,

Espantosa reação do nosso corpo ao adormecermos

Teoria explica porque trememos ao adormecer

Já alguma vez se perguntou porque sente aqueles tremores leves, momentos antes de adormecer? Esse fato está agora explicado, e é bem interessante.

Ao adormecer, a sua respiração e bater de coração desaceleram para entrar em estado de repouso. Isto faz com que o seu cérebro associe essa mudança a um estado de perigo, algo como “estar a morrer”. O nosso organismo aí entra em ação, com um sistema de segurança.

 

 

O cérebro manda uma ordem as nossas extremidades fazendo com que a nossa batida cardíaca e respiração voltem aos níveis normais. Assim que o nosso corpo verifica que esta tudo bem, podemos voltar a dormir.

O nosso organismo criou este sistema porque não tem outra forma de diferenciar os dois estados.

Para evitar que isso aconteça, podemos avisar o nosso corpo que vamos entrar em estado de repouso com atividades relaxantes. Um banho quente e talvez até uma massagem devem ser suficientes para avisar o seu cérebro de que você não está morrendo, e sim indo dormir.

Esse processo de relaxamento fará com que o nosso batimento cardíaco baixe, tornando a mudança de estado menos brusca.

Um bom exemplo desse sistema de segurança em ação e quando temos frio. O nosso corpo treme como resposta ao frio. O tremor e os músculos a contraírem varias vezes libertando algum calor, de forma a contrariar o frio.

Esta teoria mostra-nos o quão fantástico o nosso corpo e, criando mecanismos de defesa que asseguram o nosso bem-estar.

Assista a seguir o vídeo com mais curiosidades sobre essa máquina fantástica que é o nosso corpo:

Compartilhe essa dica!

1 comentário

Deixe a sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *