Quase ninguém vive sem o celular, mas é preciso cautela

Cuidados facilitam o uso desse instrumento.

Publicidade

É praticamente impensável a vida atual sem os celulares. Esses pequenos dispositivos reuniram as funções de muitos aparelhos imensos. Um celular é um computador, uma televisão, uma câmera fotográfica, um gravador de voz, um scanner, uma agenda e um álbum de fotos.

Quem se imagina carregando tudo isso na mão e na bolsa? Sim, além de tudo, são telefones e permitem chamadas de vídeo. Para a maioria da população, esse passo foi rápido e transforma a relação com a tecnologia dos últimos 20 anos.

É por isso que o dispositivo necessita ser usado com cautela. Para suportar tantas funcionalidades, o celular necessita de componentes que podem prejudicar a saúde. O principal risco está na radiação eletromagnética emitida por esse dispositivo.

5 Cuidados com o celular

Aprenda a usar corretamente seu aparelho celular para que ele sirva a você e não você a ele:

Publicidade

1. Evite carregá-lo no bolso, muito próximo ao corpo

São muitos os relatos de acidente que envolvem a explosão de celulares. O melhor é usar uma bolsa e mantê-lo longe do corpo.

2. Mantenha cópias de segurança de seus arquivos

Celulares são ótimos, mas são máquinas e falham. A melhor maneira de usufruir de suas funcionalidades é desconfiar de todas. Faça cópias, ainda que na nuvem.

3. Procure não usar no escuro

A luz emitida pela tela do dispositivo pode prejudicar a visão.

4. Cuidado ao carregar

Usar o celular enquanto esta carregando ou deixar em tomadas próximas a produtos inflamáveis, como colchões e almofadas é arriscado.

Publicidade

5. Dormir longe do dispositivo

Mais uma vez, as ondas eletromagnéticas podem ser prejudiciais. Há alertas, inclusive de neurologistas sobre a radiação emitida pelo celular que, embora em pequenas quantidades, pode causar câncer.

Gostou dessa dica? Então compartilhe!

PODE GOSTAR TAMBÉM