in

Como fazer uma dieta detox para perder peso e desinchar

De tempos em tempos convém desintoxicar o corpo, não apenas para ajudar no emagrecimento, mas também para evitar doenças.

como fazer uma dieta detox
Crédito: Freepik

Quem nunca já procurou ou fez um detox? Você com certeza já teve a fase do suco para perder barriga ou de jantar apenas sopa com o intuito de perder uns quilinhos. Mas dieta detox é muito mais do que isso.

Desintoxicar o corpo é importante para melhorar uma série de funções vitais do organismo. Além disso, pode ajudar você a se prevenir de doenças, fortalecendo seu sistema imunológico e reduzindo toxinas em órgãos como o fígado e os rins.

E o período de dieta não vale apenas para se livrar dos males do excessos do final de semana ou da época de festas. Também é necessário para remover do sangue substâncias perigosas presentes nos alimentos de consumo diário, como agrotóxicos, conservantes, gorduras saturadas, sal e açúcar a mais, entre outros.

Por isso veja como fazer uma dieta detox corretamente e quais os muitos benefícios de seguir esse tipo de plano alimentar.

O que é dieta detox?

Na verdade, existem vários tipos de dieta desintoxicante: para desinchar, para eliminar toxinas após exageros, para aliviar fígado gordo, para emagrecer, funcional, para diminuir gordura visceral e muitos mais. Tudo depende do seu objetivo.

Mas normalmente, é um plano que visa eliminar algo do seu organismo para purificá-lo e deixá-lo apto para voltar à rotina. Portanto, esse tipo de plano é temporário, podendo durar apenas um dia e até semanas.

Você pode fazer a sua própria dieta, com sucos para emagrecer

e ingestão de determinados alimentos saudáveis, ou optar por detox sintéticos, como fármacos à venda em hipermercados e lojas especializadas.

Os preparados detox apresentam-se como bebidas mágicas que prometem milagres para o seu corpo. Mas a verdade é que eles podem ser perigosos para a sua saúde. O melhor mesmo é optar por seguir uma dieta natural, com frutas, verduras e legumes como base.

Benefícios da dieta detox

benefícios da dieta detox
Crédito: Pixabay

Os benefícios de seguir uma dieta detox de 1 dia ou de uma semana são muitos. Como a mudança alimentar é um corte radical, você sente os efeitos muito rapidamente. Podendo se beneficiar de diversos fatores, como:

1. Desintoxicação do sangue

A partir do momento que você interrompe a ingestão de carboidratos e gorduras, e passa por um período de 24 horas priorizando alimentos que reidratem o organismo, o seu corpo excreta diversas toxinas. Isso faz com que o seu sistema imunológico melhore imediatamente.

Não é à toa que, quando você fica doente, uma das primeiras coisas que o médico pede para mudar é a dieta. Os alimentos utilizados na dieta detox são também ricos em vitamina C, que atua diretamente na vasodilatação, fazendo com que artérias e veias não fiquem entupidas.

Isso faz com que o acúmulo de gordura no sangue diminua, melhorando inclusive os níveis de colesterol. A vitamina é ainda um potente antioxidante, que protege o corpo dos radicais livres, moléculas nocivas e outros microrganismos.

2. Aparência mais saudável

O detox melhora você de dentro para fora. Ou seja, é normal que após uns dias de dieta você note que seu cabelo está mais forte e brilhoso. As unhas também podem ficar mais resistentes. Isso porque a absorção nos intestinos funciona de forma mais eficaz e você acaba por ter mais vitaminas e minerais na corrente sanguínea.

Não quer dizer que vá resolver a calvice, mas pode com certeza ser bom no tratamento de doenças crônicas como a alopecia.

Por causa do alto consumo de vitaminas, a sua pele pode apresentar melhoras. A função adstringente da dieta faz com que processos inflamatórios como a acne diminuam.

3. Desincha e emagrece

Um dos melhores benefícios de fazer uma dieta detox é a sensação de leveza e bem-estar que ela proporciona. Com o seu intestino funcionando direitinho, não fica nada para trás e o efeito diurético da dieta faz com que você desinche rapidinho. Claro que isso resultará na balança, já que os líquidos também pesam!

