,

De cor são os seus olhos?

E se lhe disséssemos que os seus olhos azuis ou verdes são castanhos?

De cor são os seus olhos? Azuis, verdes, castanhos, cinza? E se lhe dissermos que, em boa verdade, todos os olhos são marrons? Essa é uma notícia compartilhada pela CNN, que garante que cor dos olhos é só uma e é marrom.

Você dirá que conhece pessoas com os olhos cor de avelã, outras com íris verdes como os oceanos, e outras ainda com olhos azuis da cor do céu. Mas na verdade, o que nos vemos, e o que dita que olhos não sejam iguais, são várias tonalidades de uma mesma cor. Cor essa que é o marrom. Ou a percepção que temos e que identificamos como marrom.

A pigmentação da íris é marrom, e por isso os olhos são todos marrons

A melanina contida nos olhos é composta por um pigmento castanho escuro. Isso quer dizer que esse é o pigmento que temos em nossas íris, e que por isso será correto afirmar que, de certa forma, todos os olhos são castanhos.

Quanta mais melanina tiverem os nossos olhos, mais pigmentados eles ficam, e mais vão poder absorver a luz visível. Isso faz com que fiquem bem castanhos. Se os olhos não tiverem tanta melanina, vão reter menos luz, e isso faz com que as tonalidades verdes sobressaiam. Portanto, aqueles que têm uma concentração de melanina menor ganham uma tonalidade azulada, por essa mesma razão. Por isso é que bebês quando nascem têm os olhos mais azulados, porque a melanina da íris ainda não foi desenvolvida.

Este mecanismo de coloração é similar ao que acontece com a plumagem dos pássaros. Muitos são capazes de alterar as cores das penas, produzindo pequenas mudanças na nano estrutura das penas. Quando o espaço entre as partículas muda de tamanho isso vai alterar a forma como a luz é absorvida. Se o espaço for maior, as penas adquirem um tom avermelhado, se for menor, azulado.

A nossa percepção sobre as cores dos olhos não é afetada por essa descoberta

Podemos então dizer que a íris é mentirosa, porque a forma como o nosso cérebro lê as cores altera consoante a incidência da luz. Nada disso, porém, vai afetar a nossa percepção e o modo como vemos as cores. Por isso, se você possui uns muito gabados olhos azuis, não deixe que ninguém lhe diga que são marrons. Eles são percepcionados por nós, efetivamente, como sendo azuis. E dizer que alguém aparenta uns bonitos olhos verdes que de verdade são marrons não faz muito sentido.

Quer saber mais sobre as cores dos olhos? Assista a esse vídeo:

2 Comentários

Deixe a sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *