Formiga causa doença

Formiga causa doença: se vir alguma passar por cima do alimento, não coma!

As formigas são mais perigosas e trazem mais sujeira do que você julga!

Publicidade

Com certeza, você já viu formigas atacando comida. Já alguma vez abriu o recipiente dos biscoitos e ele estava tomado por este bichinho? Isso é um problema frequente da cozinha (aliás, da casa inteira), pois elas mal veem migalhas espalhadas e atacam! Você até pode minimizar a importância de uma pequena formiga em cima de um pedaço de pão, mas talvez não o deva fazer, já que formiga causa doença!

Curiosidades sobre as formigas

As formigas estão por todo o lado! Acredita-se que elas sejam cerca de dez quatrilhões em todo o mundo. E, as espécies, são mais ou menos, 12 585. Haja formiga! Elas adaptam-se facilmente e são 15% a 20% da total biomassa animal terrestre existente. Além disso, julga-se que estejam no planeta há mais de 100 milhões de anos. Estão aqui por muito mais tempo que nós, que existimos há “somente” 195 mil anos.

Por onde elas circulam?

Estes singelos animais circulam em cima de lixeira, fezes, lesões, animais decompostos, entre outros locais nada asseados. Daí que negligenciar a sua presença na comida não é certo! Por elas passarem por lugares sujos, levam com elas microrganismos patogênicos como fungos, vírus e bactérias. Logo, este inseto é capaz de transportar doenças infecciosas, que provocam diarreia, tuberculose, lepra, gripe, vômito, intoxicações alimentares e verminoses.

O que revelam as investigações sobre este inseto?

De acordo com uma pesquisa da Revista de Saúde e Biologia – SaBios – estes animais levam em suas patas diversas bactérias, e para facilitar seu trabalho de contaminação, percorrem a distância de 3 centímetros em apenas 1 segundo. Estes investigadores, em espaços hospitalares, encontraram nas patas das formigas patogênicos de sete tipos.

Publicidade

Segundo ainda mais uma pesquisa divulgada, no ano de 2010, na Neotropical Entomology, as formigas conseguem estar relacionados com outro gênero de problemas que existem em hospitais. Falamos de feridas cutâneas, rejeição e irritações. Além disso, eles são capazes de adulterar resultados de laboratório, pois passam por cima das amostras que estão sendo estudadas em uma determinada pesquisa, e acabam por alterar os estudos devido aos diversos tipos de sujeira que elas carregam.

Formiga causa doença!

Não é nem um pouco indicado (muito pelo contrário) que uma pessoa ingira comida por onde tenha andado uma formiga. A verdade é que nem sempre levamos a sério a sua presença. Isto por que muita gente não sabe que elas podem ser mais perigosas do que as baratas.

Formiga vs Barata

Cada vez que falece uma barata, é a formiga que remove os restos do seu corpo. Nas palavras de uma dissertação de tese de mestrado da USP, existe na formiga enterobactérias e Salmonella aureus, o que certifica a má influência deste animal na garantia de higiene da comida.

Quanto existe um espaço com muito calor, é provável que as formigas se reproduzam facilmente, já que gostam de temperaturas altas. Assim, não será fácil fazê-las desaparecer!

Publicidade

No entanto, não havendo infestação, consegue-se contornar a questão ao proteger a comida, eliminar as migalhas e limpar com sabão e detergente os lugares por onde elas caminharam. No caso de elas persistirem, recomendamos que recorra a serviços profissionais de desinfestação.

Quem diria que a formiga, tão pequenina, poderia ser tão perigosa, não é mesmo?

Compartilhe essa dica com todos, para que possam manter os alimentos cada vez mais protegidos do ataque das formigas!

Publicidade

Veja também: Formiga de asa: o inseto que aparece em casa quando chove

PODE GOSTAR TAMBÉM