Como tirar calo do pé
Crédito: Freepik

Como tirar calo do pé: dicas caseiras e cuidados a ter

Tenha cuidado ao tratar do calo em casa para evitar infecções. Veja o que fazer e o que evitar

Publicidade

Os calos nos pés surgem quando a pele sofre alguma lesão causada por sapatos desconfortáveis ou por excesso de caminhada, por exemplo. Tem como tirar calo do pé em casa mesmo, o que leva alguns dias até a pele cicatrizar e voltar ao normal. Veja como fazer isso.

Como tirar calo do pé: dicas caseiras

Antes de ir a um profissional, você pode aprender a como tirar calo do pé com cuidados diários, que são:

Usar Band-Aid no calo

Essa é uma dica bem comum. Quando se nota um calo no pé, uma das primeiras coisas a fazer é colocar um curativo com Band-Aid para proteger a pele machucada. Essa é uma boa alternativa para evitar a dor e evitar que o calo aumente de tamanho ou engrosse. Se não tiver Band-Aid, pode ser um curativo com gaze e esparadrapo que deve ser trocado todos os dias.

Como tirar calo do pé com hidratante

Os cremes hidratantes também são bons aliados para tirar calo do pé. Pode ser um hidratante corporal comum ou um creme próprio para os pés. Essa dica é para manter a pele macia, evitando o engrossamento do calo.

Publicidade

Esfregar pedra-pomes

Antes de passar o hidratante no calo é bom fazer uma esfoliação com pedra-pomes. Cuidado para não esfregar sobre o calo aberto. Essa dica é para o calo que está fechado e com a pele mais grossa, pois a pedra ajuda a eliminar aos poucos a camada grossa e áspera. Faça um pouquinho por dia, com a pele molhada em água morna.

Como tirar calo do pé com vinagre de maçã

Por ser ácido, o vinagre de maçã ajuda a suavizar a aspereza do calo, a prevenir infecções e acelerar a cicatrização. Use apenas vinagre puro em um chumaço de algodão e aplique sobre o calo antes de ir dormir. Na manhã seguinte, molhe o pé em água morna, faça a esfoliação com pedra-pomes e aplique o hidratante.

Cuidados a ter

Essas dicas de como tirar calo do pé não devem ser feitas por pessoas com diabetes ou com problemas de circulação por causa do risco de infecção. Nesse caso é recomendado procurar um podólogo para tratar dos calos com mais cuidado e segurança.

Além disso, não é recomendado cortar ou abrir os calos de alguma forma, também pelo risco de infecção e sangramento, mesmo em quem não tem diabetes nem problemas de circulação do sangue.

Publicidade

Se o calo não se curar em até uma semana, é importante consultar um podólogo para ser orientado sobre o melhor tratamento, que pode incluir algum medicamento em forma de pomada para aplicar na pele.

Como evitar os calos?

O cuidado mais importante para evitar que os calos apareçam ou para evitar que calos pequenos fiquem maiores é usar sapatos confortáveis, que não sejam muito apertados nem grandes, e usar meias para evitar o atrito do sapato com a pele.

Veja também: Como remover um calo com Aspirina

PODE GOSTAR TAMBÉM