Porém não pense que é apenas por isso que emagrece. A dieta detox provoca um estado de cetose no corpo. O processo ocorre quando as células se alimentam de corpos cetogênicos, em vez de glicose. Quando você se alimenta de fontes pobres em energia, há pouca glicose no sangue.

Então, o corpo prefere utilizar os corpos cetogênicos para fornecer energia ao cérebro e demais órgãos. Isso também ocorre durante o jejum intermitente. Essas moléculas nada mais são do resultados de tecido adiposo fornecido pelo fígado.

Mas atenção, para funcionar, você deve repetir a dieta detox duas vezes por mês por um período de pelo menos 48 horas. Assim você garante o efeito da cetose. Todavida, entre os períodos de desintoxicação, não vale comer qualquer besteira!

4. Melhora o fígado e o cólon

detox para fígado gordo
Crédito: Pixabay

Fazer dieta detox para fígado gordo ou problemas de cólon é sempre boa ideia. Como a dieta provoca a cetose, ajuda o fígado a queimar a gordura mais rapidamente. E ataca justamente a pior das gorduras primeiro, aquela visceral, que fica no abdômen.

Porque elimina as toxinas, torna o cólon um ambiente muito mais otimizado para absorver os nutrientes necessários, diminuindo problemas e irritabilidade. Isso pode reduzir quadros de gastroenterite e outros males do sistema gastrointestinal.

Se você sofre de prisão de ventre também é bom, pois as dietas desintoxicantes fazem com que você ingira muitos líquidos e fibras. A maior parte das prisões de ventre são causadas por causa da pouca ingestão de água, necessária para amolecer as fezes e fazê-las passar até o reto.

Por consequência, você diminui consideravelmente as chances de ter câncer nesses órgãos, porque acaba por evitar que eles sofram com constantes inflamações e criem tecido cicatricial fibroso.

Como desintoxicar o corpo?

Com tantos benefícios, dá vontade de fazer uma dieta detox agorinha! E, verdade seja dita, você pode fazer isso de formas muito simples. Pode optar por passar um dia inteiro bebendo água à vontade e nos horários das refeições beber sucos naturais e sopas de legumes.

Alguns legumes e vegetais podem ser introduzidos também em sucos, como a couve e o aipo. Eles tem tão poucas calorias que você gasta mais para queimá-los do que o consumido. São extremamente adstringentes e eficientes, limpando o organismo em poucas horas.

Agora, se você quer fazer isso diariamente, ou seja, todos os dias ter um momento de limpeza do organismo, pode optar por uma água detox. Em jejum, beba água morna com limão, para alcalinizar o corpo. Pode fazer isso sempre, 30 minutos antes do café da manhã ou de qualquer medicamento que tome regularmente.

Outra opção é o detox noturno. Antes de dormir, pode beber uma combinação de chás, que vão ajudar no seu sono e manter o seu fígado e intestinos trabalhando durante a noite.

Se pegou pesado demais no final de semana ou em períodos de festa, pode optar por algo mais radical, como um suco verde detox ou um cardápio para dois ou três dias. Todavia, pegue leve e converse com um médico antes de fazer uma dieta mais prolongada. O seu corpo pode sofrer algumas alterações e efeitos colaterais desagradáveis.

Receitas de suco detox

Aprenda abaixo a fazer diversos sucos e até uma água detox para desinchar em 24 horas!

Suchá de melancia e chá verde

A melancia é um excelente alimento para incluir nos processos de limpeza do corpo. Ela é rica em arginina e citrulina, aminoácidos que atuam no coração. Além disso, combinada com o chá verde, ela favorece o funcionamento dos rins.

Para fazer os suchá, veja o que vai precisar!

Ingredientes

  • Melancia em cubos: 1 copo cheio;
  • Gengibre picado: 1 colher de sopa;
  • Chá verde: 250 ml já preparado e gelado.

