,

Amei Hahaha Fofo Meu Deus! Estranho Triste

Lâmpadas de LED no centro de uma polêmica

Cientistas discordam sobre benefícios e malefícios à saúde: descubra o que dizem

Por ser uma opção econômica e ecológica viável, a lâmpada de LED vem ganhando terreno no mundo todo, inclusive como aposta das cidades para melhorar e baratear a iluminação pública.

Segundo estudos, o mecanismo utilizado proporciona até 80% de economia de energia em comparação com as tradicionais e tem vida útil bem maior. Por estas razões, acaba sendo mais cara no mercado.

Mas a nova vedete da iluminação entrou no centro de uma polêmica mundial. De acordo com o físico alemão Alexander Wunsch, especialista na área da fotobiologia, a luz de LED transmite radiação eletromagnética e, por isso, seria prejudicial à saúde. Segundo ele, alguns efeitos nocivos à saúde do ser humano só serão sentidos a longo prazo. Mas ainda não há estudo que comprove tal teoria.

Problemas apontados por Wunsch na lua de LED:

1. Aumentaria o risco de câncer

2. Provocaria degeneração macular

3. Geraria desequilíbrios no metabolismo

4. Aumentaria o risco de problemas nos rins

5. Poderia provocar danos neuronais

5. Risco de hipertensão

De acordo com o Dr. Wunsch, os benefícios que a luz LED assegura para a economia e para o meio ambiente não compensariam os problemas.

Entretanto, enquanto Wunsch defende sua teoria, há uma centena de cientistas que garantem que os possíveis problemas são praticamente nulos e que a luz de LED vai ser usada cada vez mais em larga escala.

Saiba quais supostos problemas creditam às lâmpadas LED assistindo a esse vídeo:

Gostou da matéria? Compartilhe!

5 Comments

Leave a Reply
  1. Tem uma coisa que não bate, disseram que a radiação da lâmpada incandescente é infravermelha e a do led é eletromagnética mas na verdade todo espectro luminoso é eletromagnético (toda luz é uma radiação eletromagnética), a radiação infravermelha é uma faixa de luz não visível que também pode ser emitida pelo LED, só isso já contesta essa afirmação, caso isso fosse verdade não adiantaria nada evitar leds na iluminação residencial uma vez que as telas de todos os celulares e praticamente todos os Notebooks e tvs são iluminadas por led e disso não daria pra correr.

  2. Lâmpada incandescente é mais cara do q LED? Desde quando????
    Fui até pesquisar se eu não estava enganada. Lâmpada incandescente é aquela amarela, comum, q estão substituindo por outro tipo, também incandescente. Tem algo de bem errado nessa matéria.
    “é preferível escolher lâmpadas incandescentes. Elas podem ser um pouco mais caras” – nem nunca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tutu-de-feijao

Receita de tutu de feijão

Lâmpadas de LED no centro de uma polêmica