in

Aprenda a preparar o chá de babosa e desfrute dos seus benefícios

O chá de babosa fortalece a imunidade, previne o câncer e acelera o metabolismo.

chá de babosa
Crédito: Pixabay

A babosa é amplamente utilizada para fins cosméticos. Ela hidrata o cabelo e a pele até tratar queimaduras de sol e aliviar a ardência pós depilação. Nem todo mundo sabe do seu uso para fins medicinais por meio do suco ou do chá de babosa, cujas propriedades são anticancerígenas.

Apesar de não haver fontes seguras e nem comprovações cientificas que atestem as propriedades dessa planta para a saúde, não é de hoje que ela é vista como uma fonte de nutrientes riquíssima. Relatos de civilizações antigas e até da Bíblia Sagrada mencionam o uso de babosa para tratar doenças. Dizem que até Cristovão Colombo menciona a planta em seus relatos.

6 Benefícios do chá de babosa

Não é à toa que ela conquistou uma boa fama. São tantos benefícios para a saúde e a beleza que fica difícil não se render ao gel retirado das folhas da planta, que pode ser ingerido ou passado na pele. O gel contém enzimas, polissacarídeos, glicoproteínas, terpenos, glicosídeos fenólicos e fitoquímicos entre suas propriedades.

A babosa também contém 18 dos 23 ácidos que compõem as proteínas necessárias para formação de células e de tecidos, além das enzimas necessárias para o processamento dos carboidratos e das gorduras. Veja outros motivos para consumir o chá de babosa.

1. Fortalece o sistema imunológico

A presença de oligossacarídeos ajuda a combater células malignas, inclusive as cancerígenas. As propriedades antibióticas também ajudam no tratamento de gripes, de resfriados e de rinite. Além disso, a ação antiviral e bactericida dá aquele up na imunidade.

As propriedades energéticas também ajudam a diminuir o estresse, a depressão e a anemia, o que consequentemente traz mais disposição e melhora a saúde física do indivíduo.

2. Atua no sistema digestivo

Como foi dito, as enzimas presentes no gel da babosa ajudam no processamento de carboidratos, de gorduras e de proteínas no estômago, o que torna a digestão mais fácil. As propriedades anti-inflamatórias também evitam o excesso de ácido no estômago e regulam o intestino, sendo o chá de babosa uma ótima alternativa para quem sofre de prisão de ventre.

3. Ameniza a dor no corpo

Mais uma vez as propriedades anti-inflamatórias atuam de forma positiva no corpo. Elas inibem a dor devido à presença da lignina, cuja ação é semelhante à da cortisona.

4. Controla a diabetes e o colesterol

O chá de babosa ajuda a regularizar o índice glicêmico no sangue, controlando, assim, a diabetes. Além disso, equilibra os níveis de colesterol.

5. Atua como detox

Uma das propriedades mais conhecidas da babosa é a ação desintoxicante, que estimula o bom funcionamento dos rins e do fígado. É por isso que o chá é usado para tratar problemas renais, como pedra nos rins, e eliminar as toxinas a nível celular, graças à presença do ácido urônico.

6. Previne problemas cardíacos

Uma das ações da babosa é melhorar e estimular a circulação sanguínea devido à presença de vitamina C no gel, o que promove um bom funcionamento do aparelho cardiovascular.

Chá de babosa emagrece?

como preparar chá de babosa
Crédito: Pixabay

A bebida acelera o metabolismo, pois suas substâncias estimulam a circulação sanguínea, o funcionamento do coração e do metabolismo celular e a produção de energia.

As propriedades desintoxicantes da planta também ajudam quem está tentando perder peso. No entanto, é necessário conciliar a ingestão do chá com uma rotina regrada de exercícios e de alimentação equilibrada.

Como preparar o chá de babosa

O sabor e o9 cheiro da planta são marcantes, e não pelo bom motivo. Como suas propriedades e benefícios valem o gosto ruim, é recomendado preparar a bebida com limão para amenizar.

Ingredientes

  • Folha de babosa: uma unidade;
  • Suco de limão: duas colheres de sopa;
  • Água: 200 ml.

Modo de preparo

1. Lave bem a folha de babosa e faça cortes na vertical para extrair o gel. Use uma colher para tornar o processo mais fácil.

2. Coloque todo o gel em uma panela junto a água e leve ao fogo.

3. Quando começar a ferver, adicione o suco de limão e desligue. Deixe descansar por dez minutos.

4. Sirva a seguir.

O consumo máximo recomendado é até três doses diárias.

Cuidados e precauções

O chá de babosa não é recomendado para crianças, grávidas e lactantes.Pacientes que sofrem de hemorroidas, fissuras anais e inflamações no útero ou ovário também devem evitar a bebida, que pode provocar dores abdominais e diarreia.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

tipos de babosa

Tipos de babosa: entenda as diferenças e os usos das principais espécies

festa junina infantil

Como organizar uma festa junina infantil inesquecível