,

Aprenda quais são as comidas que trazem benefícios para sua faixa etária

O importante é sempre manter o equilíbrio e fazer boas escolhas alimentares

Se alimentar é imprescindível para o corpo humano funcionar perfeitamente e ter todos os nutrientes necessários. Um fator que devemos levar em conta é que a alimentação que fazemos quando jovens deve ser adaptada as nossas necessidades, conforme o tempo vai passando e atingimos idades mais avançadas. Tanto o metabolismo como todo o processo digestivo fica mais devagar.

Faixa etária 10 a 15 anos


Dos 6 anos até os 10 é um período alimentar importante, onde as crianças ampliam seu paladar testando novos sabores e começando a distinguir alimentos que gostam mais do que outros. Consomem mais carboidratos e também há um desejo maior de se comer proteína. É aconselhado que tenha pelo menos dois tubérculos diferentes no prato para se obter um bom valor nutritivo. Quando a criança entra na famosa fase do crescimento, dos 10 aos 15 anos, sua energia e disposição aumentam e um segredo é disponibilizar alimentos que em pequenas porções fornecem muitos nutrientes. Uma dica preciosa é o gergelim, que pode ser consumido puro ou adicionado a frutas e outros alimentos e é rico em cálcio.

Faixa etária dos 20 anos

Nessa idade o metabolismo está funcionando a todo vapor e isso ajuda que os jovens dessa idade não engordem, mesmo comendo alimentos não muito saudáveis. O ideal é consumir carne sem elevado teor de gordura, nozes, ovo, feijão e soja. Não pule refeições, esse hábito pode deixar o estômago mais ácido e causar gastrite.

Faixa etária dos 30 anos

A vontade de comer pode permanecer igual a dos 20 anos, mas não se engane, seu metabolismo está desacelerando. Importante começar a prestar uma atenção maior no que consome, não pular refeições e abandonar o excesso de refrigerantes e açúcares. Evite calorias desnecessárias que podem provocar gordurinhas localizadas. Alimentos fundamentais para essa fase são: amêndoa, azeite de oliva, assim como azeitona, feijão preto e proteínas. O chá verde também é uma ótima opção para ativar o processo digestivo.

Faixa etária dos 40 aos 50 anos

Quanto mais idosos ficamos, maiores são as chances de doenças relacionadas ao coração. Para as mulheres que entraram na menopausa também é importante ter mais atenção as doenças cardiovasculares. Procure consumir alimentos que tem bastante fibra e ajudam a proteger esse órgão, como: aveia, maçã, frutas cítricas, ervilha e feijão. Além de peixe e soja que possuem ômega 3 e vitaminas.
Faixa etária dos 60 aos 80 anos

Todo o efeito de sua alimentação regrada ou desbalanceada terá impacto no seu corpo e nessa faixa etária será evidente o quanto você cuidou de sua saúde. Manter uma nutrição saudável se alimentando cinco vezes por dia, de 3 em 3 horas, ajuda o metabolismo a funcionar da maneira certa. Por volta dos 80 anos o consumo de frutas e vegetais se torna ainda mais importante para reforçar o sistema imunológico.

O importante é sempre manter o equilíbrio e fazer boas escolhas alimentares. Para obter os resultados desejados é muito importante aliar a uma alimentação saudável, equilibrada, com acompanhamento médico e profissional, além da realização de atividades físicas.

Não se esqueça de compartilhar essas dicas com seus amigos. Quem sabe vocês não começam juntos um projeto de alimentação saudável? Conte pra gente os resultados aqui nos comentários.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

Recheios deliciosos para saborear wraps

Aprenda quais são as comidas que trazem benefícios para sua faixa etária