in

Homens precisam tomar mais água que as mulheres: será verdade?

Você conta quantos litros de água toma por dia? É importante saber, mas veja que não precisa ficar neurótico com isso.

homens precisam tomar mais água
Designed by Freepik

Certamente você já ouviu falar ou leu em algum lugar que em 70% do nosso corpo contém água. De fato, sem água não há vida, pois todos os sistema do organismo humano necessitam de água para exercerem suas funções. Logo, precisamos repor essa água constantemente.

Há muitas dúvidas sobre a quantidade ideal de água que cada pessoa deveria beber por dia. E faz sentido, pois não existe uma regra para todos. Cada organismo necessita de uma quantidade de água para suprir suas necessidades particulares.

Mas e quanto à diferença entre homens e mulheres: existe alguma necessidade extra para que um deles beba mais ou menos água por dia?

Homens precisam tomar mais água do que as mulheres

Se você já ouviu falar que os homens precisam tomar mais água por dia do que as mulheres, e ficou se perguntando se era verdade, a resposta é: não!

A única razão para dizer que homens necessitam beber mais água do que as mulheres é levando em consideração que a estrutura do corpo masculino tende a ser mais pesada do que a do corpo feminino. Mas sabemos que esse fator não pode ser considerado um padrão.

Só pelo fato de ser homem ou mulher, não altera sua necessidade por água. O que precisa ser levado em consideração são fatores como:

  • Peso;
  • Altura;
  • Se é ativo ou sedentário;
  • Em que região vive;
  • Como se alimenta.

Saber de tudo isso é importante, pois pode ser que você pratique atividade física intensa todo dia, então seu corpo vai precisar de mais água, mesmo que você seja uma pessoa magra e de baixa estatura.

Se mora em uma região com intenso calor, também vai precisar de mais água, bem como em qualquer situação que provoque suor.

Ao exagerar nos alimentos salgados e condimentados, seu corpo vai pedir mais água para metabolizá-los. Então, a quantidade de água ideal para cada pessoa é bem variável.

A água dos alimentos

A Comissão de Nutrição e Alimentos do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA (Food and Nutrition Board) recomenda o consumo de um mililitro de água para cada quilocaloria (kcal) ingerida. Isso quer dizer até dois litros de água para uma dieta média de 2 mil kcal.

Porém, mesmo tendo essa quantidade como base e adaptando para as suas necessidades diárias, temos que lembrar que os alimentos também contêm água. Ou seja, parte dessa água recomendada já está em tudo o que você come durante o dia.

É claro que a qualidade da alimentação faz diferença para que essa água que já está na comida seja de boa qualidade também.

Por exemplo, não é porque tem água no refrigerante que você pode substituir por um copo de água filtrada. O refrigerante tem seu líquido, mas está cheio de substâncias tóxicas que serão eliminadas.

Então a água que vai fazer bem é aquela das frutas, verduras, chás, bebidas vegetais e outras fontes naturais.

Como saber quanto de água preciso por dia?

Bem, agora você já sabe que o fato de ser homem ou mulher não interfere na quantidade de água que o organismo precisa.

Também sabe que essa quantidade depende de como é o seu estilo de vida e, simplesmente, de quanta sede você sente. Veja o que mais pode considerar para conhecer as necessidades do seu corpo nesse sentido:

Contudo, lembre-se: as dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico.

Fonte: Food and Nutrition Board

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

atleta de final de semana

Atleta de final de semana: 5 cuidados que deve tomar

como cortar cabelo masculino

Como cortar cabelo masculino em casa – Dicas para não errar!