos:

  • farinha de coco;
  • água de coco;
  • manteiga de coco;
  • leite de coco e creme;
  • pedaços de coco;
  • óleo de coco;
  • e até mesmo molho de coco de soja (experimente, é realmente delicioso).

Para seu conhecimento, o óleo de coco (C. nucifera) pertence à família Arecaceae (Palmae) e à subfamília Cocoideae. O interior deste alimento é muito rico em ácidos graxos saudáveis. No entanto, a composição da gordura varia, dependendo do tipo e do processamento do óleo. Os ácidos graxos saturados da cadeia média são cerca de 90% do óleo de coco, com uma ligeira contribuição de ácidos graxos monoinsaturados e ácidos graxos poli-insaturados.

O que tem de bom os ácidos graxos da cadeia média?

óleo-de-coco

Os ácidos graxos de cadeia média (AGCD) são facilmente digeridos, absorvidos e utilizados pelo corpo, ao atravessar livremente a barreira sangue-cérebro. Basicamente, significa que estes ácidos podem ser utilizados pelo nosso cérebro como uma fonte de energia.

O que também é fantástico é que o óleo de coco virgem (não refinado) é barato, prontamente disponível, delicioso e completamente natural. Além disso, é também…

  • anticanceroso, sendo que evita a propagação de células de câncer e aumenta o sistema imunitário;
  • anti-inflamatório;
  • antimicrobiano/combate as infecções (bactérias, vírus, leveduras, fungos, parasitas e protozoários);
  • facilitador da absorção de nutrientes (torna mais disponíveis as vitaminas à base de gordura para o corpo – ou seja, vitamina A, D, E, K);
  • não é tóxico para os seres humanos e animais;
  • um antioxidante que protege contra a formação de radicais livres e danos.

