in

10 Sinais de que você é uma pessoa realmente inteligente

Saiba reconhecer as características de alguém com alto grau de inteligência.

sinais de que você é inteligente
Crédito: Nappy

Para muitos, ser inteligente é saber sobre tudo, destacar-se com os melhores projetos, ter as melhores notas e ter um QI elevado. No entanto, essa definição de inteligência é muito limitada. Existem sinais facilmente identificáveis e que falam muito mais sobre a inteligência das pessoas. Você vai se surpreender e até se identificar com alguns desses atributos.

10 Características de uma pessoa realmente inteligente

A sua desorganização e a sua preguiça que todo mundo critica podem ser muito mais positivas do que você imagina. Pesquisas identificaram ambos os traços como presentes em pessoas inteligentes. Mas não é só isso que define um indivíduo com alto grau de inteligência. Confira abaixo 10 particularidades de pessoas inteligentes que vão muito além de ter um QI elevado.

1. Possui uma grande capacidade de autocontrole

A agressividade não faz parte das características de uma pessoa inteligente. Pelo contrário. Ela costuma ser mais tranquila e capaz de manter o diálogo mesmo nos momentos mais tensos. Muito raramente perde a cabeça e tempo em discussões que não tem propósito.

2. Nunca se julga melhor que todos

pessoas inteligentes são humildes
Crédito: Freepik

Apesar de possuir grandes habilidades, uma pessoa inteligente é genuinamente modesta, chegando muitas vezes até duvidar da sua capacidade. Um estudo feito nos anos 90 revelou que os indivíduos com menos potencial são justamente aqueles que mais contam vantagem.

3. Tem senso de responsabilidade

Pessoas inteligentes assumem a responsabilidade por seus atos e buscam sempre aprender quando erram. Os demais preferem culpar os outros por seus próprios erros e seguem em um ciclo de frustração e de pouco aprendizado.

4. É empática e atenciosa

Facilmente consegue se conectar às necessidades dos outros e está sempre pronta a ajudar. Além disso, se projeta na experiência de outra pessoa a fim de compreendê-la, um exercício necessário nos mais diversos setores da vida. Enquanto isso, há quem enxergue apenas suas próprias opiniões e esteja sempre na expectativa de receber algo em troca.

5. Sofre com ansiedade

Dificilmente uma pessoa inteligente faz algo preocupando-se apenas com o momento presente. Ela pensa nos impactos disso no futuro, o que a torna extremamente ansiosa. Chega mesmo a sofrer por antecipação cogitando tudo o que possa vir a acontecer.

6. É bastante criativa e desorganizada

pessoas inteligentes e desorganizadas
Crédito: Pixabay

Ser desorganizado pode não ser um sinal tão negativo como dizem por aí. Estudos mostram que pessoas que dão menos valor à limpeza e à organização quase sempre são mais criativas e positivamente ambiciosas.

7. Xinga com frequência

A melhor forma de libertar a sua frustração é deixando escapar alguns palavrões? Então existe uma grande chance de você ser uma pessoa inteligente. Uma pesquisa feita em 2015 pelo Elsevier Institute concluiu que o ato, considerado deselegante, é sinônimo de fluência verbal.

8. Gosta de estar sozinha

pessoas inteligentes gostam de ficar sozinhas
Crédito: Pxhere

Uma pessoa com inteligente não necessariamente é isolada, mas prefere, muitas vezes, estar sozinha. Enquanto os outros buscam uma vida social agitada, novidades constantes e histórias para contar, ela prefere reservar-se e sente-se bem assim.

9. Dorme e acorda tarde

Quando todos decidem dar o dia por encerrado é que a atividade cerebral dos mais espertos entra em pleno funcionamento. Não conseguem ir para a cama mais cedo e, consequentemente, têm uma dificuldade enorme de serem mais ativos pela manhã.

10. Conta com um senso de humor único

Quem disse que ser inteligente quer dizer, necessariamente, ser chato ou sem graça? Na verdade, o senso de humor significa sagacidade e agilidade mental, uma marca inquestionável desse grupo de pessoas.

Como se tornar mais inteligente

como se tornar uma pessoa inteligente
Crédito: Freepik

Mesmo que você não tenha se identificado com as características acima, saiba que é possível mudar o cenário. O cérebro pode e deve ser exercitado, desenvolvendo assim as suas diferentes áreas. O melhor é que não é algo muito difícil de fazer. Com pequenas mudanças de hábito, você notará que, em pouco tempo, se sentirá mais perspicaz.

O primeiro passo é investir na leitura. Selecione livros com temas atrativos e instigantes. Transforme esse momento em um hábito e cultive esse hábito. É normal que, a princípio, você só consiga ler poucas páginas de cada vez. Com o tempo, a capacidade de concentração e o interesse vão aumentar, assim como o seu vocabulário.

Saia um pouco das redes sociais e dedique-se a outras atividades que nunca tenha feito, por exemplo. Dessa forma, o cérebro sai da sua “zona de conforto” e esforça-se para adquirir uma nova habilidade. Uma maneira eficaz de fazer isso é aprendendo um novo idioma, o que ainda pode ser bastante útil profissionalmente.

Vale a pena também exercitar a escrita tomando notas ao longo do dia. Essa é uma forma simples de treinar o hábito que vamos perdendo com o uso excessivo dos computadores, e ainda ajuda a reter informação.

Definição de inteligente

De acordo com o conhecido dicionário Aurélio, inteligente é aquele que tem muitas habilidades, que revela inteligência. Inteligência, por sua vez, é definida como o conjunto de todas as faculdades intelectuais, compreensão fácil, harmonia. Ou seja, fica bastante claro que uma pessoa com essas características é multifacetada e com diferentes talentos.

Atualmente, a Psicologia já reconhece 9 tipos de inteligência, o que contribui para uma definição não tão generalizada. São elas: lógico-matemática, linguística, musical, especial, cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencialista. Cada uma delas volta-se para aspectos específicos que podem ter a ver até com consciência espiritual das pessoas.

Existem diversas maneiras de ser inteligente. O mais importante é não deixar que números, habilidades e adjetivos definam as suas capacidades. Autenticidade e honestidade devem estar acima de tudo.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

Preste atenção nos sintomas de câncer nos testículos

Trate prisão de ventre com panqueca de chia