in

Estudo mostra que dor lombar é muitas vezes ignorada pelos médicos

Preste atenção nos sinais do seu corpo e descubra o que pode estar causando essa dor que você sente na coluna lombar.

dor na lombar
Crédito: Freepik

As dores lombares são a maior causa de casos de incapacitação no mundo, afetando mais 540 milhões de pessoas. Mas um estudo revelou que os pacientes muitas vezes recebem o tratamento errado dos médicos.

A maioria é aconselhada a tomar medicamentos e a parar de realizar qualquer atividade física. Quando o correto é justamente o contrário: prosseguir com exercícios leves e com uma vida ativa e saudável.

Reeducação postural e exercícios

As causas das dores lombares podem ser as mais variadas. Atividades simples e cotidianas podem estar entre elas. Lavar e estender roupa, limpar a casa, carregar sacolas de supermercado muito pesadas ou mesmo o cuidado e as brincadeiras com os filhos são alguns exemplos.

Por isso os especialistas recomendam que o tratamento inicial seja voltado à reeducação do paciente. Isso inclui mudanças de postura corporal e mesmo de hábitos cotidianos. Inclusive há exercícios para alongar a zona lombar que você pode fazer em casa.

Veja abaixo dicas que podem auxiliar você a combater de forma simples as dores lombares:

  • Ao limpar ou varrer a casa, não se curve e use movimentos curtos e delicados;
  • Tente manter a cama afastada da parede e ao arrumá-la, arrume de joelho, sobre o colchão;
  • Dê preferência a cadeiras verticais e não a sofás muito moles;
  • Relaxar em casa é fundamental. Deixe as atividades de trabalho fora do lar;
  • Pendure roupas várias vezes na semana, mas em pequenas quantidades;
  • O mesmo vale para as compras no supermercado. Compre coisas pequenas e leves.

Mas se você já tem todos esses cuidados, tem uma vida saudável e ainda assim tem dores lombares, algo mais grave pode estar ocorrendo. Veja abaixo algumas doenças e complicações que podem causar esse problema.

Doenças que podem causar dores lombares

Sentir dor na lombar, que é a parte da coluna localizada na região do quadril, é tão comum que muitas pessoas só procuram uma solução para o problema quando já não suportam mais.

De fato, o desconforto, que pode ir de uma dor passageira a dores que impedem a pessoa de se movimentar, atinge 80% da população mundial, conforme dados da Organização Mundial da Saúde. Mas por que tanta gente sente dor na lombar?!

Apesar de boa parte da culpa da dor lombar ser destinada à postura incorreta ao sentar ou caminhar, há outros problemas que devem ser observados como possíveis causas. Veja abaixo:

1. Problema de rins

Os rins ficam localizados na parte de trás e inferior do tronco, por isso, problemas nesse órgão podem ser confundidos com dor na coluna lombar. Para descobrir se o real motivo da dor na lombar está relacionado aos rins, observe também se acontece febre e alteração na urina.

2. Problemas no intestino e estômago

Outros órgãos que podem estar confundindo a dor na lombar são intestino e estômago, quando são acometidos por prisão de ventre, úlcera e qualquer outro problema que prejudique o funcionamento gastrointestinal.

3. Desequilíbrio do ciclo menstrual

O sistema reprodutor feminino também está localizado na região lombar, por isso pode causar dores que irradiam para as costas.

Nem sempre a dor está ligada a um problema de saúde como endometriose ou infecção urinária. Pode ser uma ação normal do organismo quando, no período menstrual, o útero se contrai para expelir o sangue, gerando também as cólicas.

4. Músculos fracos

Para que a coluna e as articulações fiquem firmes e estabilizadas, os músculos devem estar fortes. Do contrário, as dores tornam-se uma consequência, podendo começar na lombar e expandir para perna e braços.

5. Hérnia de disco

A hérnia de disco acontece quando um ou mais discos da coluna perdem parte do líquido que está no seu interior, e este acaba empurrando a estrutura óssea daquela região, pressionando a coluna e causando forte dor.

6. Distensão ou contratura muscular

As dores musculares são muito confundidas com dores na coluna lombar, e podem acontecer principalmente por má postura, exercícios sem alongamento, queda, obesidade e movimentos bruscos que imobilizem algum músculo.

7. Artrose na coluna lombar

A artrose na coluna acontece especificamente nos discos das vértebras, que se degeneram com o passar do tempo ou quando a pessoa carrega muito peso por muito tempo. Com ossos frágeis, a coluna fica desestabilizada, causando dores frequentes.

8. Má postura durante o sono

Um bom colchão e um travesseiro confortável são requisitos básicos para uma boa noite de sono e para a saúde da coluna. Se estiver sentido dor na lombar logo ao acordar, esse pode ser o problema. Travesseiros muito baixos ou muito altos também podem prejudicar a qualidade do sono e a postura.

Independentemente do que possa estar causando a dor na lombar, é essencial buscar ajuda médica para tratar o problema da maneira correta. Toda dor é um sinal que o corpo envia para avisar que há algo errado, portanto não ignore. Sua saúde é seu maior bem!

Veja no vídeo abaixo algumas posturas de Yogas que você pode fazer para ajudar a aliviar essas dores:

Fonte: The Lancet

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

Crianças obcecadas por dinossauros têm melhor desenvolvimento cognitivo

9 atitudes que casais felizes fazem um para o outro