Plantas que estimulam o bom funcionamento gastrointestinal

Para tratar problemas estomacais, esses medicamentos naturais são usados há milhares de anos

Publicidade

O poder das plantas para aliviar e curar diversas enfermidades é inquestionável. Tanto que são usadas há milhares de anos, e é a partir delas que muitos medicamentos são desenvolvidos. Desta vez, vamos falar do poder de determinadas plantas para tratar problemas gastrointestinais.

Dependendo do caso e do estágio, somente um médico pode prescrever um tratamento, após fazer exames. Mas quando o problema é detectado logo no início, as plantas podem agir de forma eficaz, aliviando dores de estômago, refluxo, indigestão, intestino irritado e obstipação.

Especialmente com a rotina agitada, estresse, má alimentação e sedentarismo que há hoje em dia, a tendência é que o sistema gastrointestinal sofra um desequilíbrio que pode resultar nestes problemas.

Mas mesmo quando optar por um tratamento caseiro com plantas, precisa ter cuidados especiais, como repouso, ingestão de água e uma alimentação balanceada, pois o corpo é uma grande máquina que precisa que todas as engrenagens (no caso, sistemas) trabalhem em harmonia.

Publicidade

Agora, veja quais plantas são recomendadas para tratar cada problema gastrointestinal:

Refluxo

O refluxo se caracteriza por uma ardência estomacal e arrotos que podem trazer o líquido do estômago para a garganta ou a boca. Ele acontece porque a válvula que fica no esôfago para impedir que o conteúdo do estômago volte para cima não está funcionando corretamente.

Esse problema pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer idade, tanto que é muito comum nos bebês, pois seu sistema gastrointestinal ainda está se formando e acostumando com os alimentos.

Também pode acontecer com as gestantes, pois essa região do estômago fica comprimida com a expansão do útero. Muitos alimentos são desencadeadores de refluxo, mas normalmente ele aparece após uma refeição exagerada e com excesso de gordura.

Publicidade

Se o problema é muito constante, deverá ser tratado por um médico, pois precisa ser investigado para saber em que estágio está e se há alimentos específicos ou outras condições relacionadas.

No caso de o refluxo não ser constante, uma boa forma de aliviar é com anis, alcachofra, erva-doce ou camomila. O extrato de erva-doce pode ser tomado 30 minutos antes da refeição para prevenir a sensação de indigestão. Mesmo assim, a refeição deve ser equilibrada.

As folhas da alcachofra fornecem ácidos fenólicos que estimulam a secreção da bílis, que trabalha na digestão dos alimentos mais gordurosos e protege o fígado.

Publicidade

O chá morno de anis pode ajudar no caso de indigestão, mas não é recomendado para gestantes. A camomila atua na dor, aliviando espasmos estomacais. Pode ser tomada em forma de chá morno.

Para aliviar enjoo também pode-se tomar chá de hortelã com gengibre, ou adicionar estes ingredientes nos chás acima recomendados.

Síndrome do intestino irritável

Esse problema é bastante comum e é marcado por dor abdominal e inflamação intestinal, podendo haver diarreia ou intestino preso, depende do caso.

Publicidade

Portanto, se estiver com estes sintomas por mais de 3 dias seguidos, é importante procurar um médico, pois também pode ser outro problema que necessita ser diagnosticado antes de iniciar um tratamento.

Essa síndrome é comumente desencadeada por situações de forte estresse, má alimentação, pouca ingestão de água ou também ansiedade. De modo geral, para ajudar o intestino a se recuperar é importante ter uma alimentação reduzida em lácteos, fritura, açúcar refinado, condimentos artificiais e bebidas alcoólicas.

Quanto aos demais alimentos, como frutas, verduras, legumes, leguminosas, frutos secos e carnes, sua ingestão vai depender se os sintomas são de prisão de ventre ou diarreia. O ideal é que um médico analise o caso e faça as recomendações adequadas.

Publicidade

Obstipação

O intestino preso também é um problema muito comum em pessoas de todas as idades. Pode ser resultado de algum problema específico, mas normalmente é causado por falta de água no organismo, falta de fibras, de frutas e verduras.

As plantas que podem ajudar na evacuação, junto de uma melhora na alimentação, são senne, fucus, espinheiro, aloe vera e cáscara sagrada, em forma de extrato.

Devem ser consumidos com moderação, pois os laxativos podem ter efeito forte e acabar atrapalhando o equilíbrio intestinal. Também são contraindicadas para gestantes, crianças e pessoas que tenham hemorroidas ou fissuras anais, pois podem agravar o caso.

Publicidade

Outra planta que tem menos contraindicações e funciona como ótimo laxante, rico em fibras, é o psílio, extraído da semente da planta Plantago Ovata.

A ingestão de bastante água (entre 2 a 4 litros ao dia) e a prática de exercícios físicos são muito importantes para ajudar na obstipação, assim como uma alimentação rica em fibras.

DICA DE VITAMINA PARA REGULAR O INTESTINO

Se você não tem nenhum problema mais sério relacionado ao intestino, apenas comeu demais no final de semana e o intestino está preso, esta vitamina pode ajudar. Aprenda a fazer e experimente:

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM