Vovó tinha razão: sentimos mais dor quando está frio

Saiba porque a dor fica maior no inverno

Publicidade

Sempre ouvimos de nossos pais ou avós que, quando o joanete dói, é sinal de chuva. Ou que aquela dorzinha no joelho é porque o tempo vai esfriar. E, claro, muito acham que isso é lenda ou superstição de gente mais velha.

No entanto, a medicina mostra que determinadas dores pioram com a queda da temperatura sim e explica por que elas acontecem.

Em primeiro lugar, temos que saber que o nosso corpo, quando está tudo bem, funciona com uma temperatura entre os 36ºC e os 37ºC. Com os termômetros marcando uma temperatura baixa, nosso organismo passa a trabalhar intensamente para nos manter aquecidos.

Esse trabalho todo para manter corpo quentinho inclui a contração de músculos e, em consequência, dos vasos sanguíneos. Assim, as articulações também sofrem com o esforço e passam a doer. Além disso, naturalmente, a intensidade da dor não é igual para todos.

Publicidade

Antigas lesões provocam mais dor

Aquela perna que já foi quebrada ou uma antiga fratura na mão, por exemplo, pode doer mais com as baixas temperaturas, mesmo que tenha acontecido há muito tempo.

Nossos ossos possuem uma membrana com vários sensores para a dor, chamado periósteo. Ao quebrar algum membro, esta parte também se rompe, mas se reconstitui. Quando ela volta ao normal, passa a ter mais receptores sensoriais, com isto, qualquer sensação torna-se mais intensa. A dor não é no osso, mas sim nessa membrana.

Outro fator a considerar é a contração dos vasos. Com uma menor quantidade de sangue circulando, o corpo recebe menos oxigênio. Isto faz com que os órgãos produzam uma substância chamada ácido láctico, que é um estimulante dos nervos. Por isso, há maior estímulo sobre uma área mais sensível.

O que fazer?

Não existem receitas mágicas. É preciso apenas dar conforto ao corpo. Exercícios aeróbicos auxiliam no aumento da temperatura interna, assim como o uso de agasalhos que permitam que o corpo fique mais relaxado e aquecido.

Publicidade

Manter os pés e as mãos secos e longe da umidade ajuda a diminuir a sensação de frio.

Compartilhe!

PODE GOSTAR TAMBÉM