Cuidado com a cereja em calda. Você pode estar sendo enganado

Você já imaginou que esta frutinha gostosa que usa para fazer sobremesas, pode na verdade ser outro alimento disfarçado?!

Publicidade

A cereja, no Brasil, é mais comum na versão em calda. É raro encontrá-la no seu estado natural porque as cerejeiras precisam de clima bem frio na maior parte do ano para serem cultivadas, o que não é o caso das terras brasileiras. Como a cereja em calda é importada, pode ser encontrada com facilidade no supermercado.

Mesmo assim, há quem queira economizar e substituir a cereja sabe pelo quê? Chuchu! Isso mesmo, o alimento que, para muitos, não tem gosto de nada, é o escolhido para se transformar em cerejas em calda.

Dificilmente você vai encontrar embalagens fechadas de cereja em calda que sejam, na verdade, chuchu. Mas por via das dúvidas, sempre confira os ingredientes no rótulo.

Esse processo de substituição é mais comum em algumas confeitarias que utilizam o ingrediente em grande quantidade.

Publicidade

Saiba identificar uma cereja de chuchu

Em primeiro lugar, uma cereja feita de chuchu não vai ter caroço. Observe se no meio da cereja existe o espaço vazio de onde foi removido o caroço. Se ela não tiver a concavidade vazia, existe uma grande chance de ser um chuchu disfarçado.

Como fazer cerejas de chuchu

Se você viu nessa polêmica uma oportunidade de receita para produzir suas próprias “cerejas”, veja como fazê-la em casa.

Ingredientes:

  • Chuchus: quantos desejar;
  • Cal virgem culinário: veja proporção de mistura na embalagem;
  • Calda de groselha: proporcional à quantidade de bolinhas;
  • Açúcar: 1 copo;
  • Licor de cereja: proporcional à quantidade de bolinhas.

Modo de preparo:

1. Escolha alguns chuchus e coloque para cozinhar até ficarem no ponto al-dente.

2. Retire a casca e, com auxílio de um boleador, cave as bolinhas no tamanho de cerejas.

Publicidade

3. Em uma panela, misture o cal virgem com água, na quantidade indicada na embalagem, e coloque todas as bolinhas. Deixe ferver. O cal é usado para deixar os alimentos firmes, porém macios.

4. Depois, coloque as bolinhas em outra panela com calda de groselha quente. Deixe em fogo baixo até as bolinhas irem para o fundo. Desligue o fogo e retire as bolinhas da calda.

5. Ainda com a calda na panela, coloque o copo de açúcar e ligue o fogo novamente para deixar ferver. Coloque as bolinhas de volta e desligue o fogo. Quando estiver frio, acrescente um pouco de licor e está pronto.

Publicidade

Que tal a dica? É claro que você não quer ser enganado, mas se as “chuchurejas” são gostosas, não há porque desperdiçar a sugestão, concorda?! Compartilhe se gostou.

PODE GOSTAR TAMBÉM