Programa de computador pode prever a morte

Pesquisadores estão desenvolvendo sistema informático capaz de auxiliar o diagnóstico médico e prever as reações do corpo

Publicidade

Um algoritmo, fórmula de programação de computadores, está sendo desenvolvido por australianos e portugueses, com objetivo de prever se os pacientes hospitalizados estão próximos da morte.

Segundo os pesquisadores, os testes têm alcançado um nível de acerto nos diagnósticos de 69%.

Mas a ideia não é substituir a avaliação médica. O objetivo é funcionar como um meio auxiliar. Segundo o planejamento, pretende-se construir biomarcadores capazes de detectar, por exemplo, um infarto antes que surjam os sintomas aparentes.

Como estão desenvolvendo o sistema?

A técnica utilizada já existe, chama-se deep learning (aprendizagem profunda, em português). A máquina cria padrões a partir de uma enorme quantidade de informações fornecida pelos programadores.

Publicidade

Nesse caso, as informações são dados médicos, que serão inseridos no programa para que ele consiga fazer o diagnóstico.

A vantagem do uso de computador é a rapidez de análise e apresentação de alternativas. Em testes, foi possível obter 16 mil biomarcadores a partir de 48 tomografias de uma mesma pessoa.

Os pesquisadores acreditam que será possível prever o surgimento de doenças crônicas antes que elas se instalem no corpo.

PODE GOSTAR TAMBÉM