Modo de preparo

1. Bata tudo em um liquidificador e beba em seguida!

Água para desinchar

água para desinchar rápido
Crédito: Pexels

Se o seu objetivo é reduzir medidas e queimar gorduras, essa água é a solução. Ela desincha e emagrece em pouco tempo. E você pode bebê-la diariamente!

Ingredientes

  • Água: 2 litros;
  • Limão: 1 cortado em rodelo;
  • Pepino: 1/3 cortado em rodelas;
  • Hortelã: 5 folhas;
  • Gengibre: 5 cm ralado.

Modo de preparo

1. Junte os ingredientes em uma jarra e mexa;

2. Deixe-a em repouso por duas horas;

3. Coe e beba ao longo do dia, em vez da água normal.

Suco verde bomba

Muita gente faz o suco verde de forma errada. O erro mais comum da maioria é colocar várias frutas no mesmo suco verde. Enquanto que o ideal é ter apenas uma! Veja abaixo qual a melhor forma de fazer o famoso suco!

Ingredientes

  • Couve: 2 folhas;
  • Limão: suco de 2 limões;
  • Gengibre: 2 cm ralado;
  • Pimenta: uma pitada;
  • Água: 1 copo.

Modo de preparo

1. Basta bater tudo no liquidificador, coar e beber. Faça isso em jejum, de preferência.

Cardápio da dieta detox

cardápio dieta detox
Crédito: Unsplash

Confira abaixo uma sugestão eficiente de cardápio para você! Você pode segui-lo por um ou dois dias. Nesse período, o seu corpo irá eliminar uma série de componentes tóxicos até estabilizar novamente.

Mas cuidado com o prolongamento desse tipo de dieta. A longo prazo, ela pode fazer mal, pois é pobre em carboidratos e proteínas. Contudo, se quiser seguir uma dieta detox de uma semana, intercale refeições normais com sucos detox.

Café da manhã

É o período mais crucial, pois você está de jejum. Por isso, tenha atenção aos alimentos, prefira frutas orgânicas e ingredientes naturais.

Taça proteica de ameixa e quinoa

Essa receita é rica em proteínas, fósforo e fibras. É ainda um poderoso laxativo!

Ingredientes

  • Quinoa: 1/2 xícara;
  • Ameixas picadas: 1/3 xícara;
  • Gengibre ralado: 1 colher de chá;
  • Óleo de linhaça: 1 colher de sopa;
  • Água: 1 xícara;
  • Noz-moscada: 1 pitada;
  • Leite de arroz: 1/4 xícara.

Modo de preparo

1. Misture todos os ingredientes com exceção das ameixas, leite de arroz e do óleo de linhaça;

2. Leve a mistura ao fogo até entrar em ebulição;

3. Reduza a temperatura e tape a panela;

4. Cozinhe por 10 minutos e depois acrescente o leite e as ameixas;

5. Coza durante mais 5 minutos.

Lanche entre as refeições

Para saciar a fome e evitar que você fique muitas horas sem comer, afinal, na dieta você ingere poucas calorias. Então é preciso reforçar de alguma forma. Veja algumas opções para não ficar de estômago vazio!

Sucos detox de limão, abacaxi e romã

suco detox de abacaxi
Crédito: Freepik

Além de hidratar, é uma delícia! O abacaxi com limão é leve e cítrico e dá um boost de vitamina C no seu organismo.

Ingredientes

  • Limão: 1 unidade;
  • Abacaxi: 3/4 xícara de suco;
  • Romã: 1 xícara de suco;
  • Água: 3 xícaras.

Modo de preparo

1. Misture todos os ingredientes e mexa muito bem;

2. A mistura vai render 4 porções para serem consumidas durante o dia.

Suco de limão, pepino, gengibre e couve

Não é fã de abacaxi? Pode fazer um suco mais leve com couve e gengibre. O pepino também é muito eficiente no detox muscular, pois é rico em potássio e magnésio e contribui para o anabolismo, ganho de massa magra através da contração muscular.

