É difícil ser gordinha no mundo de hoje

Veja o depoimento de alguém que sofre com o sobrepeso diariamente

Publicidade

Uma contradição muito forte toma conta da população mundial atualmente: Mais da metade dessa população está acima do peso, mas o mundo ainda exige um padrão de beleza, principalmente das mulheres.

Muitas pessoas sofrem com o sobrepeso e, acontecimentos do dia a dia que deveriam ser comuns, acabam se tornando difíceis ou vergonhosos para elas.

Juliana Romano é um exemplo dessas pessoas. Ela se intitula como uma “gordinha, de cílios longos e pernas curtas”, e sabe exatamente o que é passar por situações que acabam se tornando constrangedoras.

Em seu site pessoal, Juliana descreveu 12 acontecimentos que a envolveram durante uma viagem e nós viemos mostrar para você, para que todos possamos refletir, o quanto o mundo é injusto com quem não se encaixa nos padrões de beleza.

Publicidade

Vamos conhecer essas 12 situações?

Poltronas de avião

Viajar de avião deveria ser uma viagem confortável, mas isso não acontece para pessoas que estão acima do peso. As poltronas são pequenas e muitas vezes o quadril não encaixa entre os braços da cadeira.

A solução é simples: fazer poltronas mais largas e confortáveis para todos os tipos de pessoas.

Banheiros públicos.

O maior problema dos banheiros públicos é que, ou você fica lá dentro, ou você fecha a porta. A ideia dos banheiros público é tão horrível, que a porta praticamente encosta no vaso sanitário, fazendo com que qualquer pessoa precise ficar espremida para fechar a porta.

Catracas

Esse questionamento não é relacionado apenas a vergonha de ficar presa nas catracas, em especial as de ônibus. Mas é também dolorido ter que se apertar para passar entre elas. É um espaço pequeno e muitas pessoas ainda ficam com raiva porque você está demorando muito para passar.

Publicidade

Lembrando que catracas não são difíceis apenas para pessoas acima do peso, mas para qualquer pessoa. Basta estar com uma mochilinha nas costas, que já se torna uma tarefa quase impossível de cumprir.

Assentos de metrô

Os assentos do metrô geralmente são divididos por elevações e, por isso, é irritante não caber em um único assento e ter que chegar em casa com o bumbum dolorido com as divisórias.

Não se sabe de quem foi a ideia de dividir os assentos com elevações, mas é detestável. Porque, além de não garantir o espaço pessoal dentro do metrô, ainda humilha as pessoas que sofrem com o sobrepeso.

Publicidade

Provadores de roupa

Para que criar um espaço que praticamente não cabe nem uma pessoa nua, imagine uma pessoa cheia de roupas para provar?

Para qualquer lado que você se vire, encosta em todas as paredes.

Espelhos que emagrecem

Qual a real utilidade de se ter um espelho que emagrece dentro de um provador? Fazer com que você se sinta mais magra para usar uma roupa da loja?

Publicidade

Isso é muito absurdo de pensar. É como se você fosse obrigada a ser magra para poder se sentir bem. O certo é colocar um espelho que mostre como você realmente é, para que se sinta bem de verdade com a roupa que você preferir.

Cadeiras com braços

Porque as pessoas fazem cadeiras com braços? Nós entendemos que é confortável se apoiar em algum lugar, mas geralmente nessas cadeiras não cabem todos os tipos de pessoas.

É necessário retirar os braços das cadeiras, ou criá-las mais largas, para que todos os bumbuns possam entrar sem problemas.

Publicidade

Roupas até tamanho 50

Por que uma marca se intitula plus size se ela só fabrica roupas até o número 50? Se pensarmos em tamanho, pessoas que não são consideradas tamanho plus size usam 44/46.

Então roupas plus size só podem ir do 48 ao 50? Se uma marca se propõe a fazer roupas para gordos, então tem que fazer roupas com tamanhos para gordos e não roupas com limite de tamanho.

O tamanho plus

O título plus size, por si só, já pode ser uma forma de preconceito. Muitas pessoas quando mencionam o tamanho plus size falam daquele tipo de roupa como algo “especial” ou fora do comum.

Publicidade

Quando dizemos que uma mulher usa roupas plus size, é como se dissermos que ela não faz parte da moda tradicional.

Sapatos para pés finos

É frustrante chegar em uma sapataria e provar uma sandália que deixa seus dedos para fora ou um sapato que não entra no seu pé gordinho.

A irracionalidade disso está no fato de que mulheres altas também têm os pés bem maiores que o normal, independente de serem magras ou gordas.

Publicidade

Cadeiras fracas

Você sabia que a maioria dessas cadeiras vendidas no mercado só aguenta até 100kg? Imagine você, uma pessoa que sofre com o sobrepeso, pesando mais de 100kg e querendo se sentar?

O resultado seria trágico. A cena seria uma cadeira quebrada e você caída com o bumbum no chão. Até porque existem homens, grandes, que pesam mais de 100kg e não são necessariamente gordos.

De nada adianta fabricar cadeiras bonitas se elas não servem para metade da população mundial.

Publicidade

Corredores e portas apertados

Você já sentiu a sensação de passar por uma porta ou por um corredor meio de ladinho, para não se bater? Você acredita que atualmente as portas são menores do que as de antigamente? Em um mundo em que a população vem sofrendo cada vez mais de sobrepeso, as portas estão sendo construídas em tamanho menor.

As pessoas devem pensar mais nos outros, e não fazer com que os gordinhos se sintam mal ou passem vergonha em determinadas situações.

O que você pensa sobre esse assunto? Já passou por alguma situação desse tipo? Conte-nos sua experiência através dos comentários e lembre-se de compartilhar esse artigo com suas amigas.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM