Moradores da Rússia e Canadá “congelam” com temperaturas extremas

O inverno chegou com tudo no hemisfério Norte.

Publicidade

Enquanto no Brasil o calor está intenso, como em todo verão, nas regiões polares árticas habitadas o inverno está marcando as temperaturas mais baixas dos últimos anos.

A verdade é que 2018 já começou com muitas surpresas climáticas além do habitual, como o caso da neve no Deserto do Saara, mas apesar da Rússia e do Canadá estarem acostumados com temperaturas abaixo de zero, este mês de janeiro de 2018 surpreendeu até os termômetros.

República russa chega a -67 °C

Na região de Yakutia vários termômetros pararam de funcionar após ultrapassarem os -50 °C e a polícia deu ordem para que os pais mantivessem seus filhos em casa. Apesar da população ser acostumada a manter uma rotina normal mesmo com -40 °C, o frio estava intenso e perigoso para sair de casa a -60 °C.

Até os cílios congelaram

Nas redes sociais vários residentes do local publicaram fotos de seus rostos quase congelados para que o resto do mundo pudesse ver como é estar nestas temperaturas, mesmo que para eles não seja grande novidade.

Publicidade

Apesar de parecer algo extremo, todas as casas e estabelecimentos possuem calefação e geradores de energia, caso seja necessário, para as pessoas manterem-se aquecidas. Mas para quem não se prepara e vai para a rua sem estar devidamente agasalhado, o pior pode acontecer.

No último final de semana (13 e 14/01), dois homens morreram congelados ao andarem em busca de ajuda para um carro quebrado.

Turistas desafiam o frio na Vila de Oymyakon

Se para quem é residente de uma região tão fria, não há muita novidade mesmo quando chega a uma temperatura extrema, os turistas querem aproveitar de um jeito inusitado.

Foi o que fez um grupo de chineses que resolveu tirar a roupa e mergulhar em águas quentes de Oymyakon, apenas pelo registro da experiência. Você teria coragem?!

Publicidade

Curiosamente, no ano de 2013 já aconteceu de a temperatura chegar a -71 °C na vila de Oymyakon, um dos locais habitados mais frios do Planeta.

Uma mistura de sofrimento e beleza

Para quem não é acostumado com invernos tão rigorosos, sente frio só em olhar estas imagens, mas não podemos negar que a neve traz uma beleza exuberante a qualquer paisagem.

O Canadá também foi surpreendido pelo frio

Desde o final de 2017, O Canadá também foi pego por uma onda de frio, com recorde de -22 °C no dia 28/12, o mais frio dos últimos 57 anos. Alguns eventos do final de ano foram cancelados, pois aconteceriam ao ar livre.

Publicidade

Por conta do frio, existe a possibilidade de congelamento das belíssimas Cataratas do Niágara, na fronteira entre Canadá e Estado Unidos, mais uma vez, como já ocorreu em 2014. As pessoas são orientadas a se agasalharem muito bem para poderem visitar essa deslumbrante paisagem sem congelarem.

PODE GOSTAR TAMBÉM