,

Amei

Como limpar corretamente sua escova de dentes

Com a escova suja, não adianta fazer uma boa escovação!

Que a boca é uma grande entrada de germes e bactérias no corpo humano, muita gente já sabe. O que alguns desconhecem é o fato de que é extremamente necessário limpar corretamente a escova de dentes, durante seu tempo de utilização. Vale a pena lembrar que não adianta escovarmos os dentes dez vezes ao dia, se nossa escova de dentes não estiver bem higienizada.

Antes de tudo, é preciso saber que todas as escovas de dentes possuem tempos úteis, ou seja, elas possuem uma validade. O tempo indicado para utilizar uma mesma escova é de três meses, aproximadamente. Esse período geralmente é suficiente para que as cerdas da escova deixem de atingir os cantos necessários da boca e percam sua qualidade de limpeza.

As escovas de dentes devem ser guardadas em ambientes livres de umidade, secos e arejados. Não é recomendado deixar a escova sem proteção, ao lado da pia em local molhado. Uma dica que os dentistas dão é proteger a escova com capinhas protetoras para a parte superior. Lembrando que essas capinhas também devem ser higienizadas.

A melhor forma de higienizar a sua escova:

Apesar de a maioria das pessoas utilizarem apenas água corrente para limpar suas escovas após o uso, isso não é suficiente para mantê-las higienizadas. A dica é deixá-la mergulhada em enxaguante bucal por aproximadamente 15 minutos. Isso pode ser feito todos os dias. Nunca se esqueça de secar sua escova após o uso, para não guardá-la molhada, evitando umidade desnecessária.

Confira abaixo outras dicas de especialistas para manter a qualidade e higiene da sua escova:

1. Jamais compartilhe sua escova com outra pessoa. Esse é um objeto de uso pessoal e intransferível. Ao usar a escova de dentes de outras pessoas, acontece a troca de bactérias e vírus, deixando o organismo expostos às infecções.

2. Não deixe sua escova em balcões próximos ao vaso sanitário. Quando damos descarga, diversos micro-organismos são lançados em todo o ambiente próximo. Ninguém deseja sua escova suja de coliformes fecais, correto?

3. Esqueça a ideia de guardar a sua escova e a do seu amor juntinhas. Quando acumulamos escovas de dentes juntas em um mesmo local ou recipiente, existe a transferência de bactérias e vírus de uma para a outra, principalmente se houver contato entre as cerdas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como higienizar corretamente sua escova de dentes, que tal compartilhar essa informação com outras pessoas? Além disso, esperamos seu comentário a respeito dessa matéria.

Veja o vídeo abaixo com várias dicas de como cuidar corretamente da saúde bucal:

Compartilhe essa dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que faz bem comer chuchu?

Como limpar corretamente sua escova de dentes