in

Conheça pontos de pressão no corpo para aliviar dores e tensões

O corpo humano é cheio de pontos que quando pressionados ajudam a aliviar dores e equilibrar emoções.

pontos de pressão no corpo
Crédito: Pixabay

Todo mundo conhece uma pessoa que faz apicultura ou que pagam massagens para aliviar a tensão do corpo através de pontos de pressão. E essas pessoas estão certas!

Há pontos de pressão no corpo humano que, quando pressionados, ou pela própria pessoa ou por um profissional, ajuda a aliviar o estresse, algumas dores e equilibrar emoções como ansiedade e tristeza.

Conhecida como digitopressão, essa técnica de utilizar a pressão dos dedos sobre os pontos de pressão do corpo, faz com que muitas pessoas, ao invés de recorrer a medicamentos comerciais, aliviem suas dores e incômodos de forma alternativa e saudável.

Conheça abaixo algumas dicas de exercícios e quais os benefícios dessa técnica.

Quais são os principais pontos de pressão no corpo?

Os pontos de pressão são centros do corpo que promovem o relaxamento quando se exerce pressão com suavidade e firmeza, aliviando assim algumas dores. Os principais são:

Cabeça

Uma forma de relaxar e afastar o estresse são pressionar e massagear as têmporas. Aplique pressão direta em ambos os lados da cabeça ao mesmo tempo. Faça movimentos circulares lentos. Outra forma é massagear o ponto onde o pescoço encontra com crânio por cerca de 20 segundos. Agora, para controlar emoções coloque os dedos médios no centro do crânio, aperte e segure.

Meio da testa

Esse é um dos principais pontos que ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade. Basta pressionar e segurar por alguns segundos enquanto respira profundamente.

Orelha

Conhecido como “o portão do espirito”, esse ponto de pressão é considerado pelos especialistas como o melhor ponto de alívio do estresse no corpo. Massageei a parte interna da orelha com uma caneta ou cotonete lentamente e ajuste sua respiração durante o processo.

Buço

Localizado ente o nariz e os lábio, o ponto de pressão do buço ajuda a restaurar a consciência, acalmar a mente, renovar o ânimo e fazer o fluxo energético do corpo fluir. Massageie usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro.

Pescoço

Muitas pessoas acumulam tensão nessa parte do corpo, por isso Pressione para dentro sobre os músculos de ambos os lados da coluna vertebral, depois, solte e mova os dedos menos de um centímetro para cima.

Ao chegar na base do crânio, comece a baixar da mesma forma. Outra maneira é esfregar com o punho fechado dos dois lados do pescoço ao mesmo tempo, enquanto respira profundamente.

Meio do peito

O estresse pode nos fazer esquecer de respirar, ou respirar superficialmente. Use três dedos para massagear o ponto no meio dos peitos ou um dedo para tocar ritmicamente na área enquanto faz respirações profundas.

Mãos

Este ponto de pressão pode aliviar desde cãibras musculares até à ansiedade. Aperte o centro da mão por alguns segundos ou aplique pressão em ambos os lados da mão, o mais próximo que puder dos ossos.

Pés

Aplicar pressão sobre este ponto pode ajudar a aliviar uma mente estressada e com muitas preocupações. Outro ponto no pé é debaixo da sola do pé. Pressionar essa área pode produzir sensações de euforia ao longo do corpo inteiro.

Dicas: Pontos de pressão para aliviar dores

Há outros pontos ou ponto de pressão que alivia dores como: náuseas, de menstruação e outros. Confira!

  • Náuseas: situe os dedos entre os tendões grandes no interior do pulso. Utilize o dedo indicador e o médio para exercer pressão durante dois minutos.
  • Fadiga: localizado na parte entre as sobrancelhas, use o dedo do meio para exercer uma pressão de 20 segundos. Além da fadiga, esse procedimento pode aliviar a fadiga ocular e combater a insônia.
  • Dores menstruais: com o dedo indicador da mão pressione os dedões dos pés. Tente exercer uma pressão ascendente e descendente. Depois passe dos dedões para a parte central dos mesmos. Exerça pontos de pressão no centro do pé e em seguida arraste os dedos para fora. Outra dica é massagear a parte interna das pernas, cerca de dez centímetros acima dos tornozelos, durante pelo menos 10 minutos.

Pronto! Agora você sabe como aliviar algumas dores apenas pressionado pontos do seu corpo, mas caso você tenha uma dor aguda ou fora do normal procure um médico. Esse artigo não substitui uma consulta.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

perda de memória por estresse

Perda de memória por estresse, como isso é possível?

papa fala sobre liberdade

Papa fala sobre liberdade: será que você é uma pessoa realmente livre?