Descubra como é que o sal afeta o seu organismo!

Os Rins, intestino e coração são órgãos que sofrem consequências graves devido à toma excessiva de sal (sódio)! Confira aqui como se comporta o seu corpo na presença de sódio a mais!

Publicidade

Os malefícios do sal são comumente falados! Contudo, talvez você não esteja bem consciente sobre os danos que ele pode causar aos órgãos do corpo humano. Por isso, vamos explicar, em detalhes, como é que o sódio atinge cada um dos órgãos, e quais os malefícios da sua ingestão para as normais funções do organismo.

  1. Rins

O sangue está sempre a correr por este órgão, de forma a ser filtrado e a poder retomar ao corpo já puro e sem resíduos. Os rins funcionam, portanto, como um passador. Sempre que o sangue não tem hidratação adequada, não existem condições para a urina ser produzida. Logo, este órgão é responsável por libertar as impurezas do organismo. Desta forma, os resíduos ficam retidos nos rins  e podem dar origem aos cálculos renais.

  1. Intestino

O sal culinário é formado por 99% de cloreto de sódio (NaCI). Assim que o cloreto alcança o intestino parte-se a molécula, criando um íon de sódio (Na+) e um íon de cloro (CI-). Quanto maior a quantidade de sal, maior é o número de íons liberados na corrente sanguínea.

  1. Vaso sanguíneo

Os vasos se retraem na tentativa de deter o dilúvio de sangue. Forma-se, assim, um círculo nefasto. Quanto maior for o consumo de sódio, será necessário retirar cada vez mais oxigênio, minerais e água das células. Depois, com o decorrer do tempo, a pressão dá maior rigidez e grossura aos vasos, o que podem causar rupturas ou entupimentos, aumentando os riscos de derrame ou AVC. Além disso, tendo os vasos contraídos, o coração não recebe irrigação suficiente para suportar tanto trabalho.

Publicidade
  1. Pés

O sódio é caracterizado pela forte ação osmótica, mas o corpo humano responde detendo a água. E, neste conflito, é natural que algumas partes do mesmo retenham esse líquido. Daí que certas pessoas vejam as suas mãos inchadas quando colocam muito sal na comida, por exemplo. Frequentemente, as evidências iniciais surgem nos pés e nas pernas.

  1. Coração

O trabalho do coração é intensificado, pois tem de transportar uma maior quantidade de sangue até aos tecidos, para poder restituir os nutrientes que foram tomados das células pelo sal. Nesse sentido, o músculo do coração necessita incrementar a energia do bombardeamento, provocando a hipertensão, que é uma condição bem séria.

  1. Vaso sanguíneo

É nos vasos que se iniciam os efeitos nocivos da ingestão de sal. Levado pela componente osmótica, ele revela uma forte capacidade de absorver a água. Daí que quando maior for a quantidade de sódio no sangue, maiores são os níveis de oxigênio, de água e minerais que são removidos das células.

Depois do que leu, com certeza, que vai ter mais vontade de adequar a sua dieta alimentar! Coloque menos sal nas suas refeições e verá os benefícios ocorrerem mais cedo do que julga! Compartilhe, para ajudar mais pessoas a melhorarem a sua alimentação!

Publicidade

efeito-sodio

PODE GOSTAR TAMBÉM