10 pequenos reparos que você pode fazer em casa, sem ajuda profissional

Quem disse que precisa chamar um profissional sempre que tiver uma instalação ou reparo para fazer? Veja estas dicas.

Publicidade

Fazer instalações, reparos e melhorias em casa é uma necessidade de todo mundo, desde o dia em que se muda para uma nova residência até o dia em que vai embora dela. Uma hora ou outra vai precisar instalar um chuveiro, troca uma torneira, pintar uma parede, colocar um quadro e muito mais.

Se você é do tipo que não sabe a diferença entre um martelo e uma chave de fenda, e prefere chamar um profissional, mesmo tendo que desembolsar uma grana para um serviço super simples, vamos mudar a essa ideia.

Veja como pode fazer 10 pequenos reparos e instalações na sua casa por conta própria, de um jeito fácil, sem ajuda profissional.

1. Fixar batedores de porta

Hoje em dia você não precisa mais furar o rodapé para fixar os batedores de porta. É possível comprar versões com cola adesiva e simplesmente colar no rodapé, impedindo que os trincos batendo com o vento estraguem a pintura da parede.

Publicidade

Você só vai usar tesoura, álcool e papel. Siga as instruções da embalagem e proteja todas as paredes com seus novos batedores de porta, que você mesmo instalou.

2. Desentupir pias

As pias têm sifões, que são aqueles canos sanfonados e é comum que cabelos ou pequenos objetos fiquem presos nesse cano, dificultando a passagem da água e causando entupimento. Para resolver é simples.

Embaixo da louça da pia tem a rosca que prende o sifão à pia. Coloque um pano de chão nessa parte, caso haja água, desenrosque a rosca do sifão, retire o que estiver obstruindo o cano (utilize luvas), limpe com uma escovinha se tiver excesso de sujeira e rosqueie de volta.

3. Instalação de lustres

Não precisa chamar um eletricista só para colocar seus lustres, desde que você tenha uma escada e faça o serviço com muito cuidado para não cair.

Publicidade

Antes de tudo, desligue a chave de energia para evitar qualquer choque. Isso é muito importante. Depois prenda com um parafuso o suporte do lustre na caixa de iluminação no teto. Desencape e junte as pontas dos fios e use fita isolante para cobri-las de volta.

4. Trocar o chuveiro

Da mesma forma que você fez para instalar os lustres, comece desligando a chave de energia. Dessa vez, feche também o registro de água. Desconecte os fios, desenrosque o chuveiro da parede, passe fita veda-rosca na ponta do cano do chuveiro novo e coloque no lugar do antigo. Ligue os fios que antes havia desconectado e passe fita isolante nas emendas.

5. Arrumar torneiras

Comece fechando o registro de água. Depois, com um alicate, solte a tampa superior da torneira, retire o parafuso que tem dentro usando uma chave de fenda. Depois, com uma chave inglesa, solte a parte de cima da torneira e remova o pino central. Encaixe a borrachinha e monte a torneira de volta.

Publicidade

6. Instalação de máquina de lavar roupa

Com o registro de água desligado, vá até a torneira específica para a máquina de lavar e passe veda-rosca nela, rosqueando a mangueira da máquina. Se não tiver essa torneira específica, rosqueie na torneira do tanque e depois passe fita para firmar. Depois encaixe a mangueira de saída de água suja e pronto.

7. Pintura das paredes

Na loja de materiais de construção você terá orientação sobre o tipo de tinta que deverá comprar, de acordo com o tipo de área a ser pintada: interna, externa ou úmida. Coloque jornal no piso e nos rodapés para não manchar, prendendo com fita crepe.

Compre uma lixa 100 para alisar a parede que vai receber a tinta e depois que lixar tudo, passe um pano para remover a poeira. Com um rolo ou pincel, passe a primeira demão de tinta, deixe secar por pelo menos 4 horas e passe a segunda demão. Depois é só fazer os acabamentos com um pincel menor.

Publicidade

8. Remover os mofos

Os mofos podem aparecer por conta de uma infiltração, então neste caso é melhor que o foco do problema seja resolvido por um profissional. Mas depois, para remover as manchas que o mofo deixou, espere a parede secar, misture em um recipiente metade de água e metade de vinagre, esfregue por cima de todo o mofo e depois limpe com um pano molhado.

9. Cobrir buracos na parede

Quando móveis suspensos ou quadros são tirados da parede, não fica legal deixar o buraco lá. Então, para cobrir, use massa corrida, passando sobre o buraco com uma espátula. Deixe secar por 3 horas e depois passe uma lixa fina para nivelar com a pintura da parede.

10. Colocar papel de parede

Renovar o ambiente pode ser simples com papel de parede, sem precisar de tinta. Você vai precisa de paciência para fazer a colagem sem deixar partes enrugadas, mas não é difícil. Escolha entre papel vinílico ou de PVC, limpe e seque bem a parede antes da aplicação e então cole, com o próprio adesivo do papel ou com cola em pó ou gel, próprias para este fim.

Publicidade

Dica: monte sua caixa de ferramentas

Para a maioria destes reparos e instalações você vai precisar de ferramentas simples, por isso monte a sua caixa de ferramentas para ter tudo à mão. Não sabe o que é mais importante ter na sua caixa?

Então leia o artigo Como montar uma caixa de ferramentas básica que preparamos para te ajudar.

PODE GOSTAR TAMBÉM