Óleo de coco para a higiene pessoal e para o corpo

aplicar_oleo_coco

  1. Manchas de idade (também conhecidas como manchas hepáticas): aplique o óleo de coco diretamente na mancha hepática, que irá ajudá-la a desaparecer.
  2. After Shave: no ato de barbear, o óleo de coco auxilia na cura da pele, sem obstruir os poros. É ótimo para vermelhões provocados pelo barbear.
  3. Calvície: combine o óleo de coco com lavanda, alecrim, tomilho, cedro, óleo de jojoba, óleo de uva/mamona e um pouco de pimenta caiena. Depois, aplique três vezes por dia (ou antes de dormir) na área afetada pela perda de cabelo e faça uma massagem. Saiba que o óleo de coco e esses óleos essenciais oferecem suporte à regeneração celular.
  4. Esfoliante: misture óleo de coco com sal e esfregue bem por todo o corpo. Enxágue a sua pele e verifique que vai ficar super macia. Você pode adicionar óleos essenciais se gostar de um cheiro específico.
  5. Contusões: aplicado diretamente sobre a contusão, o óleo de coco melhora o processo de cicatrização, reduzindo inchaço e vermelhidão.
  6. Picadas de insetos: quando aplicado diretamente numa mordida de inseto, o óleo de coco pode parar a coceira e a sensação de queimação, bem como acelera o processo de cicatrização.
  7. Queimaduras: aplique imediatamente no local queimado e continue a aplicar até curar. Assim, você irá reduzir as chances de cicatrizes permanentes.
  8. Hidratante labial: basta esfregar um pouco nos lábios e, não só atua como um agente de amaciamento, mas também tem um FPS de cerca de 4 valores, de modo a obter um pouco de proteção solar.
  9. Dermatite seborreica infantil: se tem problemas com a pele seca do couro cabeludo do seu bebê, o óleo de coco não só irá nutrir a pele do seu bebê, mas como também ajudará a eliminar a dermatite seborreica infantil. Para isso basta esfregar uma colher de chá de óleo sobre o couro cabeludo diariamente.
  10. Caspa: o óleo de coco embebido na pele seca do couro cabeludo hidrata e alivia os sintomas da caspa. Ele também ajuda a controlar a secreção de óleo a partir do couro cabeludo, outra das principais causas da caspa.
  11. Desodorante: o óleo de coco por si só pode ser utilizado como um desodorante, mas é ainda mais eficaz em combinação com amido de milho em pó/araruta e bicarbonato de sódio.
  12. Creme muda fraldas: muito reconfortante em casos de assaduras, sem produtos químicos. Também seguro para fraldas de pano.
  13. Creme para os olhos: aplique nos olhos para reduzir o inchaço, bolsas e rugas. Use sobre as pálpebras à noite.
  14. Sabonete de lavagem facial: misture partes iguais de óleo de coco com azeite de oliva, óleo de amêndoas, óleo de abacate e óleo de rícino e use em vez do sabonete, quando lavar o rosto. Em rosto molhado, esfregue o óleo e deixe por dois minutos. Depois, lave e seque.
  15. Condicionador de cabelo/tratamento profundo: use como um condicionador de cabelo “leave-in”, aplicando uma colher de chá de óleo de coco nas pontas e, em seguida, percorrendo os dedos pelo seu cabelo para distribuir o resto.Para um tratamento mais profundo, esfregue com uma colher de sopa de óleo de coco em seu couro cabeludo seco e trabalhe suavemente até as extremidades. Coloque uma touca de banho para evitar a transferência do produto para roupa de cama e deixe atuar durante a noite.
  16. Gel de cabelo/anti-frizz: esfregue um pouco entre as palmas das mãos e friccione no cabelo (para cabelos cacheados) ou espalhe com os dedos no couro cabeludo e vá até às extremidades (para cabelo ondulado/liso).
  17. Cura: quando aplicado em arranhões e cortes, o óleo de coco forma uma camada fina e química, que protege a ferida do pó do exterior, bactérias e vírus.Este produto acelera o processo de cicatrização de feridas porque repara tecidos danificados. Além disso, ele cheira muito melhor do que qualquer artigo da farmácia.
  18. Lubrificante: é um lubrificante inteiramente natural, perfeitamente seguro para momentos prazerosos a só ou junto com sua cara-metade. Contudo, saiba que não é compatível com o látex.
  19. Removedor de maquiagem: use um cotonete e um pouco de óleo de coco. Você ficará surpreso com o quão bem ele funciona.
  20. Óleo de massagem: bastante simples, pegue num pouco de óleo e esfregue!
  21. Hidratante: simplesmente retire do frasco e aplique em todo o corpo, incluindo pescoço e rosto. Muitas vezes, as loções são à base de água e podem secar a pele ainda mais.
  22. Creme de mamilos: funciona muito bem para nutrir rachados, feridas ou mamilos secos. Aplique com uma bola de algodão e deixar em seus mamilos entre as mamadas.
  23. Tratamento antiacne: se tem propensão a pele ou a zona T oleosa, use uma quantidade do tamanho de uma ervilha de óleo e aplique debaixo da maquiagem ou isoladamente, para reduzir a estimulação da glândula da gordura. Muitas vezes, a pele propensa ao acne é realmente muito seca, o que estimula as glândulas a produzir mais óleo e a obstruir os poros.
  24. Antes de barbear: o óleo de coco irá preparar a pele para os danos causados pelo barbear.
  25. Condições de pele: este produto pode aliviar problemas de pele, tais como psoríase, dermatite e eczema.
  26. Estrias: este líquido é bom para nutrir peles danificadas. Pode não ser a solução mágica da cura de estrias, mas vai ajudar.
  27. Alívio de queimaduras solares: esfregue óleo de coco livremente na área afetada.
  28. Protetor solar: não é alto, mas o óleo de coco tem um FPS de cerca de 4 valores.
  29. Ouvidos de nadadores: misture óleo de coco com óleo de alho e coloque algumas gotas no ouvido afetado, por cerca de 10 minutos. Faça isso 2-3 vezes ao dia e, geralmente, funciona dentro de um ou dois dias.
  30. Creme de tatuagem e hidratante: o uso contínuo de óleo de coco em tatuagens irá ajudar a manter o pigmento longe do enfraquecimento. Usado em novas tatuagens, o coco irá acelerar o processo de cicatrização e diminuir a chance de infecção.
  31. Creme dental: existem inúmeras receitas por aí fora, mas basta que misture óleo de coco e bicarbonato de sódio e coloque um pouco da mistura na escova de dentes.
  32. Prevenção de rugas e antirrugas: esfregue óleo de coco em rugas e pele flácida, que ajuda a fortalecer os tecidos conectivos para trazer de volta a aparência jovem.

