espinhas nas costas
Crédito: Freepik

Como acabar com as espinhas nas costas com dicas para o dia a dia

Ninguém gosta de espinhas, mas elas acontecem por causas que, algumas vezes, podem ser evitadas

Publicidade

As espinhas nas costas e, na verdade, em qualquer parte do corpo, são um incômodo. Elas surgem a partir da puberdade e continuam por muitos anos em algumas pessoas. Há quem tenha o grau 1, bem leve e pouco incômodo, e quem tenha o grau 5 que necessita de tratamento médico porque interfere na qualidade de vida da pessoa. Veja quais são as causas da acne nas costas, opções de remédios e como evitar esse problema.

Veja também: melhores vitaminas para evitar e tratar acne

Causas

A causa é a mesma da acne no rosto. Ela surge por causa do excesso de sebo produzido por quem tem pele oleosa. Esse sebo obstrui os poros formando os cravos. Se eles inflamarem, viram espinhas.

Essa inflamação acontece quando bactérias entram em contato com esse poro obstruído. Uma das causas desse contato de bactérias é o mau hábito de espremer cravos com a mão sem a devida higiene, deixando a área exposta às bactérias que estão nas mãos.

Algumas pessoas ficam com grau mais elevado de espinhas nas costas, mesmo não espremendo-as. Essa é uma predisposição que pode ser desencadeada por outros fatores relacionados aos hábitos e ao estilo de vida, como os exemplos a baixo.

Publicidade

Desidratação

Quando se bebe menos água do que o necessário, há maior probabilidade de ter espinhas nas costas. Isso se deve ao fato de que esse componente fundamental para a vida também possui propriedades desintoxicantes. Assim, acumula-se menos toxinas no corpo, o que diminui o índice de inflamações que causam espinhas.

Uso de roupas justas

Roupas bem justas possuem a capacidade de piorar o quadro de espinhas nas costas, já que elas abafam e aumentam a transpiração e oleosidade na região. Preste atenção também ao tipo de tecido e dê preferência para materiais que deixem a pele respirar.

Estresse

A liberação excessiva de cortisol, hormônio responsável pelo estresse, é danosa para o organismo e influencia na produção de espinhas, já que altera temporariamente o metabolismo. Os picos de estresse implicam em alterações hormonais que causam a acne, mesmo que a pessoa mantenha outros bons hábitos.

Má alimentação

Uma alimentação desregulada, com presença significativa de carboidratos simples e gordura, é terrível para a pele. Afinal, os picos de glicose gerados pelos carboidratos simples, muito presente em açúcares e seus refinados, são motivadores da acne e da oleosidade.

Publicidade

Como evitar

Como você acabou de ver nos tipos de remédios mais usados para tratar as espinhas nas costas, é importante encontrar soluções que ajudem a reduzir a oleosidade da pele, bem como acabar com as bactérias e a inflamação, devolvendo o aspecto liso e saudável da pele. Os sabonetes, loções e cremes fazem isso, mas há outros cuidados diários que deve tomar:

Alimentação

Ter uma alimentação saudável, evitando guloseimas industrializadas, alimentos gordurosos, excesso de sal e de açúcar. Beber bastante água também é importante para ajudar no metabolismo dos alimentos e evitar o acúmulo de gordura.

Produtos próprios para o tipo de pele

Preste atenção nos produtos que utiliza na pele do corpo, inclusive nas costas. Veja se os cremes são oleosos, pois podem estimular a produção de sebo que leva à acne nas costas.

Publicidade

Tratar o estresse

Ter uma rotina estressante, com momentos de descontrole emocional, altera todo o organismo. Afeta a pressão, o sono, o apetite e até a produção de hormônios. Logo, aumenta o risco de ter espinhas nas costas e no rosto.

Manter a pele limpa

Depois das atividades físicas ou outras que o tenham feito suar, tome um banho e coloque uma blusa limpa para manter a pele seca.

Remédios mais usados

Antes de partir para o uso de qualquer remédio, mesmo natural, é interessante consultar um médico dermatologista. Ele irá avaliar a acne nas costas para determinar qual é o grau que se encaixa. Somente depois dessa avaliação é seguro começar um tratamento que seja mesmo eficaz, principalmente nos casos mais sérios com inflamações dolorosas. Entre as opções que o médico irá recomendar, estão:

Publicidade
  • Cremes e pomadas: próprios para tratamento de acne e para cada tipo de pele;
  • Loções para limpeza: a pele limpa reduz a probabilidade de surgirem;
  • Sabonetes especiais: existem diversos tipos para tratamento da pele oleosa e bactericidas que ajudam a acabar com a acne;
  • Antibióticos: para os casos de grau elevado pode ser necessária uma intervenção com antibióticos para eliminar as bactérias e a inflamação.
  • Isotretinoína: é um ácido manipulado em laboratório para tratar acne severa e rosácea.

Veja também: O que significa covinha nas costas

PODE GOSTAR TAMBÉM