in

Você não consegue fazer cocô fora de casa? Existem motivos para isso

É só precisar passar alguns dias fora de casa que o seu intestino trava? É comum, veja dicas de como resolver.

fazer cocô fora de casa
Designed by Freepik

Você consegue fazer cocô fora de casa? O corpo humano é programado para exercer funções vitais para a nossa saúde. Entre elas, está eliminar o que não é útil para o organismo. Fazer cocô é uma necessidade de todo mundo, então por que precisa ser motivo de tanto constrangimento e acabar causando problemas de saúde?

Pois é, milhares de pessoas sofrem com a prisão de ventre, ou seja, vão ao banheiro no máximo duas vezes por semana. Algumas só passam por isso quando estão fora de casa, já que o intestino simplesmente para de funcionar quando não está no seu banheiro de costume.

Mas por que isso acontece? O que faz o corpo mudar seu comportamento natural e segurar algo que precisa eliminar quando sai do seu ambiente de costume?!

Por que é tão difícil fazer cocô fora de casa?

Basicamente, dois motivos podem fazer o intestino travar e você não conseguir fazer cocô fora de casa: as mudanças alimentares e o tabu.

No sentido das mudanças alimentares, é normal que em uma viagem você coma coisas que não fazem parte da sua rotina alimentar e a sua flora intestinal vai reagir. Ela pode tanto causar dor de barriga e diarreia, quanto prisão de ventre.

No sentido do tabu, as pessoas sentem-se constrangidas em usar o banheiro da casa de alguém ou mesmo de um hotel. Isso ocorre seja por que precisam ficar muito tempo no banheiro, porque não querem emitir sons ou deixar um odor desagradável no ambiente, já que isso não está sob controle.

Como resultado, acabam bloqueando a ação necessária e natural do corpo em eliminar o que não lhe é útil. Ou seja, dias e dias sem ir ao banheiro, que pode resultar em problemas mais sérios, físicos e emocionais.

Dicas para fazer o intestino funcionar fora de casa

Pelo fato de haver um bloqueio mental envolvido com a dificuldade de fazer cocô fora de casa, algumas dicas são para a mente. Outras são para colaborar com o funcionamento do processo digestivo.

  • Mantenha os hábitos: fora de casa, faça o possível para manter a rotina que ajuda a manter seu intestino regulado.
  • Alimente-se bem: consuma alimentos naturais e bastante líquido para estimular a vontade de ir ao banheiro. Mas não exagere nas fibras ou poderá causar o efeito contrário.
  • Pequenas refeições: é importante fazer cinco ou seis refeições por dia, em pequena quantidade e comer devagar.
  • Probióticos: procure comer iogurte natural, bebidas de kefir ou kombucha e outros probióticos para fortalecer a flora intestinal.
  • Exercite-se: não deixe os exercícios de lado na sua viagem. Nem que seja para fazer dentro do quarto de hotel, movimente-se para estimular o trabalho do intestino.
  • Não tome laxantes: a menos que o seu médico prescreva, deve evitar usar laxantes, pois eles podem ser agressivos ao intestino.
  • Não segure a vontade: os horários do seu organismo podem mudar quando você está fora de casa, então se precisar ir ao banheiro fora do horário normal, obedeça seu corpo e vá.

Receita de bebida natural para soltar o intestino

Voltou da viagem e ainda não consegue ir ao banheiro? Veja como fazer uma bebida laxante para ajudar:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

problemas na bexiga

Problemas na bexiga: Quais são e como identificá-los?

inteligência artificial na medicina

Google lança tecnologia que prevê doenças cardíacas