Óleo de coco para a saúde geral e bem-estar

tratamentos_oleo_coco

  1. Amamentação:para mães amamentando, consumir 3 metades de colher de sopa de óleo de coco diariamente, vai enriquecer a oferta de leite.
  1. Ossos e dentes: o óleo de coco ajuda na absorção de cálcio e de magnésio, que conduz a um melhor desenvolvimento de ossos e dentes.
  1. Digestão:as gorduras saturadas do óleo de coco ajudam a controlar parasitas e fungos, que causam indigestão e outros problemas relacionados com a digestão, como a síndrome do intestino irritável. A gordura no óleo de coco também ajuda na absorção de vitaminas, minerais e aminoácidos, tornando-o mais saudável.
  1. Academia: o óleo de coco tem sido comprovado na estimulação do seu metabolismo, melhorando a função da tireoide e escalando os níveis de energia. Todos fatores que ajudam a diminuir a sua gordura indesejada, enquanto aumenta a massa muscular.
  1. Apoio à insulina:melhora a secreção da insulina e a utilização da glicose no sangue, o que o torna excelente para diabéticos e não diabéticos.
  1. Função pulmonar:aumenta a fluidez da superfície das células.
  1. Náuseas:esfregue um pouco de óleo de coco no interior do pulso e no antebraço para acalmar a dor de estômago.
  1. Sangramento do nariz: o óleo de coco pode evitar o sangramento do nariz que é causado pela sensibilidade ao tempo, como o calor e o frio extremo. Esta condição ocorre quando as passagens nasais tornam-se secas, por causa do ar frio ou quente, resultando em queimaduras e rachaduras nas membranas mucosas, de modo que o sangramento acontece. Para evitar isso, coloque óleo de coco em suas narinas. Fazendo isso vai fortalecer e proteger os vasos nas passagens nasais.
  1. Saúde das gengivas: bocheche com óleo de coco, que oferece um benefício “dois em um” para sua saúde.
  2. Alivia estresse: alivie a fadiga mental através da aplicação de óleo de coco na cabeça, massageando com movimentos circulares. O aroma natural de coco é extremamente calmante, ajudando assim areduzir o seu nível de estresse.
  1. Absorção de vitaminas e de nutrientes: faz com que os nutrientes à base de gordura estejam mais disponíveis para o corpo – por exemplo,vitamina A, D, E e K.
  1. Perda de peso:as gorduras saturadas contribuem para a perda de peso e evitam ânsias descontroladas de comer.
  1. Cognição mental e produtividade:os triglicerídeos da cadeia média passam livremente a barreira sangue-cérebro e permitem que uma fonte alternativa de energia melhore a cognição.

Óleo de coco para problemas de saúde interna

óleo-de-coco

  1. Refluxo ácido/indigestão: tome após uma refeição.
  2. Fadiga adrenal e crônica
  3. Alergias:febre do feno sazonal.
  1. Alzheimer/ demência
  1. Asma:mesmo em crianças.
  1. Autismo
  1. Função intestinal: constipação, DII (doença inflamatória intestinal), infecções intestinais.
  1. Infecções brônquicas e fibrose cística
  1. Câncer:foi demonstrado que impede câncer de mama e câncer do colón.
  1. Colesterol:melhora o rácio entre o HDL (colesterol “bom”) e o LDL (“mau” colesterol), em pessoas com colesterol alto.
  1. Má circulação: Em casos de sensação de frio ou edema, especialmente nas extremidades, aplique o óleo de coco na pele, num padrão leve e circular em direção ao coração, semelhante a passar uma escova na pele seca.
  1. Constipações e gripes:atua como um agente antimicrobiano e anti-inflamatório.
  1. Depressão leve e doença cognitiva
  1. Diabetes:ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e controla os desejos.
  1. Epilepsia: conhecido por reduzir as crises epilépticas.
  1. Doença da vesícula biliar:este óleo pode ajudar a aumentar o fluxo biliar, o que pode ser útil para problemas da vesícula.
  1. Gás:este sintoma geralmente é provocado devido a um desequilíbrio nas bactérias do intestino. O óleo de coco é um leve antimicrobiano que ajuda a estabelecer a flora intestinal saudável.
  1. H. Pylori
  1. Doença cardíaca:protege as artérias da lesão.
  1. Hemorroidas: o produto pode ser aplicado externamente ou internamente, duas vezes por dia.
  1. Afrontamentos
  1. Sistema imunitário
  1. Síndrome do Intestino Irritável
  1. Icterícia
  1. Doença renal e pedras:ajuda na dissolução de pequenas pedras.
  1. Doença hepática
  1. Doença pulmonar
  1. Subnutrição
  1. Clareza mental
  1. Alívio menstrual: em relação a dor/cólicas e fluxo sanguíneo pesado.
  1. Enxaqueca
  1. Pancreatite
  1. Doença periodontal e cáries
  2. Alargamento da próstata
  1. Úlceras do estômago:ajuda a acalmar o revestimento do estômago e limita o crescimento da H. pylori.
  1. Candidíase
  1. A função da tireoide:pode ajudar a regular uma tireoide hiperativa ou hipoativa.
  1. Infecções do trato urinário e infecções da bexiga

