in

Ser pontual ou atrasado pode dizer muito sobre a sua personalidade

Não perca seus compromissos! Veja também algumas dicas de como ser mais pontual e organizado.

como ser pontual
Crédito: Freepik

Ser pontual não é tarefa fácil! Há sempre dois tipos de pessoas: as pontuais e as atrasadas. Os pontuais se organizam para chegar no horário ou até um pouco mais cedo e os atrasados… Esses sempre perdem a hora e isso irrita muitas pessoas!

Entretanto, você sabia que esse hábito tem mais a ver com a personalidade do que com educação? Sim! Vários profissionais afirmam que o ato de se atrasar ou ser pontual tem haver com a psicologia, assim com a maneira que você escreve.

Ou seja, aquele seu amigo que sempre atrasa para chegar ao barzinho ou aquele colega que chega atrasado ao trabalho todo dia podem ter problemas! Alguns cientistas acreditam que enrolar ou ser pontual são comportamentos psicológicos originados por alguma parte do cérebro. E outros pesquisadores explicam que são traços da personalidade do indivíduo.

Conhecendo os atrasados

Tic Tac Tic Tac e você está atrasado! O ônibus demorou, o trânsito estava ruim, o carro estragou ou você dormiu mais 5 minutos… Não interessa o motivo! A falta de pontualidade é muito mal vista.

Uns vêem como falta de educação, compromisso ou planejamento. Outros como forma de chamar a atenção. Nesse sentido, Diana DeLonzor, especialista em administração de tempo, contou ao jornal The New York Times que há dois tipos de pessoas que estão sempre atrasadas: os acelerados e os produtores.

Os primeiros, de acordo com DeLonzor são aquelas pessoas que deixam tudo para a última hora a fim de ter adrenalina. Já os segundos, a especialista explica que são aqueles que acreditam que podem fazer muito no tempo restante ao atrasado.

Contudo ela acha ainda que as pessoas que chegam tarde são positivas e criativas, mas pouco realistas.

Ser pontual

Ser pontual é sempre bom. Você planeja, faz lista e está preparado para imprevistos. Além disso, ter pontualidade é sinal de respeito e organização.Conforme os especialistas, essas pessoas têm mais percepção de tempo e não gostam de procrastinar.

Em contrapartida, há psicólogos que dizem que chegar pontualmente ou um pouco adiantado diz que a pessoa quer muito agradar aos outros ou que elas demonstram preocupação excessiva.

Entretanto, se você tiver uma entrevista de emprego, por favor, não se atrase!

Dica: Como ser pontual?

O primeiro passo para ser mais pontual é planejar! Com um bom planejamento tudo se encaixa no tempo certo. Compre uma agenda, acerte o relógio, planeje seu almoço na noite do dia anterior e organize suas coisas com bastante antecedência.

Seguem outras dicas para os atrasados:

  • Marque compromisso de acordo com sua disponibilidade. Caso tenha dúvida, consulte sua agenda;
  • Coloque o despertador do celular, não para a hora do compromisso, mas para a hora que você deve sair de casa para não se atrasar.
  • Consulte aplicativos que medem o tempo de carro, a pé ou de ônibus, para você saber quanto tempo vai levar até chegar ao destino;
  • Não enrole tomando banho;
  • Se tiver um compromisso, não marque outro com apenas 5 minutos de diferença;
  • Não invente de fazer tarefas demoradas antes de um compromisso;
  • Escolha qual roupa, sapatos e acessórios você irá usar com antecedência;
  • Seja realista e aceite quanto tempo você leva para se arrumar antes de marcar um compromisso.

Não é tão fácil assim ser pontual, mas também não é impossível. Com tempo e prática você aprenderá e aí você verá o quanto é bom ficar esperando gente atrasada!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

como evitar um relacionamento abusivo

Relacionamento abusivo: Como reconhecer um e o que fazer?

como ganhar massa muscular por idade

Dicas de como ganhar massa muscular de forma saudável