in

Como preparar e usar o caldo de frango caseiro em diferentes pratos

O caldo de frango caseiro é mais saboroso, tem menos sódio e muito mais nutrientes do que os artificiais.

caldo de frango
Crédito: Pixabay

Alguns pratos ficam ainda mais saborosos quando têm um toque especial e caseiro para dar aquele gostinho extra. O caldo de frango  é um desses segredos, que promete deixar sopas, risotos, marinados e assados ainda melhores. caldo de legumesAssim como o caldo de carne e como o , é muito simples de preparar.

Receita de caldo de frango caseiro

Em uma pesquisa rápida na internet, você vai encontrar diversas opções de caldo de frango caseiro. A mais tradicional é a reproduzida a seguir, que pode ser alterada da forma que preferir. O preparo é lento, portanto só faça quando estiver com tempo.

Ingredientes

  • Frango:1 unidade inteira;
  • Água: 4 litros;
  • Salsão: 1 talo;
  • Cenoura: 1 unidade;
  • Cebola: 1 unidade picada;
  • Salsinha: 1 talo;
  • Alho-poró: 1 folha;
  • Cravo da índia: 3 unidades;
  • Louro: 1 folha;
  • Pimenta do reino: moída a gosto.

Modo de preparo

1. Corte o frango e a cenoura em pedaços e coloque em uma panela grande com a cebola e o salsão picados.

2. Cubra todos os ingredientes com a água e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar até começar a levantar fervura.

3. Diminua o fogo e deixe em fervura branda por duas horas sem tampar. Com uma escumadeira, retire e descarte as espumas que se formarem durante esse período.

4. Paralelamente, junte as folhas de salsão, de alho-poró, de louro e o talo da salsinha e amarre com um barbante. Deixe reservado.

5. Passadas as duas horas, acrescente a pimenta do reino, os cravos e o buquê de folhas e deixe cozinhar por mais duas horas. Repita o procedimento da escumadeira.

6. Finalizado esse período, desligue o fogo e coe o caldo em uma peneira. Coloque em um recipiente com tampa e armazene depois que esfriar.

Não coloque sal na receita! Lembre-se que o caldo de frango será usado para dar sabor a outros pratos que já foram temperados, portanto o acréscimo de sal pode tirar o gosto.

Em quais preparos posso usar?

Natural, sem sódio e sem corantes artificiais, o caldo de frango caseiro dá uma excelente base para alguns pratos. Basta armazena-lo em potinhos e usar aos poucos, conforme a necessidade. Para começar, ele pode substituir a água no preparo do arroz branco e emprestar seus sabores e nutrientes para pratos do dia a dia.

Da mesma forma, esse caldo pode ser acrescentado ao molho da macarronada e durante o preparo de risotos e de sopas, sempre no lugar da água. Ele também pode ser usado em molhos para saladas e até para realçar o sabor de massas, como coxinha, empada e risoles. Só tome cuidado com as combinações, pois o gosto é marcante.

Como armazenar o caldo

Dificilmente você vai usar todo o caldo de frango de uma só vez, portanto será preciso armazená-lo corretamente e congelá-lo para usar aos poucos e na quantidade que cada receita pede. Existem duas formas de fazer isso, de acordo com cada necessidade.

Curta duração

Se for utilizar o caldo em um período de até cinco dias, armazene em potes de vidro com fechamento hermético e guarde na geladeira.

Longa duração

Para usar aos poucos, distribua o caldo de frango em forminhas pequenas (como as de gelo ou potes de iogurte) e coloque no congelador. Conserve por até três meses.

Veja no vídeo abaixo mais uma dica para preparar o caldo de frango caseiro:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

origem da festa junina

Conheça qual a história e qual a origem da festa junina

pudim de geladeira

3 Formas de fazer pudim de geladeira e sem forno