Saiba que sapatos deve evitar usar para não causar danos nos seus pés. Saiba tudo aqui!

Na hora de comprar sapatos nem sempre é fácil conseguir decidir pelo par adequado. Existe calçado de várias formas, cores e feitios. Os mesmos podem ainda ter diferentes tipos de sola ou salto.

Publicidade

Muitas pessoas privilegiam a beleza em detrimento do conforto e, ao pensarem assim, estão fazendo muito mal à saúde de seus pés. O calçado não serve só para embelezar seus pés, ele protege eles das agressões externas. Além disso, eles ajudam a que as bactérias não entrem em seu corpo. Lembre-se de que os seus pés sustentam o peso de seu corpo quase todo o dia, por isso deve comprar calçado ajustado ao tamanho deles e de boa qualidade.

Neste artigo, você irá ficar a saber quais os sapatos mais ruins para seus pés. Eles são os seguintes:

  1. Sapato raso: chinelos, sandálias, etc…

Muita gente não sabe mas o sapato raso é ruim para o pé. Embora pareça confortável, este tipo de calçado pode provocar mal na coluna, nos joelhos, no quadril e nos calcanhares.

Este estilo de sapatos, geralmente, não proporciona o apoio suficiente do pé e não amortece bem o impacto da passada, o que pode causar danos nas cartilagens. O fato de caminhar com o pé em plano pode provocar estresse no pé. A verdade é que nestes casos, muitas vezes o pé fica inflamado, dificultando o caminhar, e aparecem as dores. O certo seria você usar sapatos com salto de cerca de 3 cm.

Publicidade

1 sapatos

  1. Sapato muito apertado

Calçado muito apertado vai formar calosidades, assim como ocasiona inflamação das pernas. Nestes casos, o ideal é que você compre sempre o seu verdadeiro número, para prevenir estes problemas. Se usou sapatos apertados, no final desse dia ative a circulação sanguínea, recorrendo a alongamentos e massagens. Vai ver que se sentirá melhor.

  1. Tênis a precisar de reforma

Se vai começar a malhar, não se preocupe só com o que vai vestir. Dê uma reforma aos seus tênis e arrume eles num canto da sua sapateira. Visto que seus pés estarão sobrecarregados por uma pressão superior à normal (atividade intensa), você deve investir num bom par de tênis. Caso o amortecedor esteja gasto pode motivar danos nas articulações do quadril e dos joelhos, prejudicando a coluna. Não escolher um tênis de acordo com o seu estilo de desporto  irá aumentar o risco de lesões.

  1. Sapato de salto alto (e bico pontiagudo)

Sapatos altos são muito elegantes, sobretudo quando você vai numa festa ou para a balada. Eles conferem elegância e sensualidade numa mulher. Contudo, são bem perigosos para sua saúde. Se os usa muitas vezes, fique a saber que eles ocasionam a modificação da curvatura da coluna, dores, redução dos músculos da panturrilha e dos tendões, calos, prejuízos no quadril e joelhos, inchaço, entre outros… A verdade é que os sapatos de salto alto são os causadores de vários problemas de pés e costas nas mulheres.

Quinze em cada dezesseis pessoas que sofrem de joanetes são mulheres. Esta estatística deve-se ao uso excessivo do sapato de bico fino, que faz com que o dedão seja desviado e a sua articulação torna-se saliente. Ao longo do tempo, a mulher vai notar sua caminhada diferente e a existência de alguns danos posturais. Para evitar este problema, geralmente recomenda-se o uso de palmilhas.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM