Homens que assistem muita TV têm mais risco de câncer, diz estudo

O mau hábito de passar horas em frente ao televisor está associado a uma vida sedentária propícia ao câncer.

Publicidade

Passar horas em frente à televisão faz parte da rotina de muitas pessoas, mas um novo estudo alerta para a relação deste hábito com o desenvolvimento de câncer de intestino.

Depois de investigações mais antigas apontarem resultados para o aumento do risco de câncer em pessoas sedentárias, uma pesquisa recente resolveu colocar estes dados à prova fazendo um teste com mais de 430 mil homens e mulheres.

Publicado no British Journal of Cancer e considerado um dos maiores estudos sobre o tema já realizados, a conclusão deste foi que o sedentarismo acompanhado do excesso de horas em frente à TV ou computador, pode aumentar em 35% o risco de desenvolvimento de câncer de intestino nos homens. Mas o resultado não foi o mesmo para as mulheres.

A provável razão é que as mulheres acabam fazendo mais movimentos físicos constantes por conta dos afazeres domésticos e costumam ser mais preocupadas com o que comem, mas ainda será necessário aprofundar o estudo para comprovar essas suposições.

Publicidade

De acordo com o autor da pesquisa, Dr. Neil Murphy, da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), o fato de assistir televisão em si não é o foco do câncer, mas sim, sua associação com o sedentarismo, tabagismo e má alimentação, fatores estes que levam à obesidade e aos processos inflamatórios, desencadeadores de câncer.

Dica: Exercícios para sair do sedentarismo

Já que o sedentarismo é o grande problema, que tal começar a incluir atividades físicas na sua rotina semanal? Consulte seu médico para fazer um checkup e confira as sugestões no vídeo abaixo:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente a cada substância, prática ou tratamento. Alie sua rotina de exercícios a uma alimentação saudável e equilibrada.

FONTE: Nature

PODE GOSTAR TAMBÉM