Tirar o sapato antes de entrar em casa? Pesquisas descobriram porque os japoneses têm esse hábito

Sapatos devem ficar fora de casa, pois carregam mais bactérias do que você pode imaginar

Publicidade

Você já foi à casa de um amigo ou parente e teve que tirar os sapatos antes de entrar? Achou isso muito esquisito e desconfortável? Pois saiba que todos deveríamos fazer isso em nossa casa!

Os japoneses têm esse hábito já incorporado à sua cultura. Eles consideram essa atitude como um sinal de respeito ao lar. Mas cientistas descobriram que esse hábito se relaciona muito com um perigo de saúde pública, trazendo sérios riscos a sua família.

Saiba mais sobre os estudos que analisaram o que andamos carregando nos nossos sapatos

A Universidade de Arizona nos Estados Unidos coletou amostras do sapato das pessoas e encontraram quase 500 mil unidades de bactérias, incluindo bactérias causadoras de diarreia, meningite, pneumonia e outras graves doenças que atacam o sistema respiratório.

Publicidade

Os pesquisadores fizeram uma comparação e concluíram que os sapatos carregavam mais bactérias do que um banheiro público. Quem imaginaria uma coisa assim?

Outra universidade americana, em Houston, pesquisou o conteúdo das solas dos sapatos e relatou que em quase 50% dos calçados foram encontrados exemplares da bactéria Clostridium difficile, um microrganismo resistente a antibióticos que causa diarreia e inflamação do cólon, comprometendo o sistema digestivo. Ou seja, um perigo ambulante grudado nos nossos sapatos!

Pensando bem, faz todo os sentido. Afinal, usamos sapatos por darem conforto aos pés e também para protegê-los, afinal a rua é um lugar cheio de sujidades e lixo e não queremos colocar nossos pés nus em um lugar sujo. Portanto, por que trazer então a sujeira pra dentro de casa? Ponto para a sabedoria japonesa que já sabia disso há muito tempo.

Saiba como fazer pequenas adaptações na sua casa

Para adotar esse hábito é necessário fazer algumas pequenas mudanças em casa. Por exemplo, colocar um pequeno móvel na entrada de casa, uma espécie de sapateira, para guardar os sapatos assim que chegamos em casa. Também deixar à mão chinelos, pantufas e sandálias para usar somente dentro de casa, mantendo assim um ambiente mais higiênico e livre de bactérias.

Publicidade

Se possui crianças pequenas em casa, vai se beneficiar ainda mais desse hábito, afinal quem quer o seu bebê engatinhando e se arrastando em um chão cheio de bactérias e sujeiras trazidas da rua? Ninguém!

Para relembrar a família dessa mudança, faça uma placa divertida e carinhosa e coloque perto da sapateira, lembrando a todos que deixar o sapato fora de casa manterá um lar mais limpo, seguro e livre de doenças.

PODE GOSTAR TAMBÉM