5 Fatos sobre os idosos que você não sabia

Deixe para trás os preconceitos e se surpreenda com o que os idosos são capazes de fazer.

Publicidade

Não é à toa que a terceira idade é chamada de a melhor idade. Apesar de muitas pessoas enxergarem a velhice com maus olhos, essa é uma das fases em que mais se aproveita a vida. E cada vez mais a população chega a idades avançadas com saúde e disposição para viver e fazer coisas incríveis.

Aliás, há muitos idosos que fazem coisas que poucos jovens conseguem. Infelizmente há preconceito em relação à terceira idade. As pessoas costumam subestimar e diminuir a capacidade dos velhinhos, baseadas em pensamentos ultrapassados. Mas veja a seguir 5 verdades sobre os mais experientes que vão surpreender você.

5 fatos surpreendentes sobre os idosos

Esqueça aquele estereótipo de idoso rabugento, senil e trancado em casa. Cada vez mais eles estão se engajando em atividades que lhes proporcionam bem-estar e uma vida mais feliz. Confira fatos que você provavelmente não sabe sobre eles.

1. Mente jovem

Nos últimos anos, os idosos e os jovens trocaram de mentalidade entre si. Os mais velhos são menos preocupados, mais relaxados e otimistas. Eles lidam melhor com o estresse do dia a dia, pois são menos ansiosos e irritadiços. Isso se deve ao fato de que ao longo dos anos eles acumularam mais experiência de como entender a vida.

Publicidade

2. Importância para a evolução humana

Especialistas apontam que os idosos foram e são fundamentais para a evolução humana. Eles afirmam que a humanidade teve um boom populacional em uma época em que havia muitos idosos. Isso porque eles atuavam como protetores das casas e das crianças, permitindo que os homens e mulheres mais novos desempenhassem suas tarefas sem preocupação.

3. Protetores da paz

Os idosos estão cada vez em maior número em todo o mundo. Isso obrigará eventualmente que as nações dediquem mais investimento financeiro em políticas geriátricas. Ao mesmo tempo que isso ocorre, a tendência é que o investimento em armas e políticas bélicas diminua.

4. Reflexivos por experiência

Os idosos são considerados pessoas mais devagares. Isso é verdade, mas não porque eles tenham alguma atraso cerebral. Eles são mais reflexivos e menos impulsivos. Agem apenas após ponderar sobre os assuntos, optando ainda pelo uso da palavra e não pelo das ações.

5. Melhor desempenho cognitivo

Um estudo realizado pelo Instituto Max Planck, em Berlim, comprovou que os idosos têm maior desempenho que jovens em certas atividades. A pesquisa dividiu as pessoas em dois grupos: dos 20 aos 31 e dos 65 aos 80. Por 100 dias os dois grupos foram testados nas mesmas atividades.

Publicidade

O resultado mostrou que o desempenho no grupo mais velho varia menos que no grupo mais jovem. Isso porque os idosos são emocionalmente mais estáveis. A experiência conta muito mais que a juventude às vezes.

Idosos que botam para quebrar

Se esses fatos não são o bastante para lhe convencer do extremo poder dos idosos, sem problema. Veja casos reais de idosos que fazem coisas que nem todo jovem consegue realizar no auge de sua vida.

1. Hal Lasko, 97 anos, faz obras de arte usando o Paint

Publicidade

pintor digital idoso

Hal Lasko é um artista genial. Ele opera o programa Paint como ninguém. Se você quiser ver as obras de arte dele, basta procurar no google por seu nome.

2. Margaret Leigh-Jones, 91 anos, DJ mais velha da Grã-Bretanha

idosa dj mais velha

Dona Margaret é a mais experiente DJ da Grã-Bretanha. Além disso, tem um programa em uma rádio local.

3. Jim Henry aprendeu a ler aos 91 e publicou um livro aos 98 anos

Publicidade

idoso escritor 98 anos

Essa história é linda. Já imaginou aprender a ler aos 91 anos e publicar seu primeiro livro aos 98? Foi o que aconteceu com Jim Henry, nos Estados Unidos.

4. Fauja Singh, de 102 anos, é maratonista

idoso maratonista 102 anos

Fauja não se vê longe das corridas e dos exercícios físicos. Por isso ele é considerado um dos mais velhos maratonistas em atividade do mundo.

5. Mary Hvisda, 63 anos, toca bateria maravilhosamente bem

Mary arrebenta na bateria desde os 15 anos. Virou sensação após entrar em uma loja de música nos Estados Unidos e deixar de boca aberta muitos jovens.

Publicidade

Dica: Não pense na idade

O segredo é não pensar na idade que você tem. Disponha-se a realizar atividades que fazem bem ao corpo e à mente. Esqueça aquele preconceito antigo de que pessoas mais velhas são incapazes. Na verdade, idosos são tão capazes e cheios de potencial quanto qualquer jovem por aí. Tudo gira em torno da mentalidade e dos hábitos de vida.

Crédito das imagens: Hypeness

PODE GOSTAR TAMBÉM