Ingredientes

  • Abacaxi: 1/2 xícara;
  • Limão: 1/2 espremido;
  • Hortelã: 1/2 xícara;
  • Pepinos: 2 unidades;
  • Couve: 1 folha;
  • Gengibre: 5 cm.

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador;

2. Misture bem e sirva.

Almoço

Nem sempre é fácil abrir mão de comer comida. Mas se você estiver em uma dieta dos sucos, beber uma batida no almoço vai dar uma sensação de saciedade que nem imagina.

Batido de frutas

Essa receita vai melhorar o sistema imunológico e o funcionamento do fígado. Vai também ajudar a estimular o cérebro e a concentração, fornecendo energia para o organismo.

Ingredientes

  • Mirtilos congelados: 1/4 xícara;
  • Banana: 1/4 xícara;
  • Leite de amêndoa: 1/2 xícara;
  • Gelo: 1/2 xícara;
  • Sementes de chia: 1 colher de sopa.

Modo de preparo

1. Com ajuda de um liquidificador bata todos os ingredientes;

2. Despeje num copo alto e faça bom proveito.

Jantar

No jantar, nada é mais reconfortante que uma sopa. Caldos e sopas são ótimos para o período da noite, pois são menos calóricos que os sucos e tem a digestão muito facilitada. Assim você dorme muito mais tranquilo e acorda revigorado.

Caldo de legumes

sopa detox para jantar
Crédito: Pixabay

Esse caldo é um desintoxicante muito potente. Muitos dos seus componentes dão uma ajuda para o fluxo da bílis e para o trato intestinal.

Ingredientes

  • Repolho picado: 1 unidade;
  • Água: 2 litros;
  • Páprica: 2 colheres de sopa;
  • Erva-doce picada: 1 talo;
  • Aipo picado: 2 talos;
  • Cebolas vermelhas picadas: 2 unidades;
  • Sementes de cominho: 2 colheres de chá;
  • Sal: 2 colheres de chá;
  • Pimenta: a gosto;
  • Cogumelos shitake: 1 xícara;
  • Salsa picada: 1/2 xícara;
  • Dentes de alho picados: 4 unidades;
  • Orégano fresco picado: 2 colheres de sopa.

Modo de preparo

1. Misture todos os elementos menos a salsa;

2. Leve a ferver e depois reduza a temperatura;

3. Deixe o caldo cozinhar durante 60 minutos;

4. Ao servir salpique com a salsa picada.

O que não comer em uma dieta detox?

Durante um período de desintoxicação do organismo, convém evitar uma série de alimentos que podem causar males, como bebidas alcoólicas e doces. Além deles, é bom manter distância de carboidratos, fast food e alimentos industrializados.

Prefira um plano alimentar livre de gorduras e mais natural e orgânico possível. Evite também cozinhar demais os alimentos ou pôr-los no micro-ondas. Beba muita água durante a dieta e não se esqueça de usar o banheiro, pois um dos principais efeitos do detox é o diurético.

Para fazer uma dieta detox barata, procure ir à feira do seu bairro. Lá você encontrará produtos biológicos e frescos com baixo custo.

Perigos do detox

perigos do detox
Crédito: Freepik

Para fazer uma dieta com base em receitas detox é preciso muito cuidado. Um regime alimentar assim, que não contemple tudo aquilo de que o seu corpo necessita, pode deixar a saúde do seu organismo em risco. A falta de alguns alimentos pode, por exemplo, levar você a sentir cansaço, desidratação, enjoo e tontura.

O corpo humano é uma máquina construída com precisão, e tem a capacidade de se autodesintoxicar. Há pelo menos três órgãos que têm um papel fundamental para que isso aconteça: o cólon, os rins e o fígado.

O cólon elimina as toxinas antes que façam danos em você. Os rins filtram o sangue e através da urina mandam embora as toxinas. O fígado atua como uma barreira que não deixa com que as toxinas se infiltrem no sangue.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

Trabalhador pode receber um abono salarial de R$ 3.284 – Notícia Falsa

Suas esponjas vão para o lixo? Veja 10 formas de reutilizá-las