Óleo de coco e problemas de saúde tópica

coconut-1135448__180

  1. Acne: muitas vezes, peles propensas a acne são realmente muito secas, o que estimula as glândulas a produzir mais óleo e a obstruir poros.
  2. Piolhos: aplicação tópica.
  3. Alergias/febre do feno: esfregue um pouco de óleo dentro das narinas para alívio rápido.
  4. Pé de atleta
  5. Fungos nas unhas
  6. Dor nas costas e dores musculares
  7. Furúnculos e cistos
  8. Celulite
  9. Cura circuncisão: o óleo de coco pode ajudar a cicatrização.
  10. Descongestionante:  o óleo de coco pode ser esfregado no peito e sob o nariz, quando congestionado por causa de frio ou de alergias.
  11. Infecção do ouvido: coloque algumas gotas de coco e óleo de alho dentro do ouvido, duas vezes por dia, para o alívio da dor. Além disso, combate também a infecção.
  12. Verrugas genitais: verrugas genitais, geralmente, desaparecem por conta própria depois de 2 anos, após a infecção inicial. A aplicação tópica de óleo de coco, ao longo de 6 meses, pode ser útil.
  13. A doença da gengiva, gengivite e aftas: use como um creme dental ou esfregue diretamente sobre as gengivas.
  14. Herpes:  aplique topicamente e internamente.
  15. Urticária: reduz a coceira e inchaço.
  16. Conjuntivite: aplique ao redor e no olho.

Extra: óleo de coco e animais de estimação

4 oleo de coco

É melhor verificar com o seu veterinário, mas a dose recomendada em média para animais é de 1/4 colher de chá, por cada 4,5 kg de peso corporal, duas vezes ao dia.

  1. Ajuda na cura de distúrbios digestivos: como a síndrome inflamatória intestinal e colite;
  2. Ajuda em artrite ou problemas de ligamentos
  3. Auxilia na eliminação das bolas de pelo e tosse
  4. Promove a cura: quando aplicado, topicamente, a cortes, feridas, pontos quentes, pele seca e cabelo, mordidas e picadas.
  5. Apuram-se as condições da pele: tais como eczema, alergias da pulga, dermatite de contato e prurido cutâneo.
  6. Desinfeta cortes: promove a cura da ferida.
  7. Ótimo para cães e gatos e seu bem-estar geral: basta adicionar uma colher de chá em sua taça de água, diariamente.
  8. Ajuda a prevenir ou controlar a diabetes
  9. Ajuda cães sedentários a sentirem-se enérgicos: os triglicerídeos da cadeia média (TCM) foram testados no melhoramento do metabolismo energético cerebral e na diminuição do acúmulo da proteína amiloide, que resulta em lesões cerebrais em cães mais velhos.
  10. Ajuda a reduzir o peso: aumenta a energia.
  11. Melhora a digestão e absorção de nutrientes
  12. Melhora o pelo: o revestimento torna-se elegante e brilhante, eliminando odores do cãozinho.
  13. Previne e trata de leveduras, fungos e infecções: incluindo candidíase.
  14. Reduz as reações alérgicas e melhora a saúde da pele
  15. Reduz ou elimina o mau hálito em cães
  16. Regula e equilibra a insulina e promove o funcionamento normal da tireoide

Extra: outros usos para o óleo de coco

oleo-coco

  1. Remove pastilha elástica:basta que esfregue um pouco de óleo de coco sobre a pastilha elástica, deixando atuar por cerca de 30 minutos. Em seguida, faça a pastilha rolar com a ponta do dedo e conseguirá, assim, retirá-la.
  1. Removedor de cola: só precisa que misture partes iguais de óleo de coco e de bicarbonato de sódio até formar uma pasta. Aplique e deixe atuar durante um minuto. Em seguida, esfregue com uma escova dos dentes velha ou com o lado mais áspero de uma esponja.
  1. Repelente de insetos:misture o óleo de coco com o extrato de óleo de hortelã e esfregue na pele exposta. Assim, manterá os insetos afastados.
  1. Hidratante e produto de limpeza de couro
  1. Permite olear tábuas de corte de madeira e bacias de madeira
  2. Polimento de bronze:tudo o que você tem a fazer é esfregar um pouco de óleo em uma toalha de algodão e, em seguida, limpar a estátua. Assim, estará a limpar e a aprofundar a cor do seu bronze.
  1. Polimento de móveis: este produto misturado com um pouco de suco de limão, é perfeito para polir móveis de madeira. No entanto, recomendamos que teste primeiro em uma parte muito pequena e discreta do seu mobiliário, para ter certeza de que funciona da maneira que você gostaria.
  1. Limpar tambores feitos de pele de animais
  1. Temperos na cozinha
  1. Fazer sopa:óleo de coco pode ser utilizado como uma das gorduras da sopa.

Será que falta algum uso do óleo de coco? Se você usa óleo de coco em algo que não está na lista nos avise. Partilhe conosco os seus conhecimentos!

O que achou? Deixe o seu comentário nos comentários em baixo.

11 Comentários

Deixe a sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *