frutose para diabéticos
Designed by Freepik

Frutose para diabéticos: Afinal, faz bem ou faz mal?

Quando fala-se em açúcar, os diabéticos ficam alerta: será que a frutose também faz mal?!

Publicidade

O açúcar é considerado o grande vilão dos problemas de saúde que as pessoas desenvolvem ao longo da vida. Mas é preciso separar os tipos. Dessa vez vamos falar sobre frutose para diabéticos: será que ela faz bem ou faz mal?

Vamos começar explicando o que é essa tal de frutose e o que ela tem de diferente dos outros açúcares. Também vamos ver quais frutas são mais recomendadas para quem precisa evitar a frutose.

O que é frutose?

A frutose é o açúcar natural das frutas, do mel e de alguns vegetais. É ela que dá o sabor doce a estes alimentos, e também é um carboidrato simples, que fornece energia para o corpo.

Portanto, é necessária para o bom funcionamento do organismo, mas não é benéfica para todos. Quem tem diabetes ou pré-diabetes que o diga.

Publicidade

A frutose só oferece seus benefícios ao organismo quando consumida em sua forma natural, sem qualquer modificação, nem mesmo ao espremer a fruta fresca.

Quando é transformada em suco, a fruta perde boa parte das suas fibras e a frutose acaba sobrando em quantidade excessiva, o que não é bom, porque pode causar picos de insulina no sangue.

Da mesma forma quando a frutose é extraída das frutas para servir de ingrediente aos produtos industrializados, também deixa de ser saudável e passa a ser comparada aos demais açúcares de outras fontes de alimentos, como a lactose e a sacarose.

Frutose para diabéticos: quais frutas pode comer?

Todas as frutas contêm frutose, mas em diferentes quantidades. Para saber quais possuem mais frutose basta seguir a lógica do sabor mais doce. As frutas secas, como uvas passas e tâmaras, possuem mais frutose concentrada, então é bom evitá-las.

Publicidade

No caso dos diabéticos a frutose pode sim prejudicar a saúde quando consumida em excesso. Por isso é importante ter uma dieta prescrita por um médico ou nutricionista e assim ter certeza de qual quantidade é equilibrada e não vai prejudicar o organismo.

A dica para os diabéticos que não querem deixar de comer frutas e certos vegetais que contêm frutose, como as leguminosas (feijão, lentilha, soja e ervilha, repolho, alho, cebola), é equilibrar o consumo junto de outros ingredientes eu contenham fibras, proteínas ou gorduras saudáveis.

Por exemplo, quando for comer uma porção de fruta é recomendado que coloque junto uma pequena porção de oleaginosas, sementes, aveia ou mesmo um pedaço de queijo branco para equilibrar os nutrientes e evitar o pico de insulina no sangue.

Publicidade

A prática de atividade física para promover o gasto da energia consumida na fruta também é importante para que a frutose não fique acumulada na corrente sanguínea.

Dica: O equilíbrio é a chave da saúde

Como explicado, equilibrar o consumo de cada grupo alimentar e ter uma rotina saudável, com exercícios, muita água e boas noites de sono é fundamental para que os diabéticos tenham uma vida normal.

Portanto, frutose para diabéticos é permitido, com responsabilidade, e para ajudar você a fazer boas escolhas, veja o que está incluso nas dietas saudáveis para diabetes e para o coração.

Publicidade

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Toda pessoa com diabetes ou pré-diabetes precisa ter acompanhamento médico periódico e uma dieta prescrita por profissional.

PODE GOSTAR TAMBÉM