6 razões que dificultam a perda de gordura abdominal

Alguns motivos do acúmulo de gordura podem ser controlados por você.

Publicidade

O acúmulo de gordura no corpo causa sérios danos à saúde. Conheça 6 dos principais motivos que dificultam a perda de gordura abdominal.

A estética é o menor dos problemas quando falamos em excesso de gordura abdominal. A saúde é o fator realmente preocupante, pois além de prejudicar os ossos, também afeta o funcionamento do sistema respiratório, além de dificultar todos os demais sistemas do corpo.

Se sofre com o acúmulo de gordura, especialmente na região do abdômen, veja quais são as 6 principais causas e procure um médico para iniciar uma mudança de hábitos.

1. Desequilíbrio hormonal

Os hormônios são muito importantes para regular todas as funções do corpo. Quando alguma das glândulas endócrinas que libera os hormônios não está funcionando corretamente, prejudica os sistemas pelos quais é responsável e dificulta, entre muitas coisas, o emagrecimento. Procure um endocrinologista.

Publicidade

2. Alimentação desregrada

A região abdominal costuma ser a primeira a sofrer com o abuso da comida. Não tem jeito, comer alimentos industrializados, frituras e muito açúcar, vai engordar. Então, o ideal é consultar um nutricionista para elaborar uma reeducação alimentar conforme as necessidades do seu organismo.

3. Excesso de álcool

Pode não parecer, mas as bebidas alcoólicas são calóricas. Elas têm açúcar e, ainda, o álcool faz o organismo reter líquidos. Portanto, além de acumular gordura abdominal, deixa o corpo inchado.

4. Sedentarismo

Os exercícios físicos têm um papel fundamental na manutenção da saúde. A perda de peso acaba sendo uma consequência de o corpo estar gastando energia e mantendo-se em forma, ativo e funcionando bem. Quanto menos você se exercita, menos gasta o que consumiu, e tudo se acumula.

5. Genética

O fator genético também contribui para que o acúmulo de gordura se concentre na região abdominal, caso os pais tenham o mesmo problema. Não significa que você terá o mesmo tipo de corpo, mas pode mudar isso com uma alimentação balanceada e exercícios físicos.

Publicidade

6. Estresse

Pessoas que vivem muitas situações de estresse liberam mais cortisol, hormônio que contribui para a formação de gordura. Sempre possível, evite situações estressantes ou procure uma solução para evitar que se prolonguem.

Como você viu, apenas o desequilíbrio hormonal e o fator genético que não estão totalmente sob o seu controle. Sobre os demais, é possível evitar o acúmulo de gordura abdominal apenas com hábitos saudáveis, que além disso, farão a sua saúde ser muito melhor.

PODE GOSTAR TAMBÉM