,

Amei Fofo

Rotina para o bebê dormir melhor a noite

Veja o passo a passo para criar uma rotina para a hora de dormir

Qual mãe nunca sonhou em ver seu bebê dormindo, quietinho, a noite toda no seu berço? Infelizmente, nem sempre é essa a realidade e, para ajudar seu bebê a descansar, o ideal é criar uma rotina para a hora de dormir. Acompanhe!

Rotina para o bebê dormir

Começando

Um ritual para a hora do sono é fundamental para que o seu filho entenda que está na hora de relaxar e dormir, facilitando a dormida, e condicionando o corpo a esse comportamento.

Ele vai começar a surtir efeito depois dos 3 meses de idade, mas é importante começar desde cedo. Enquanto ele tem menos de 3 meses, o estômago é muito pequeno e cabe pouco leitinho, fazendo com que ele peça mais vezes o peito, dormindo entre 3 e 4 horas seguidas.

A troca de fraldas é mais constante nessa época também, sendo de vital importância usar uma noturna, que feche bem e evite vazamentos durante a noite. Se o xixi vazar, vai molhar a roupinha e lençol, onde a troca acaba atrapalhando o processo de sono.

Primeiros efeitos

Os primeiros efeitos vão começar a aparecer entre os 4 e 6 meses e a partir daí, ele já consegue dormir a noite toda. É importante reduzir as mamadas da madrugada aos poucos, para que eles se acostumem de forma tranquila.

Os cochilos durante o dia ajudam na rotina da noite, pois eles não estarão tão cansados e irritadiços. Elas devem acontecer com a casa em movimento, com barulhos e claridade, para que haja a diferenciação entre o cochilo do dia e o sono da noite.

Ritual para dormir passo a passo

Se tiver mais do que um filho, prepare os mais velhos primeiro e, depois, comece o do bebê. É importante que todos, inclusive os pais, tenham uma rotina de sono, sempre no mesmo horário para cada subgrupo – bebê, filhos mais velhos, pais.

1. Reduza as luzes da casa;

2. Coloque uma musica calma, de preferência para as para bebês ou alguma instrumental mais lenta;

3. Nada de televisão ligada em desenhos;

4. Dê um banho morninho, seja na banheira, ofurô, balde…

5. Faça uma massagem ou Shantala, além de deixá-lo mais relaxado, vai fortalecer o vínculo entre vocês;

6. Enrole o bebê como uma trouxinha, em um cueiro. Isso vai evitar que eles façam movimentos involuntários e se assustem, sentindo-se mais seguros e acolhidos, como se ainda estivessem na barriga da mãe. Isso só vai funcionar nos pequenininhos, os grandes se mexem demais e vão se soltar

7. Deixe o quarto bem fresquinho no verão e quentinho no inverno

8. Quando estiver maior, dê a ele um objeto transicional, ou seja, um bichinho ou paninho para fazer companhia a noite

9. Em geral, esse ritual tem efeitos benéficos sobre o sono do bebê, mas cada caso é um caso. Vale a pena testar e adaptar à sua rotina.

Dicas para uma boa noite de sono

Se o bebê chorar, não quer dizer necessariamente que está com fome. Veja se a fralda está limpinha, se está se retorcendo com gases, cheque a temperatura e se achar que é realmente fome, então dê o peito.

Não fique conversando ou cantando para ele a noite, mantenha o máximo de silêncio e a menor luminosidade possível.

Revese sempre com o(a) companheiro(a), enquanto o bebê ainda não se adaptou à rotina, para que você possa descansar também.
Agora a regra mais importante: Não há regra! Cada bebê é único, cada família também. Faça o que melhor se adapta a vocês e curta muito essa fase, ela passa rapidinho!

Gostou das dicas? Compartilhe!

 

Fonte: http://gravidez.online/rotina-bebe-dormir-melhor-noite/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De quantos banhos um recém-nascido precisa?

Rotina para o bebê dormir melhor a noite