remédios caseiros para infecções urinárias
Crédito: Freepik

9 Remédios caseiros para infecções urinárias

Veja como curar infecções urinárias com ingredientes naturais e sem precisar de antibióticos

Publicidade

Optar por remédios caseiros para infecções urinárias pode ser uma ótima ideia. Boa parte dessas infecções são tratáveis sem a necessidade de antibióticos. O que leva as pessoas a precisarem de uma intervenção médica é a falta de cuidados com a saúde e o descaso com os sintomas.

Você deve começar a tratar a doença mal ela aparece. Se conseguir seguir um método de cura assim que surgem os primeiros sintomas, consegue rapidamente livrar o seu corpo dos microrganismos causadores da infecção.

Melhores remédios caseiros para infecções urinárias

Você pode optar pelo uso de chás, que são os principais fitoterápicos na cura do trato urinário. Contudo, nem sempre você tem acesso às ervas necessárias ou até mesmo aprecia um chá. Por isso, confira abaixo uma seleção de outros remédios caseiros para infecções urinárias bastante eficientes.

1. Suco de mirtilo

Além de delicioso, o suco de mirtilo é excelente para rins e bexigas. Ele é rico em nutrientes que aumentam o seu sistema imunológico e em antioxidantes que impulsionam a renovação celular. A bebida ainda atua no cálculo renal, impedindo a formação de novas células.

Publicidade

Outra vantagem do suco da fruta é que mata a bactéria Helicobacter pylori, causadora de infecções gástricas. Você pode tomar o suco diariamente no seu café da manhã. Basta bater no liquidificador um punhado de mirtilos com um copo de água.

Sempre beba esse tipo de medicamento caseiro sem coar, para aproveitar todos os nutrientes possíveis. Faça o suco na hora, pois ele oxida e perde vitaminas se guardado na geladeira.

2. Cápsulas ou suco de cranberry

como usar cranberry para infecção urinária
Crédito: Pixabay

Outra frutinha ótima para fazer remédios caseiros para infecções urinárias é o cranberry. Original da América do Norte, a frutinha tem uso milenar. Ela é abundante em proantocianidina, uma substância que previne a saída de bactérias do intestino para o trato urinário.

Estudos mostram também que ela tem efeito anti-inflamatório e que diminui a febre. Basta um copo do suco por dia ou duas cápsulas manipuladas para evitar a infecção urinária ou fazê-la ir embora. A fruta ainda é benéfica para diabéticos, e o seu suco, sem açúcar, pode ser oferecido às crianças.

Publicidade

Você encontra o suco e as cápsulas em lojas especializadas em produtos naturais.

3. Água de coco

Um dos maiores problemas que ocorrem no corpo quando se tem uma infecção urinária é a desidratação. As pessoas associam a dor ao urinar ao excesso de água e diminuem a ingestão de líquidos, quando deveriam fazer justamente o oposto.

Quanto mais você beber água, mais vai lavar o trato urinário, eliminando o que não faz bem. Se fizer isso com agentes anti-inflamatórios, melhor ainda. A água de coco é outro grande aliado dessa luta. Nutritiva e hidratante, ela estimula a produção saudável de urina, fazendo com que você vá mais vezes ao banheiro.

Publicidade

Pode bebê-la sem restrições enquanto estiver doente.

4. Sucos cítricos

sucos cítricos para infecção urinária
Crédito: Pxhere

Todo e qualquer suco cítrico e até a água com limão são excelentes remédios caseiros para infecções urinárias. Eles elevam os níveis de vitamina C e de acidez na urina. Isso ajuda a matar as bactérias prejudiciais em excesso.

Algumas investigações científicas mostram ainda que quem faz um uso diário desses sucos tem menor incidência de infecções em geral. Na dúvida de que frutas usar? Pode aderir aos sucos de laranja, limão, kiwi, maracujá e acerola.

5. Bebida de capuchinha

Essa flor enfeita muitas ruas do país e ainda por cima possui propriedades antibióticas, antissépticas e diuréticas. A tintura de capuchinha é muito boa para quem está passando por uma infecção urinária. E é ainda muito fácil de fazer! É vendida em farmácias de homeopatia e seu valor é bastante em conta.

Publicidade

Ingredientes

Tintura de capuchinha: 30 gotas;
Água: 5 colheres (sopa).

Como fazer e usar

  1. Misture os dois ingredientes até que fique um líquido homogêneo;
  2. Beba a combinação três vezes ao dia.

6. Chá de cavalinha

Muito conhecido por quem quer emagrecer, o chá de cavalinha acelera o metabolismo e estimula a produção de urina, fazendo com que o trato urinário fique mais limpo.

Ingredientes

Folhas de cavalinha secas: 2 colheres (sopa);
Água natural: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Ferva a água e desligue o fogo;
  2. Adicione as folhas de cavalinha na água e deixe-as por 10 minutos na panela tampada;
  3. Coe e pronto, pode tomar.

7. Cravo-de-defunto

Sim, esse remédio caseiro possui um nome horrível. Porém, é bastante eficaz contra infecções urinárias, fato que se deve ao seu fortíssimo poder bactericida. Ele é natural, mas não pode ser consumido em excesso pelo paciente.

Publicidade

8. Malva

A malva é excelente para combater infecções urinárias. Para isso, basta fazer um chá com 2 colheres de sopa das suas folhas. Esse chá pode ser tomado na quantidade de duas xícaras por dia.

9. Chá de salsa

O chá de salsa é diurético e, por isso, é uma boa opção para quando a infecção urinária aparecer. Para fazê-lo, você irá precisar de 5 raminhos de salsa e 1 litro de água. Depois, que levantar fervura, basta deixar o chá descansar por 10 minutos, coar e tomar.

Como prevenir infecções urinárias?

como prevenir infecções urinárias
Crédito: Freepik

Se você costuma ter infecções por repetição, o ideal é marcar uma consulta com um nefrologista para verificar por que você está suscetível. Algumas pequenas mudanças no seu dia a dia também podem fazer com que você diminua as ocorrências dessas infecções.

Publicidade

Beber mais água é uma das principais formas de prevenção. Lembre-se de levar com você uma garrafa de água sempre! Aumentar a ingestão de vitamina C e potássio também faz com que o seu sistema imunológico trabalhe melhor.

E não segure o xixi em hipótese alguma! A urina é uma forma de eliminação de toxinas do seu corpo. Fazer xixi é um ato saudável e não deve ser evitado.

Fonte: NCBI

PODE GOSTAR TAMBÉM