Forrar o vaso em WC não adianta

Todo o mundo sabe como é chato frequentar um WC, quando os mesmos se localizam em espaços públicos.

Publicidade

Geralmente, a maioria das pessoas só frequenta este tipo de banheiro em alturas urgentes, em que não existe outra alternativa.

Na verdade, a maioria dos WC’s públicos não oferecem grandes condições higiênicas e, por isso provocam o sentimento de repulsa, estimulando o medo de pegar doenças transmissíveis. Para não estabelecer contato com as eventuais doenças ou bactérias que estão alojadas na porcelana desses espaços, a maioria das pessoas recorre ao papel higiênico para tapar o vaso, antes de se sentar. Será mesmo útil esse cuidado? Nesse artigo você vai descobrir.

Jason Tetro, um microbiólogo e autor do livro “The Germ Code: How to Stop Worrying and Love The Microbes” (tradução livre: O código dos germes: como parar de se preocupar a amar os micróbios”), revela que, desde que você não passe a língua no assento do vaso, você não corre o risco de desenvolver uma infeção. Não é que as bactérias não habitem no vaso, porque de fato ele está repleto de germes. Contudo, elas apenas entram no seu corpo e organismo, caso você encoste a sua genitália no assento. Portanto, o que tem a fazer é apenas evitar esse gênero de aproximação.

Existe quem diga até que o seu celular apresenta um número maior de bactérias do que os banheiros públicos. Os celulares podem conter até 18 vezes mais bactérias do que esses banheiros. Acredita? Investigadores garantem que, 20 a 30% dos germes contidos nas nossas mãos, passam irremediavelmente para a telinha dos nossos celulares e, no sentido inverso, dos celulares para o nosso organismo. Como? Em uma hora, nos tocamos em nossos lábios com as nossas mãos, entre 10 a 25 vezes. Surpreendida?

Publicidade

4 wc mãos

A lista de cuidados que você deve ter em um banheiro público não é extensa, mas é fundamental. Se você seguir essas dicas corretamente, pode deixar de ter tantos problemas em utilizar um vaso desses. Atente nas dicas que se seguem:

1. Não utilize o sabão em barra. Eles são um viveiro de bactérias transportadas por quem os utilizou previamente. Utilize sempre o sabonete líquido.

2. Utilize apenas o papel higiênico que estiver em um suporte. Caso ele esteja no chão, no vazo, sujo ou úmido, não utilize!

3. Para secar as suas mãos, não recorra às toalhas feitas de pano. À semelhança do que acontece com o sabonete de barra, este tipo de toalhas estão carregadas de germes.

Publicidade

4. Mas fundamentalmente: lave as suas mãos. Essa é a dica mais importante que lhe podemos dar e é o princípio básico para que você evite a contaminação e a infeção, provocada pelas bactérias que habitam o ambiente que nos rodeia.

PODE GOSTAR TAMBÉM