in

Pente ou escova: qual o melhor para cada tipo de cabelo e ocasião?

Você costuma usar escova ou pente nos cabelos e ele não fica bem definido? Veja como fazer a escolha certa.

pente ou escova
Designed by Freepik

O pente ou escova possuem funções distintas e cada um serve melhor para cada tipo de cabelo. Será que você está usando a opção certa para deixar seus cabelos bem definidos e macios? Veja quando optar por um ou outro.

Escova – quais tipos e quando usar

A função das escovas é desembaraçar os fios e pentear de forma mais intensa. Suas cerdas mais juntinhas também ajudam a massagear e estimular o couro cabeludo e fazer uma breve limpeza das impurezas que ficam pela superfície do couro ao longo do dia.

Ao escovar os cabelos com escova, o excesso de oleosidade vai descendo da raiz até as pontas, ajudando nessa limpeza. Mas também não deve ser aplicada em excesso ou pode deixar os fios ainda mais oleosos, pois você estará espalhando a oleosidade.

As escovas podem ter cerdas mais macias, ideais para cabelos mais finos e sensíveis, ou cerdas mais durinhas, para cabelos mais lisos e grossos.

Você pode escolher tanto as escovas em formato roliço, com cerdas contínuas, quanto aquelas em forma de raquete, em que só há cerdas em um dos lados. Apenas tome cuidado com as partes plásticas do acabamento da escova porque elas podem ter pequenas falhas que fazem o cabelo ficar preso e acabam arrebentando alguns fios.

Veja qual tipo de escova é recomendada para cada ocasião e tipo de cabelo:

  • Cabelo molhado e embaraçado: escova de plástico e cerdas espaçadas. Comece penteando pelas pontas.
  • Cabelo volumoso: escova grande com cerdas estreitas.
  • Cabelo ondulado: escova om íon, térmica e anti frizz para modelar melhor.
  • Cabelo seco: escova com cerdas de nylon ou mistas, e espaçadas.
  • Cabelo grosso: escova reta, tipo raquete, para desembaraçar. Escova roliça de cerdas espaçadas para dar forma.
  • Cabelo liso: escova média de cerdas rígidas. Com secador, ajuda a reduzir o volume.
  • Cabelo fino: escova roliça fina, com cerdas estreitas.

Pente – quais tipos e quando usar

Os pentes podem ser de dentes estreitos ou largos. Os largos são ideais para desembaraçar e pentear sem desfazer as ondas e podem ser usados em cabelos finos ou volumosos, com ondas e cachos, ainda molhados.

Os pentes com dentes estreitos, um pertinho do outro, são recomendados para os tipos de cabelo finos e curtos, ajudando a desembaraçar e alisar cada mecha.

Evite passar pente ou escova em cabelos com cachos já secos, pois a tendência sempre será que eles desfaçam os cachos.

Os pentes de madeira são a melhor opção para os fios, especialmente quando estão fragilizados, pois ele não os danifica. São ótimos para desembaraçar no banho.

Se precisar desembaraçar, pentear e separar os cabelos em mechas ao mesmo tempo, o ideal é usar um pente de ponta comprida e fina, seja de madeira ou plástico, que ajuda nessa tarefa.

Esponja – quais tipos e quando usar

Há quem use uma esponjinha especial para arrumar os cabelos crespos. Esse utensílio de cabelo chama-se esponja twist ou nudred. Ele pode ser utilizado nos cabelos secos ou molhados. Mas atenção! O assessório só funciona em cabelo que já é cacheado ou crespo. Ela ajuda a manter o formato dos fios e lida com eles de forma muito mais fácil do que qualquer pente ou escova.

A função das esponjas é respeitar o volume natural dos cabelos, estilizando com mais facilidade. São uma ótima opção inclusive para os cabelos em processo de transição capilar, não importando o tamanho dos fios. Para obter esse efeito usando a esponja, aplique-a nos cabelos ainda úmidos e com algum tipo de creme hidratante para pentear.

Ao esfregar a esponja em movimentos circulares pelas mechas de cabelo, durante alguns minutos, elas vão se moldando e torcendo, ficando firmes no lugar em que forem posicionadas. Para conseguir esse efeito é importante que os movimentos circulares sejam apenas para um lado: ou sentido horário ou anti-horário.

As esponjas causam um melhor efeito com o uso prolongado, então o ideal é usar toda vez após a lavagem para que os cachos se acostumem com um determinado formato. Assim, ficará cada vez mais fácil moldá-los.

Dica: Mantenha os cabelos hidratados

Em todos os casos, usando pente ou escova, seja para cabelos curtos, compridos, lisos, cacheados, crespos ou afro, fazer hidratação capilar é fundamental para manter os fios macios e mais fáceis de lidar.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

dobrar lençol com elástico

Como dobrar lençol com elástico sem dramas ou estresse?

mitos e verdades da pressão baixa

4 Grandes mitos e verdades sobre pressão baixa